Roteiro exclusivo para passar 1 dia em Zadar – Croácia

Após passar por Zagreb, a minha segunda parada na Croácia foi Zadar. A cidade é pequena e encantadora. Possui um pôr do sol incrível, dizem ser o mais bonito do mundo! Vem comigo que eu vou contar pra vocês como foi minha experiência e mostrar o que fazer em Zadar!

Zadar
Zadar

# Como chegar a Zadar

A cidade fica a apenas 286 km da capital Zagreb. Se você estiver no sul do país, fica a 157 km de Split e a 348 km de Dubrovnik.

Eu fui de Zagreb pra lá de ônibus. No dia anterior fui até a rodoviária e comprei minha passagem que custou 99 kunas ou R$45,50 aproximadamente. A viagem durou cerca de 3 horas. Um fato interessante que você vai reparar se viajar de ônibus pela Croácia é que tem que pagar para guardar a mala no bagageiro (não sei se tem uma tabela , eu paguei 7 kunas).

A rodoviária fica relativamente perto do centro histórico, dependendo de onde for seu hotel/hostel dá pra ir caminhando. O que eu fiquei (Mr Charles Hostel ) fica a 20 minutos de caminhada, fui e voltei a pé mesmo.

É possível chegar de trem também,  porém não é aconselhável pois a malha ferroviária não é tão boa quanto no resto da Europa.

Riva - Um calçadão de Zadar
Riva – Um calçadão de Zadar

# O que fazer em Zadar

A cidade não é cheia de pontos turísticos, é pequena e deve ser aproveitada com calma. Quando estive lá, andei sem rumo pelas ruas do centro histórico e aconselho vocês a fazerem o mesmo. Porém, não deixem de conferir os locais que vou citar aqui embaixo:

Órgão do mar 🔝🔝🔝

Em 2005 a cidade foi presenteada com o primeiro órgão cuja música é tocada pelo mar. Eles colocaram pedras na beirada do mar, um ótimo lugar para sentar e relaxar. Embaixo delas encontram-se 35 canos, é possível ver suas aberturas nos degraus da escada feita com as pedras. O movimento das ondas e do vento faz a música ao empurrar o ar pelos canos. O som sempre é diferente, pois o movimento das ondas e do vento muda a toda hora.

O que fazer em Zadar: Sentar nas pedras e ouvir o som do Órgão do mar
O que fazer em Zadar: Sentar nas pedras e ouvir o som do Órgão do mar

Na minha opinião, essa é a atração mais importante de Zadar! Eu sentei lá nos degraus e fiquei ouvindo música do mar e do vento por umas duas horas ou mais, foi muito relaxante, amei!

Saudação ao sol

Um programa perfeito em Zadar é ir até a área onde fica o órgão do mar, sentar lá nas escadas e apreciar a música e a paisagem. O ideal é fazer isso próximo ao pôr do sol para assistir o mesmo e depois contemplar a obra de “Saudação ao Sol” que fica “visível ” à noite.

Por do sol em Zadar.
Por do sol em Zadar.

A “Saudação ao Sol” consiste de painéis que captam a energia solar durante o dia e se iluminam ao anoitecer. Os painéis ficam todos coloridos, achei bem interessante.

Painel de Saudação ao Sol.
Painel de Saudação ao Sol.

Fórum Romano

Antigamente, ali existia um fórum Romano, hoje são apenas ruínas. Foi construído em homenagem ao Imperador Augusto entre os séculos I e II para distinguir seu território na região.

O que fazer em Zadar: Passear pelo Fórum Romano
O que fazer em Zadar: Passear pelo Fórum Romano

Catedral de Santa Anastácia

É a maior igreja da região da Dalmácia, foi construída durante os séculos 12 e 13. É possível subir até o topo e ter uma linda vista panorâmica da cidade.

O que fazer em Zadar: Visitar a Catedral de Santa Anastácia.
O que fazer em Zadar: Visitar a Catedral de Santa Anastácia.

Como eu disse ali em cima,  Zadar é uma cidade calma e tranquila, ideal para descansar e desacelerar. Eu fiquei duas noites na cidade e curti bastante. Se você não tiver muito tempo, aconselho dormir pelo menos uma noite lá para aproveitar a cidade com calma. Quem tiver curiosidade de escutar a música do órgão do mar, fica ligado no nosso Canal do Youtube,  pois vou postar um vídeo de lá.

Até o próximo post!

RELACIONADOS