Review: Como foi estudar espanhol no Chile – Tandem Santiago Escuela de Idiomas

Compartilhe este post

O Review de hoje é um pouco diferente. Você vai conferir como foi estudar espanhol no Chile através do relato da Natália Lima (uma das colaboradoras do blog) que ficou estudando por 1 mês na escola Tandem Santiago, no Chile. Confira a partir de agora como foi a experiência da Natália:

Porquê estudar espanhol no Chile?

Estudar espanhol no Chile pode ser uma excelente opção para quem já sabe o inglês, ou prefira aprender uma língua mais parecida com o português. O espanhol é a segunda língua mais falada do mundo (na frente do inglês que é a terceira), sem falar que é a língua mais falada da America Latina, o que pode ser uma grande vantagem para vários empreendimentos que querem expandir para a America Latina, ou para quem quer se destacar no mercado onde a maioria das pessoas estão focando no inglês.

Localização

A localização é nota 10. Bem fácil chegar. A escola fica próxima a estação de metrô San Salvador e tem pontos de ônibus bem próximos. Fica próximo ao parque florestal, depois da aula você pode sair e caminhar por lá e conhecer a famosa praça da aviação. É um lugar movimentado e seguro. A cidade de Santiago é muito grande e possui várias regiões centrais, porém a da escola não deixa a desejar em relação a outras áreas da cidade.

Estrutura

A estrutura me surpreendeu bastante. Pela internet não dava para ter noção do quão profissional a escola é, a qualidade é tão boa quanto de uma escola que estudei na Europa. A casa onde ela fica é grande, espaçosa e tem tudo o que você precisa.  As salas são bem equipadas, os banheiros são limpos, existe uma área externa e também uma área de café com sofá, máquina de snacks e outros. Estas áreas comuns são perfeitas para conhecer pessoas de outras turmas.

A escola tem parceria com um Hostel bem próximo onde você pode morar durante a sua estadia. Eu não visitei, mas algumas pessoas mencionaram que o Hostel também é bom.

Sala de aula da escola | Como foi estudar espanhol no Chile
Sala de aula da escola | Como foi estudar espanhol no Chile
Sala de aula durante o Welcome Meeting | Como foi estudar espanhol no Chile
Sala de aula durante o Welcome Meeting | Como foi estudar espanhol no Chile

Metodologia

O material já esta incluído no curso e é um livro chamado “Nuevo Español 2000” que tem como base o espanhol da Espanha. Este é um dos desafios do espanhol, que tem variações em cada país, porém os professores explicam prontamente quais são algumas destas diferenças para que não haja dúvidas.

Você vai aprender muita gramática em um curto espaço de tempo e vai fazer vários exercícios. A minha sensação foi que aprendi em 4 semanas o que aprenderia em um semestre. Ou seja, o ritmo é acelerado e o conteúdo bem denso, com dedicação e foco dá para aprender bastante e sentir um pouco de dor de cabeça (hahaha).

"Nuevo Español 2000" - Livro usado no curso
“Nuevo Español 2000” – Livro usado no curso

Em algum ponto senti falta de momentos de conversação, porém a própria turma puxava isso da professora. Neste ponto eles são bem flexíveis e as aulas se tornam diferentes dependendo da dinâmica de cada turma, o que as pessoas falam, as perguntas que são feitas etc. Tivemos aulas com jogos e música também, criticas, sugestões e pedidos são bem aceitos pela escola.

Minha turma | Como foi estudar espanhol no Chile
Minha turma | Como foi estudar espanhol no Chile

Atendimento

Assim que você chega eles falam com você em espanhol e inglês e você pode responder da forma que se sentir mais confortável. Eles também entendem bem o português, tanto por ser parecido quanto porquê há vários brasileiros na escola. Toda semana eles entregam um documento para avaliação dos professores, da estruturas, da metodologia e etc. A escola é bem aberta e faz questão de saber a sua opinião.

Quando você chega é necessário fazer um teste de proficiência para ser alocado em uma turma, algumas vezes esta turma pode estar começando ou já ter começado nas semanas anteriores. No meu caso, a turma era nova (uns 8 alunos) e dois já estavam lá há uma semana, mas com uma outra professora. Isso não atrapalhou na dinâmica, pois as pessoas alocadas tem o mesmo nível de espanhol que você.

Welcome meeting | Como foi estudar espanhol no Chile
Welcome meeting | Como foi estudar espanhol no Chile

No seu primeiro dia você tem o que eles chamam de Welcome Meeting (Reunião de boas-vindas), ela acontece logo depois da sua primeira aula, lá você vai conhecer todo mundo que começou aquela semana, vai conhecer o staff da escola, as atividades realizadas semanalmente e eles vão explicar coisas essenciais sobre sua estadia em Santiago. Você poderá tirar todas as suas dúvidas, tudo isso regado a vinho chileno, suco e empanadas ;).

Vinho servido no Welcome meeting
Vinho servido no Welcome meeting
Empanadas chilenas
Empanadas chilenas

Atividades

A escola oferece atividades durante a semana, todos os dias. Ou seja, além de estudar espanhol você terá oportunidade de:

  • Aprender salsa (pelo menos o básico e praticar espanhol haha).
  • Ver filmes em espanhol (a maioria do Chile, o que é bem interessante para entender mais a cultura local).
  • Visitas a museus e outros pontos turísticos da cidade.
  • Happy hour (momento ótima para praticar espanhol e fazer amigos)
  • Excursões nos fins de semana para regiões próximas a Santiago; Vinhedos, Viña Del Mar e Valparaíso, Cajon del Maipo, dentre outros. Estas viagens são pagas e o valor varia entre 25 mil a 50 mil pesos chilenos (125 a 250 reais)
Mural de atividades
Mural de atividades

Nota

Minha nota para escola de 0 a 5 é 4. Valeu a pena estudar lá por 4 semanas. Claro que não fiquei fluente, mas tenho muito mais noção da língua e não vou passar vergonha usando algumas frases essenciais misturando o português. E o principal: me diverti, turistei e conheci várias pessoas legais 😉

E não se esqueça, Brasileiros tem 20% de desconto na escola, pois eles sabem que o valor passado em dólar fica fora de mão para nosso país, que está  passando por essa crise econômica. Então aproveite e não perca tempo 🙂 Comece já a estudar espanhol no Chile!

Site da escola: http://www.tandemsantiago.cl

Curso concluído!
Curso concluído!
Certificado
Certificado

Termina aqui o review da Natália. Pra não perder nossos posts você pode ativar as notificações clicando no botão que aparece no canto inferior esquerdo e curtir nossa página no Facebook.

Se tiver alguma dúvida deixa um comentário aqui embaixo.

Até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário