Roteiro de 1 dia para curtir Bratislava, a capital da Eslováquia!

Olá pessoal, beleza? Continuando a série de posts sobre meu mochilão aqui na Europa,  hoje vou contar como foi conhecer  e o que fazer em Bratislava, capital da Eslováquia. Antes de colocar a cidade no meu roteiro, pesquisei um pouco sobre ela em vários blogs e muita gente aconselhou passar apenas um dia lá ou até mesmo fazer um bate e volta (dependendo da cidade base).

A Eslováquia fazia parte da extinta Checoslováquia. Hoje faz parte da União Europeia, sendo também signatária do Tratado de Schengen. A moeda oficial do país é o euro e achei o custo de vida barato, porém mais caro que Budapeste.

Eu fui pra Bratislava na época que estava morando em Budapeste e decidi passar duas noites. Já adianto que cheguei a conclusão que apenas 1 noite é o suficiente para percorrer os pontos turísticos e ver um pouco como é a vida noturna da cidade, ainda mais se você ficar hospedado em um hostel/hotel localizado perto do centro histórico. Eu fiquei no Patio Hostel e fiz tudo a pé por lá.

Bandeiras da Eslováquia e da União Europeia.
Bandeiras da Eslováquia e da União Europeia.

# Como chegar

Existem várias maneiras de chegar até a cidade. Eu optei por ir de ônibus, fui com a cia RegioJet. A viagem durou cerca de 3 horas e foi bem agradável, recomendo a empresa. Eles disponibilizam entretenimento individual (igual de avião ), com várias opções de filmes, músicas etc.

No início da viagem oferecem café, chá ou chocolate quente gratuitamente e vendem algumas coisinhas de comer. Só a internet que não funcionava muito bem, começou a pegar só depois que saí da Hungria, mas mesmo assim não era muito boa.

O hostel que eu fiquei hospedada era perto da rodoviária, gastei cerca de 15 minutos de caminhada.

Eu bicicletando pela cidade ;) | O que fazer em Bratislava
Eu bicicletando pela cidade 😉 | O que fazer em Bratislava

# O que fazer em Bratislava

Como eu já disse ali em cima, a cidade é pequena e dá pra visitar os pontos mais interessantes em 1 dia. No dia em que eu cheguei, dei uma andada pelo centro histórico e no outro dia, pela manhã, fiz um Walking Tour (Old Town) com o pessoal do Be free tours.

Castelo de Bratislava

O Castelo, que foi destruído durante a primeira e segunda guerra, foi recentemente renovado e está super bonito. Dentro dele funciona o Museu Nacional Eslovaco, cuja a entrada custa 8 euros, mais detalhes no site http://www.snm.sk/?home .

Para chegar até ele é necessário subir uma pequena ladeira e alguns lances de escada. Devo ter gastado 10 minutos passando pela Staromestská, avenida que para ser construída fez com que várias casas de judeus e uma sinagoga fossem demolidas. Inclusive, no local, existe um memorial.

Castelo de Bratislava | O que fazer em Bratislava
Castelo de Bratislava | O que fazer em Bratislava

Praça principal

Na região da praça principal existem vários edifícios bonitos, vale a pena se perder por ali. Quando eu fui tinha um monte de barraquinhas vendendo souvenirs (não tenho certeza se elas ficam lá só durante a alta temporada ou o ano todo).

Arredores da praça principal.
Arredores da praça principal.

St Martin’s Cathedral

Fica localizada perto da avenida Staromestská. Ali na região também tem várias construções interessantes, acho que vale uma volta pelos arredores.

Igreja Azul

A Igreja de Santa Isabel (também chamada de Igreja Azul) é uma construção bastante interessante. Sua cor é azul e fica localizada na parte mais moderna da cidade. O contraste com os prédios novos é bem legal!

Igreja Azul | O que fazer em Bratislava
Igreja Azul | O que fazer em Bratislava

Michael’s Gate

É um dos portões de entrada da Old Town. Ao atravessá- lo você irá notar que há uma “bússola” com o nome de várias cidades e a distância entre elas e Bratislava.

Michael's Gate.
Michael’s Gate | O que fazer em Bratislava

Ponte UFO

Essa ponte foi construída na época do socialismo. No alto da Torre funciona um restaurante e também tem um viewpoint (entrada não é gratuita). Embaixo da Ponte tem umas luzes que, dependendo da cor, dá pra você saber se no próximo dia vai chover, fazer frio ou calor.

Ponte UFO
Ponte UFO | O que fazer em Bratislava

Parlamento

Fica localizado na região do Castelo. Como você pode ver na foto aqui embaixo, não é um edifício muito diferente (ainda mais se compararmos com o parlamento de Budapeste ❤).

Parlamento.
Parlamento | O que fazer em Bratislava

Estátua do observador

Ela não tem nenhum significado especial, apenas representa um operário, porém é o “monumento” mais fotografado da cidade.

Estátua do observador | O que fazer em Bratislava
Estátua do observador | O que fazer em Bratislava
Estátua do observador
Estátua do observador

Para ter uma vista panorâmica da cidade e não pagar nada por ela, você pode subir até onde está localizado o Monumento Slavin, que fica numa colina atrás do Castelo. Eu fiquei com preguiça de ir, mas a guia do free walking tour disse que a vista é muito bonita.

# Onde comer em Bratislava

Nas ruas de Old Town você encontra várias opções que vão desde comida tradicional eslovaca até a tradicional americana (hambúrguer e batata frita rs). No meu hostel me indicaram um lugar chamado Re:fresh, porém quando eu passei lá em frente estava bem cheio e eu optei por ir para outro lugar, mas gostei da cara do local, bem moderno (inclusive tem opção de hambúrguer vegano).

Por hoje é isso. Espero ter ajudado! 😊 Gostou do roteiro com o que fazer em Bratislava? No próximo post vou contar como foi me hospedar no Patio Hostel. Qualquer dúvida já sabem, é só deixar um comentário aqui embaixo!

Um beijo e até o próximo post!

RELACIONADOS