Os principais passeios para fazer no Deserto do Atacama

Compartilhe este post

Localizado na região norte do Chile, o Deserto do Atacama é deserto mais alto do mundo e um destino muito procurado pelos brasileiros. Nossa colaboradora esporádica Natália Lima foi até o Chile e conta pra gente o que fazer no Deserto do Atacama através de uma lista com os principais passeios para fazer por lá. A lista está em ordem de importância/popularidade.

Antes de ler este post e principalmente se você estiver pensando em viajar para lá, recomendo fortemente que você leia o primeiro post em que a Natália dá algumas dicas gerais sobre o Atacama.  Para ler é só clicar aqui.

Deserto do Atacama | O que fazer no Deserto do Atacama
Deserto do Atacama | O que fazer no Deserto do Atacama

# O que fazer no Deserto do Atacama – Por Natália Lima

Atenção: Pode acontecer de alguns passeios não estarem disponíveis na época que você for. Tudo depende das condições climáticas. Por exemplo, quando eu estava lá, o passeio nas Lagunas Antiplânicas inicialmente estava fechado devido à neve, ele acabou abrindo nos meus últimos dias, mas muitas pessoas não visitaram por causa disso.

Vamos aos passeios então:

# Valle de la Luna

Um parque arqueológico com paisagens naturais. Este é um “must do” do deserto do Atacama, a maioria das pessoas o fazem. O cenário é: pedras, deserto e paisagens incríveis. Este passeio geralmente começa as 15h e inclui assistir o pôr do sol da pedra do Coyote depois de um lanche. Os valores variam de 10 a 15 mil pesos mais entrada de 2 mil pesos. Você vai ficar impressionado com a paisagem, principalmente se for seu primeiro passeio. E o pôr do sol de lá com vista para o vulcão Licancabur é de tirar o fôlego.

Valle de La Luna | O que fazer no Deserto do Atacama
Valle de La Luna | O que fazer no Deserto do Atacama

# Valle de la muerte

Algumas agências incluem o Vale de la muerte no mesmo passeio ao Vale de la luna. Minha agência não recomendou, disse que eram lugares muito parecidos e que o Vale de la muerte era mais popular para quem queria fazer SANDBOARD (descer de pranchas em dunas deareia), portanto não conheci, mas também é uma opção. Algumas agências oferecem apenas o Vale de la muerte para se fazer SANDBOARD.

Valle de La Muerte
Valle de La Muerte – Foto: http://travelastronaut.com

# Laguna Cejar

Uma lagoa que tem tanto sal, que você não consegue afundar e fica boiando na água (é bizarro). Dizem que apenas dois lugares você pode nadar em uma “lagoa” assim, no mar morto e no deserto de Atacama, e foi assim que eles me convenceram a fazer este passeio. Uma coisa que não sabia antes de ir: A água é CONGELANTE. Ou seja, dependendo da época que você for, vai te exigir muita coragem. Eu fui em junho, apesar do sol da tarde, estava frio para ***, então foi uma experiência traumática. Hahaha. Claro que no final valeu a pena, e eu paguei muito caro pra ir, por isso resolvi entrar. Depois acabei acostumando com a água, as fotos ficam FANTÁSTICAS.

Laguna Cejar | Dicas sobre o Deserto de Atacama.
Laguna Cejar | O que fazer no Deserto do Atacama

O passeio custa de 10 a 15 mil pesos, porém tem que pagar entrada na Laguna (que achei caríssima, 15 mil pesos) e a infraestrutura nem é tão boa, o chuveiro fica super longe da lagoa. Se você não for nadar, não vale a pena fazer e pagar tão caro só para olhar a laguna. Se você entrar na água vai ficar duro de tanto sal no corpo. Então não esqueça de levar sua toalha, para tomar uma chuveirada depois, um creme para passar no cabelo e no corpo, um chinelo para você caminhar da lagoa para os chuveiros.

Neste mesmo passeio você vai assistir o pôr do sol de uma lagoa com vista para o vulcão que é maravilhosa e comer um snack muito gostoso antes de voltar para San Pedro (claro que depende da agência).

# Piedras Rojas e Lagunas Antiplânicas

Basicamente como o nome diz: Pedras vermelhas com um lago. Claro que é um cenário de tirar o folêgo. Infelizmente não sei o que dizer das Lagunas Antiplânicas (o passeio sempre inclui os dois) pois elas estavam fechadas quando fui devido à neve. A excursão também faz uma parada em um parque de flamingos com vários lagos. Você vai sair mais ou menos 7-8 da manhã e voltar 5-6 da tarde. Valeu a pena mesmo sem conhecer as lagunas.

Piedras Rojas | O que fazer no Deserto do Atacama
Piedras Rojas | O que fazer no Deserto do Atacama

O cenário vai variar muito da época, quando eu fui até as Piedras Rojas elas estavam cheias de neve e o lago estava congelado (deu até para subir nele). É uma viagem bem longa de van, com cenários estonteantes. Ah, e também inclui almoço. Também considero um Must-do desta viagem!

# Geyser del Tatio

Buracos no chão que saem água fervente (hahaha) e mais cenários maravilhosos. Uma lagoa com água quente que você pode entrar se quiser. Esta excursão sai as 4 da manhã (retorno a 1 da tarde) e é tão frio neste horário e neste lugar que recomendo que use todas as meias que tiver ou botas térmicas, a minha era térmica e mesmo assim senti frio no pé. Por favor, use roupas adequadas. A temperatura negativa e a altitude faz muita gente passar mal (não foi meu caso). Então se prepare. Você vai tomar café no próprio geyser, dizem para não tomar café antes para não passar mal durante a subida.

Vale a pena? COM CERTEZA.

Geyser del Tatio | O que fazer no Deserto do Atacama
Geyser del Tatio | O que fazer no Deserto do Atacama

# Tour Astronômico

Você vai visitar alguma casa na cidade que tem um telescópio profissional, vai assistir uma aulinha de astronomia e comer um lanche depois. Apesar de ter gostado, eu não faria novamente, não acho que o preço compensa (de 12 a 18mil pesos dependendo da agência e do desconto), mas isso vai muito de cada um, ok? Então não deixe de ir só porque eu não achei tão bom.

O que mais valeu a pena foi ver os Anéis de Saturno pelo telescópio, e tirar uma foto verdadeira da lua, foi emocionante. A aulinha sobre astronomia pode ser bem interessante se você gosta do assunto.

* Durante a lua cheia o passeio é cancelado pois a luminosidade da lua ofusca as estrelas do céu.

# Pukará de Quitor

Eu não estava nem programando de ir lá, fiz amizade com uma italiana em uma excursão e fomos andando. Então foi uma surpresa muito positiva conhecer este lugar. É um parque arqueológico e um mirador. Você vai subir muitas pedras e vai ter uma vista incrível. A entrada é 2 mil pesos e você leva cerca de 1 hora para subir e 1 para descer todo o mirador. É bem cansativo mas ao mesmo tempo maravilhoso!

Pukara Quitor | O que fazer no Deserto do Atacama
Pukara Quitor | O que fazer no Deserto do Atacama

Só não aconselho a ir a pé de San Pedro (leva uns 30 minutos de caminhada para ir e para voltar cerca de 3km) nós acabamos pedindo uma carona pra voltar. Muitas pessoas vão de bicicleta. Então sim! Vá de bike, valerá muito a pena. Tire uma tarde/manhã toda para este passeio.

# Mais informações/dicas de Passeio em San Pedro

– Tire um dia para conhecer a cidade de San Pedro e comprar uns artesanatos. Tem uma igrejinha lá e também vale a pena um passeio de bicicleta pela cidade.

Valores: O pacote que eu fechei com a agência ficou 80.000 com todos os passeios que citei. Não me lembro o valor separado das Piedras Rojas e Geyaser porque acabei conseguindo um bom desconto por elas devido ao pacote.

Deserto de Atacama | O que fazer no Deserto do Atacama
Deserto de Atacama | O que fazer no Deserto do Atacama

# Outros passeios

Existem mais passeios. Principalmente de aventura, visita a vulcões, trilhas, etc. Daí tudo depende do seu objetivo lá. Caso seja sua primeira vez por lá e caso queira conhecer o básico e não esteja em busca de um turismo de aventura pesado, as opções que citei são muito satisfatórias e as mais recomendadas.

Exemplos de outros passeios:

1. Deserto do Arco íris (Não fui pois já tinha programado de ir para a Bolívia)

2. Deserto de Tara (Quando fui estava fechado)

3. Termas Puritama (Não fui pois já tinha ido para a Laguna Cejar e não queria nadar mais por causa do frio)

4. Vulcões (Licancabur e Lascar).

Então acho que é isso! Agora você já sabe o que fazer no Deserto do Atacama. Espero que o post tenha sido útil. Tenha uma boa viagem e deixe um comentário se tiver alguma dúvida.

Obs: Não deixe de seguir nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/partiuviajarblog/
Instagram: @partiuviajarblog
Twitter: @partiuviajarblg

Até a próxima!


Compartilhe este post

Deixe um comentário