Lagoa Azul: o passeio mais incrível dos Lençóis Maranhenses

Ei viajante! Os Lençóis Maranhenses são um pedaço do paraíso escondido no Maranhão e a Lagoa Azul é a mais bonita de todas (pelo menos das que eu conheci rs). É bem difícil escolher quais passeios fazer, né?! Neste post vou te contar tudo que você precisa saber para decidir se vai ou não fazer o passeio da Lagoa azul, o mais incrível dos Lençóis Maranhenses.

Se este é o primeiro post do Blog que você vai ler sugiro que você dê uma conferida no post “Lençóis Maranhenses: tudo que você precisa saber antes de ir”, no qual falo coisas mais gerais sobre os Lençóis e, também, no post “Quanto Custa Viajar para os Lençóis Maranhenses”.

O passeio para conhecer a Lagoa Azul está entre os mais tradicionais, seguido pelo passeio da Lagoa Bonita (vou falar sobre ele em outro post, fica de olho)!

Passeio da lagoa azul - Lençóis Maranhenses
Passeio da lagoa azul – Lençóis Maranhenses

# Passeio da lagoa azul: Minha experiência

Cheguei a Barreirinhas pouco antes da hora do almoço e já havia combinado com a Agência que queria fazer o passeio da Lagoa Azul na parte da tarde. Escolhi fazer à tarde pois me disseram que assistir o pôr do sol lá é demais.

Por volta das 13:30 a caminhonete passou na Pousada para nos buscar (eu e minha tia). Era uma caminhonete com assentos na carroceria. Após, passamos em mais duas pousadas para pegar o restante das pessoas que iriam fazer o passeio com a gente.

Lagoa azul - Lençóis Maranhenses
Lagoa azul – Lençóis Maranhenses – Foto: GuiaMais

Antes de partir de verdade para o passeio o guia parou em um mercadinho no caminho para que pudéssemos comprar água, lanche, etc. Essa parada é comum, vi várias empresas fazendo o mesmo. É muito importante levar pelo menos 2 garrafinhas de água.

Obs: na nossa caminhonete tinha uma caixa de isopor e aí a gente colocou as garrafinhas de água lá pra conservar gelada.

O próximo passo era atravessar o Rio Preguiças. Tal travessia é feita de balsa. Chegamos e como era “horário de pico” tivemos que esperar uns 10 minutos até a próxima balsa.

Balsa que faz a travessia no Rio Preguiças.
Balsa que faz a travessia no Rio Preguiças | Passeio da lagoa azul

Após atravessar o Rio, o caminho é todo de areia. É uma AVENTURA! O tanto que eu sacudi na carroceria da caminhonete, nuuuuh! Mas é legal, vai por mim! Haha. Demoramos uns 45 minutos para chegar à primeira lagoa. O caminho até lá já é um espetáculo, muito lindo!

Caminho todo de areia | Passeio da Lagoa Azul
Caminho todo de areia | Passeio da Lagoa Azul

A partir daquele ponto tivemos que caminhar, as caminhonetes não podem circular por lá, por motivo de preservação. Mais que justo, né?!

Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Para não esquecer de levar os itens essenciais em sua viagem, baixe gratuitamente o Checklist: O que levar na bagagem de viagem

A última duna foi a mais difícil de subir
A última duna foi a mais difícil de subir

A primeira lagoa é a Lagoa do Toyoteiro. Ali da parte de cima da duna dá para fazer fotos maravilhosas! O guia nos deu uns 25 minutos para tirar fotos e nadar. Depois caminhamos mais um pouco até a Lagoa da Preguiça, na qual ficamos mais uns 30 minutos e, finalmente, fomos para a Lagoa Azul!

O pôr do sol foi simplesmente M A R A V I L H O S O !

Pôr do sol - Simplesmente fantástico!
Pôr do sol – Simplesmente fantástico!

# Dicas

  • Leve água, filtro solar e não se esqueça de usá-los!
  • Leve uma sacolinha para guardar seu lixo e lembre-se de levá-la de volta até a cidade para descartá-la.
  • Leve um chapéu com cordinha, lá venta muito. Vi alguns bonés voando rs.

# Resumindo

  • Passeio de meio dia, mais ou menos, 4 horas.
  • Lagoa do Toyoteiro + Lagoa da Preguiça + Lagoa Azul
  • Nível de dificuldade = médio.
  • Valor: +- R$80
  • Vale a pena? Sim, com certeza!
Brincando de fotografar.
Brincando de fotografar.

Ahhhh, para quem quiser viajar sem ter que preocupar com pesquisas e planejamento oferecemos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual planejamos toda sua viagem. Isso mesmo, nós fazemos aquela parte chata da pesquisa de acomodação, roteiro dia a dia, melhores formas de deslocamento entre as cidades, etc. Dá uma olhada na nossa tabela de valores ou manda um mensagem pra saber mais detalhes! 🌏

Gratidão por conhecer esse lugar!
Gratidão por conhecer esse lugar!

Por hoje é isso! Se tiver alguma dúvida deixa um comentário aqui embaixo. Daqui uns dias vou postar sobre os passeios de Canto do Atins e da Lagoa Bonita, fica ligado! Pra não perder nossos posts… que tal colocar seu nome e email naquela caixinha ali em cima, no canto direito?! 😊

Beijos e até mais!

Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 32 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 32 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.

RELACIONADOS