Passo a passo para emitir o eTA para viajar pro Canadá

O eTA (Autorização Eletrônica de Viagem) é um tipo de visto canadense que pode ser solicitado pela internet. Desde maio de 2017, ficou muito mais fácil viajar para o Canadá. Brasileiros que possuem um visto americano válido ou que tiveram um visto canadense emitido nos últimos 10 anos, podem solicitar o eTA ao invés de se aplicar para o visto de turista. No post de hoje vou mostrar um passo a passo para emitir o eTA. É fácil, rápido e barato!

# Documentos necessários

Antes de começar o procedimento de solicitação do eTA, tenha em mãos seu passaporte válido, um cartão de crédito ou débito para pagar a taxa de solicitação e um endereço de email.

Observação: aceitam Visa, Mastercard e American Express.
Observação ²: eles somente entrarão em contato via email. Verifique sua caixa de entrada e a de spam. Fique atento!

# Acesse o site oficial

Após separar os documentos necessários para solicitação do eTA, vá até o site do governo canadense e logo na primeira página selecione “Português (Brasil)”, como eu fiz na foto abaixo.

Página inicial, pode ser acessada em português | Passo a passo para emitir o eTA
Página inicial, pode ser acessada em português | Passo a passo para emitir o eTA

O formulário em si não está em português, somente inglês ou francês, mas essa primeira página pode ser acessada em vários idiomas, como o português. Eles disponibilizam, também, um documento em português para ajudar com o preenchimento do formulário. Aconselho baixar esse documento, ele ajuda demais.

Documento em português pra te ajudar
Documento em português pra te ajudar | Passo a passo para emitir o eTA

No final da primeira página você vai ver o botão “solicitar uma AEV”, clique nele para continuar com o processo de solicitação.

Final da página inicial.
Final da página inicial | Passo a passo para emitir o eTA

Já no início segunda página eles perguntam se você tem um passaporte francês. No meu caso a resposta foi “não”. Após responder, clique em “continue”, vá para o final da página e clique em “continue to the eTA application form”.

Segunda página.
Segunda página | Passo a passo para emitir o eTA
Segunda página final.
Segunda página final | Passo a passo emitir o eTA

Na terceira página eles perguntam se você está fazendo a solicitação em nome de alguém. No meu caso, estava aplicando para mim mesma, então a resposta foi não. Caso você esteja aplicando para seu filho responda sim e aí aparecerá uma segunda pergunta que, questiona se a pessoa em nome de quem você está aplicando é menor de idade. Após, clique em “next”.

Se você estiver fazendo em nome de alguém será essa tela que vai aparecer após clicar em “next”.

Se estiver preenchendo para outra pessoa.
Se estiver preenchendo para outra pessoa | Passo a passo para emitir o eTA

Como eu estava fazendo a solicitação em meu nome a tela que apareceu foi a da figura abaixo. Nela você terá que responder perguntas como: qual o tipo do seu passaporte (o meu é o ordinary/regular); se você possui um Green Card (infelizmente minha resposta foi não); qual é a nacionalidade do seu passaporte (Brazil); se você está indo para o Canadá por via aérea (a solicitação só é válida para entrada via aérea. Assim, se você pretende entrar no Canadá de outra forma, não poderá utilizar o eTA); se nos últimos 10 anos você teve um visto canadense de residente temporário (minha resposta foi não, pois nunca tive um visto canadense); se atualmente você possui um visto americano (eu tenho, então minha resposta foi sim e aí tive que preencher dados do visto, como número, repetir o número e validade).

Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Para não esquecer de levar os itens essenciais em sua viagem, baixe gratuitamente o Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Passo a passo para emitir o eTA

 

Dados mais específicos.
Dados mais específicos.

Após preencher os dados do visto, você deverá preencher o número do seu passaporte (duas vezes, pois pedem uma confirmação), sobrenome, nome, data de nascimento, gênero, país de nascimento, cidade de nascimento, data que o passaporte foi emitido, data de expiração do passaporte.

Pedem, também, para informar se você possui outras nacionalidades, se você já solicitou para um visto para o Canadá anteriormente (no meu caso a resposta foi não), qual idioma (inglês ou francês) você prefere para eles te contactarem, qual seu endereço de email (duas vezes, pois também pedem uma confirmação) e endereço residencial completo.

Dados mais específicos.
Dados mais específicos.

E, finalmente, se você sabe quando vai viajar para o Canadá. No meu caso a resposta foi não, eles perguntam isso para saber se precisam responder com urgência sua solicitação. Se sua resposta for sim, terá que preencher a data da viagem e o horário do voo.

Dados mais específicos.
Dados mais específicos.

No final desta página você deverá marcar a caixa “I agree”, que quer dizer que você concorda com os termos da aplicação e que os dados que informou são verdadeiros. Após, deverá assinar igual está no seu passaporte e clicar no botão “proceed to payment”.

Já terminando
Já terminando… | Passo a passo para emitir o eTA

Na próxima tela é só marcar a forma de pagamento, os dados do cartão para pagar a taxa de solicitação que custa 7 dólares e clicar em “process transaction”. Aí aparecerá a confirmação do pagamento. Aconselho fazer uma cópia desta página, você pode precisar dela em outra ocasião.

Você receberá uma confirmação por e-mail, que deverá chegar em minutos, pelo menos isso é o que acontece na maioria dos casos. Entretanto, algumas solicitações podem necessitar de alguns dias para serem processadas. Se este é caso da sua solicitação, você deve esperar um e-mail de confirmação e, brevemente, um outro email que vai dizer quais são seus próximos passos.

# Observações

1) Você só poderá solicitar uma autorização de cada vez. Exemplo: para uma família de 4 pessoas, você terá que preencher o formulário e pagar a taxa 4 vezes.

2) Você não precisa imprimir o email de confirmação para viajar, pois a autorização está vinculada eletronicamente ao seu passaporte.

3) Tem validade de 5 anos ou até a expiração do seu passaporte.

4) As informações não podem ser salvas e você tem um tempo limitado para preencher o formulário (achei o tempo suficientemente bom, pois consegui fazer tudo com calma).

Lembrando que, para viajar para o Canadá, o seguro viagem não é obrigatório, porém aconselhamos fazer um mesmo assim, pois se você precisar recorrer ao sistema de saúde deles,  você vai gastar uma boa grana $$$$. O blog é parceiro da Seguros Promo. Como afiliados, nós podemos dar para nossos leitores  um CUPOM DE DESCONTO DE 5% em qualquer plano. Basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o código PARTIUVIAJAR5 na tela de pagamento.

Prontinho! É só seguir esse passo a passo e sua autorização de viagem para o Canadá será concedida =) E aí, achou fácil o passo a passo para emitir o eTA?

Qualquer dúvida é só deixar nos comentários aqui embaixo!

Um beijo e até mais!

Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 32 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 32 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.

RELACIONADOS