Quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses: tabela de gastos de 3 dias

Ei viajante, beleza? O post de hoje é mais um da nossa famosa coluna: “Quanto custa viajar”. Fui para o Maranhão e conheci o paraíso chamado Lençóis Maranhenses. Hoje vou contar para você quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses. 

Este é o segundo post sobre minha viagem para o Maranhão. O primeiro foi o “Lençóis Maranhenses: o que fazer, quando ir, como chegar e onde ficar“. Após, vou escrever especificamente sobre os passeios que fiz, então fique ligado pra não perder os próximos posts! Você pode assinar nossa newsletter ou então ativar as notificações do blog.

Apesar dos gastos em uma viagem serem diferentes para cada pessoa, os valores que serão apresentados logo abaixo podem servir de referência para quem pretende ir pra lá e não tem noção do quanto poderá gastar com algumas coisas.

Voando rumo ao Maranhão | Quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses.
Voando rumo ao Maranhão | Quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses.

# Passagem aérea

É um gasto que compromete bastante o orçamento de uma viagem. Assim, meu conselho é sempre pesquisar muito e com antecedência. Escrevi o post “Dicas para mochileiros: Passagem Aérea – Parte 1”, se você ainda não leu, dê uma conferida nas minhas dicas antes de comprar sua passagem aérea.

No meu caso, comecei a pesquisar com 40 dias de antecedência e comprei com 35. Minha passagem não foi barata porque eu deixei pra comprar “em cima da hora”. A viagem não estava prevista e não tive muito tempo para me organizar.

Saí do Aeroporto Internacional de Confins em Belo Horizonte e fui direto para São Luís (voo direto pela Azul). O voo de “volta” também foi pela Azul, porém, fui para Natal, pois aproveitei para visitar meu irmão que mora lá.

Valores:

  • Ida: Belo Horizonte – São Luís = R$550
  • Volta: São Luís – Natal = R$490

Observação 1: não despachei bagagem.

Observação 2: a Azul oferece vários lanchinhos gostosos! Você pode pegar um de cada. Eu que como pouco, lanchei durante o voo e ainda consegui levar uns biscoitinhos para lanchar depois haha.

Lanchinho salvador da Azul | Quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses
Lanchinho salvador da Azul | Quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses

Se você quiser pesquisar passagens para o Maranhão basta clicar aqui. O site Passagens Promo é parceiro do Blog e tem se mostrado uma ótima ferramenta para buscar passagens baratas!

# Acomodação

Outra coisa que influencia muito no valor da viagem é a acomodação. Lá em Barreirinhas (cidade base que eu usei para conhecer os Lençóis) tem diversas opções de acomodação. Eu fiquei na Pousada do Riacho e a diária de um quarto duplo custou R$162. No total, gastei R$324 com minha acomodação em Barreirinhas.

Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Para não esquecer de levar os itens essenciais em sua viagem, baixe gratuitamente o Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Como meu voo pra Natal ia sair muito cedo de São Luís, tive que dormir na capital e lá me hospedei em um hotel no centro histórico, paguei R$180 por 1 diária em quarto duplo.

Para pesquisar e reservar acomodações no Maranhão com o menor preço, basta clicar no link do Booking logo abaixo. Reservando por lá, você estará ajudando o blog e ainda vai pagar o menor preço garantido. Pode pesquisar!

Link para pesquisar e reservar acomodações pelo Booking

Pousada que fiquei em Barreirinhas | Quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses
Pousada que fiquei em Barreirinhas | Quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses

# Transporte

Todo mundo que acompanha o Blog sabe que eu sempre opto pelo meio de transporte com melhor custo x benefício (leia-se, mais barato), né?! Porém, nessa viagem eu optei pelo mais confortável, pois não viajei sozinha e a pessoa que foi comigo era mais velha e não tinha “pique” para pegar ônibus hehe.

  • Uber aeroporto de São Luís – Hotel = R$29
  • Van São Luís – Barreirinhas e Barreirinhas – São Luís = R$140 (ida e volta)
  • Táxi Hotel São Luís – aeroporto = R$50

Observação: é possível ir de carro particular com motorista, o valor médio é R$700 (ida e volta).

Centro histórico de São Luís
Centro histórico de São Luís | Quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses

Meu voo de volta saiu de São Luís de madrugada, por isso peguei táxi ao invés de Uber. Fiquei com medo de não conseguir chamar um Uber e como sou ansiosa, já pedi para o hotel combinar com um taxista.

# Alimentação

Quem acompanha a coluna “Quanto custa viajar” sabe que eu não gasto muito com alimentação pois como bem pouco hehe. No Maranhão não foi diferente, mas posso dizer que achei as comidas lá com um preço bem acessível.

  • Pizza com 4 pedaços = R$16 (serve duas pessoas)
  • Açaí de 300ml + leite em pó + leite condensado + porção extra de leite condensado = R$13
  • Pastel (comprei na beira do rio na volta de um dos passeios) = R$3
    Obs: tinha cafezinho por R$1 e tapioca por R$5.
  • Almoço em restaurante self service R$8,50 + limonada R$5 = R$13,50
  • Almoço no restaurante do Sr. Antônio em Canto de Atins – carne seca com arroz, feijão, farofa e batata frita – porção generosa para duas pessoas  = R$80
    Obs: o refrigerante ou a cerveja era R$5 cada.
  • Lanche – x bacon = R$9
  • Garrafa de água mineral 500ml = R$2 (x 6)
Almoço em restaurante self service
Almoço em restaurante self service | Quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses

Na Pousada tinha café da manhã, sendo assim tomava um café bem reforçado para ter energia para os passeios e aguentar até o almoço.

# Passeios

Existem vááárias empresas lá em Barreirinhas que fazem os mais diversos passeios. Eu optei por fazer 3, teria feito mais se tivesse tempo. Vou falar sobre os passeios em outro post, fique de olho aqui no Blog e no nosso Facebook. Se você não quiser perder nossos posts, pode também se cadastrar na nossa newsletter.

Passeio 1 – Lagoa Azul – R$80 por pessoa (Passeio de Toyota 4×4 com guia acompanhante. Visita as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e arredores.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Passeio 2 – Atins – R$120 por pessoa (passeio de dia inteiro)

Passeio 3 – Lagoa Bonita – R$80 por pessoa (Passeio de Toyota 4×4 com guia acompanhante. Visita as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e arredores.

Observação: no passeio de Atins tem parada para almoço, que não está incluso no pacote. Se você quiser economizar pode levar seu próprio lanche.

Como estávamos em duas pessoas, “chorei” um desconto e nos deram 5% =) Assim, no total, gastei R$266.

Restaurante que almoçamos em Canto de Atins.
Restaurante que almoçamos em Canto de Atins | Quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses

# Quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses.

No total gastei R$1.836. Poderia ter gastado bem menos, mas como decidi viajar meio que em em cima da hora” e optei por ter mais conforto, gastei mais do que geralmente gasto.

E aí, curtiu o post?! Espero que as tabelas sirvam para você ter uma referência de quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses e ajudem a esclarecer algumas dúvidas.

Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui embaixo! Se você já foi para os Lençóis Maranhenses e tem alguma dica legal pra compartilhar, deixa um comentário aqui embaixo! Não deixa de conferir nosso Instagram, tem fotos lindas do Maranhão lá!

Beijos e até mais.

Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 32 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 32 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.

RELACIONADOS