Passo a passo para fazer sua ID Jovem e viajar de graça pelo Brasil!

Ei pessoal, tudo bem? Tenho recebido muitas mensagens com dúvidas a respeito da ID Jovem, um documento utilizado para viajar de graça e que oferece outros benefícios para os jovens brasileiros. No post de hoje vou te ensinar a como se cadastrar no ID Jovem, mostrar quais são o pré requisitos e muito mais!

A Identidade Jovem (ID Jovem) veio para provar que para viajar não é preciso ter muito dinheiro, basta ter muita VONTADE e correr atrás das várias formas de economizar antes e durante a viagem.

ID Jovem: Um benefício na palma da sua mão
Como se cadastrar no ID Jovem: Um benefício na palma da sua mão – Foto: ID Jovem

O que é a ID Jovem?

É um documento digital de identidade fornecido a jovens de 15 a 29 anos que preencherem os pré requisitos estabelecidos pelo Governo. Faz parte de um programa para ampliar o acesso dos jovens de baixa renda à cultura. A carteira pode ser usada para pagar meia entrada em teatros, estádios de futebol, cinema e viajar de graça ou com desconto utilizando empresas de transporte interestadual.

# Requisitos para fazer a sua Id Jovem

É destinada a jovens de baixa renda que fazem parte do Cadastro Único (é um cadastro para Programas Sociais, usado como instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País) e que preencham os seguintes requisitos:

  • Ter entre 15 e 29 anos, não precisa ser estudante;
  • Estar inscritos no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos 2 anos
  • Possuir renda familiar de até 2 salários mínimos

# Como se cadastrar no ID Jovem

1º passo – Faça seu cadastro no CadÚnico  para gerar um NIS. Geralmente, é feito no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade. Para fazer o cadastro é necessário que o responsável pela família leve RG, CPF, título de eleitor, certidão de casamento, comprovante de endereço, comprovantes de renda, carteiras de trabalho dos membros que trabalham, atestados de matrícula escolar e contrato de aluguel.

O cadastro no ID Jovem só pode ser feito pela internet. Apenas com o NIS (número de 11 dígitos que consta nos cartões de benefícios sociais para o responsável familiar) é possível garantir o acesso aos benefícios da ID Jovem.

2º passo – Emitir a ID Jovem. Poderá ser emitida pelo site ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS. Se optar pelo site, basta acessar https://idjovem.juventude.gov.br/ e clicar em “emitir ID Jovem”.

Como se cadastrar no ID Jovem: Entre no site e clique em Emitir ID Jovem
Como se cadastrar no ID Jovem: Entre no site e clique em Emitir ID Jovem

Após, preencha os dados solicitados no site (vide foto abaixo) e clique em “gerar ID Jovem”.

 Preencha os dados e clique em Gerar ID Jovem
Como se cadastrar no ID Jovem: Preencha os dados e clique em Gerar ID Jovem

Se optar por fazer pelo aplicativo, basta baixar o mesmo e preencher os dados acima por lá. Pesquise por Id Jovem 2.0 na Google Play (Android) ou na AppStore (iOS).

Caso seu cadastro não seja encontrado ou haja algum erro ao gerar seu código, procure novamente o CRAS e solicite uma atualização em seu cadastro para gerar um novo NIS.

A emissão da ID é gratuita.

Tela principal do aplicativo ID Jovem 2.0
Tela principal do aplicativo ID Jovem 2.0

Observação: é mais prático se você tiver o app em seu celular, pois aí sua ID estará sempre com você. O aplicativo armazenará uma imagem com dados pessoais e um QR Code individual. Caso não tenha um smartphone, você deverá fazer o cadastro no site e imprimir o cartão, que é idêntico ao cartão virtual gerado pelo aplicativo.

Tela do aplicativo com o QRCode e Informações pessoais do beneficiário
Tela do aplicativo com o QRCode e Informações pessoais do beneficiário

A ID é válida por 180 dias. Após esse período, você deverá atualizá-la. Será necessário emitir novo cartão, quando serão novamente verificados os requisitos para ser beneficiário da ID Jovem.​

# Como viajar usando a ID Jovem

Agora que você já fez sua ID Jovem, basta ir até o guichê da empresa de transporte interestadual e solicitar sua passagem (não esqueça de informar ao atendente que a compra será feita com a ID Jovem). Mostre a ele o seu QR code e o RG original. A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte.

São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, trem ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (no mínimo) no valor das passagens.

Vale para ônibus, trem e embarcação, desde que o transporte seja interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios. É importante lembrar que tanto a isenção quanto o desconto correspondem apenas ao valor da passagem. Pedágios, despesas com alimentação, taxa de embarque e outros valores serão cobrados.

Ainda, você não pode fazer reserva em mais de um horário no mesmo dia, nem para o mesmo destino.

Se a empresa não aceitar sua ID Jovem, você deverá solicitar que o funcionário te dê por escrito o motivo da recusa. Então, você deverá procurar a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, geralmente tem postos de atendimento da Agência nos próprios terminais rodoviários. Caso não ache um, acesse o site e mande um email contando o ocorrido.

Pronto! Ta aí o tutorial de como se cadastrar no ID Jovem e cair na estrada por esse Brasil lindo! E você, já viajou utilizando sua ID Jovem? Compartilha com a gente sua experiência!

Por hoje é isso! Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo!

Beijos e até o próximo post!

RELACIONADOS