Review: como é voar pela Ryanair

Compartilhe este post

Prosseguindo com mais um Review, no post de hoje eu vou contar como é voar pela Ryanair e dar algumas dicas para você não ter nenhuma surpresa desagradável ou dor de cabeça caso decida voar pela cia.

Vista da janela do avião | Como é voar pela Ryanair
Vista da janela do avião | Como é voar pela Ryanair

# Sobre a Ryanair

A Ryanair é uma companhia aérea irlandesa com base em Dublin – Irlanda. Entretanto, a maioria dos seus voos partem de Londres, que é onde está sua principal base, o Aeroporto de Londres Stansted.

Atualmente, a Ryanair é a companhia low cost (baixo custo) de maior sucesso na Europa. Isso se deve aos preços bastante competitivos que ela pratica.

Avião da Ryanair | Como é voar pela Ryanair
Avião da Ryanair | Como é voar pela Ryanair

Esse ano tive duas experiências voando com a Ryanair. A primeira foi de Londres para Dublin e a segunda de Copenhague para Londres. Pra você ter uma ideia de como é barato voar pela Ryanair, na minha ida de Londres para Dublin eu paguei apenas 19 libras, e para voar o trecho de Copenhague até Londres  eu paguei só 19 euros. Tudo isso fora de promoção.  E tem mais: as vezes tais vôos podem sair pela metade do preço (ou até menos), é muito barato!

A companhia possui várias opções de rotas, o que é excelente. Assim, a combinação preço baixo + opção é uma ótima para quem viaja com pouca bagagem.

# Vôo Londres – Dublin e Copenhague – Londres

Como era meu primeiro vôo pela cia, fiquei um pouco apreensiva, pois li relatos falando como eles são rígidos e pegam no pé (principalmente com relação a bagagem), mas nos meus dois vôos tudo correu bem. O vôo Londres – Dublin decolou atrasado, porém chegou na hora prevista.

O serviço de bordo é todo pago. Nem água eles dão! Em um dos vôos eu tinha que tomar um remédio e pedi pro comissário de bordo um pouco de água, aí ele falou que não era de graça. Achei um pouco mesquinho cobrar até pela água.

Outra coisa importante é que há pouco espaço para as pernas. No meu caso foi tranquilo, pois sou pequena. Entretanto, se você tem mais que 1,60 de altura, é capaz que sentirá um desconforto, o que é suportável em voos de curta distância, né?!

Espaço entre as poltronas | Como é voar pela Ryanair
Espaço entre as poltronas | Como é voar pela Ryanair

Se você estiver a fim de pagar uma taxa extra, poderá ficar em um assento com mais espaço para as pernas. Como de costume, nos vôos low cost a poltrona não reclinava.

Resumindo, no valor da sua passagem só está incluso o vôo,  todo o resto é extra.

# Check in online antecipado

Via de regra, o check in deve ser feito online. Caso você deixe para fazer no aeroporto vai pagar uma multa salgada. Quando eu voei a primeira vez uma passageira que estava na minha frente na fila teve que pagar 50 euros de multa! Isso mesmo!  Então, nada de dar bobeira!

# Bagagem de mão

Todo passageiro tem direito a embarcar com uma bagagem de até 10 kg, tal bagagem não será despachada e não pode ultrapassar as seguintes medidas: 55 cm x 40 cm x 20 cm.

Quando eu viajei, segundo as condições do meu bilhete, eu também poderia levar uma bolsa de mão que não excedesse 35 cm x 20 cm x 20 cm.

Eu viajei com uma mochila e uma sacola pra não chamar muita atenção. Dentro dela tinha câmera, tablet, tênis, etc.

Minha bagagem =)
Minha bagagem =) | Como é voar pela Ryanair

Ah, pode acontecer de você ter que despachar sua bagagem mesmo não tendo pagado por isso. Tal situação acontece quando os lugares para guardar as bagagens de mãos já estão cheios. Nesse caso, você não terá que pagar nada a mais, é por conta da cia. Porém, se você estiver com pressa, não será uma boa, pois na hora que pousar terá que esperar e pegar sua bagagem na esteira, o que demora um pouco. Então, não deixe para entrar por último, fique na fila antes.

"Fila" de embarque.
“Fila” de embarque | Como é voar pela Ryanair

# Bagagem despachada

O passageiro tem a opção de pagar para despachar a bagagem caso ela ultrapasse o peso/medida da bagagem de mão. Se você for precisar de despachar a bagagem, é melhor solicitar e pagar antes, pois sai mais barato do que deixar pra fazer isso no aeroporto. Em média, o valor é de 10 euros para uma mala de até 20 kg.

# Dicas

1) Aeroportos mais distantes – no ato da compra atentar para a localização dos aeroportos. Companhias low cost tendem a voar de/para aeroportos mais distantes e às vezes o deslocamento para/do aeroporto fica mais caro que a passagem. No meu voo para Dublin saí do aeroporto Luton e gastei 10 libras pra chegar até ele (opção mais barata, mas na mais comum o preço era 21 libras).

2) Bagagem – notei que os funcionários da cia não prestam tanta atenção em quem está viajando com mochila. Então, se puder, viaje com mochila ao invés de mala.

3) Check in online – eu sei, já falei sobre ele ali em cima, mas não custa repetir. FAÇA O CHECK IN ONLINE.

# Nota

Minha nota é 3 (sendo 5 a máxima). Se você está viajando só com bagagem de mão e está procurando preço e não conforto, a Rynair é perfeita!

Espero que o post tenha ajudado e qualquer dúvida é só deixar um comentário.

Se você não quiser perder nenhuma novidade é só curtir a página do blog no Facebook, nos seguir no Instagram e se inscrever no nosso Canal no YouTube.

Até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário