Passo a passo para emitir o eTA para viajar pro Canadá

O eTA (Autorização Eletrônica de Viagem) é um tipo de visto canadense que pode ser solicitado pela internet. Desde maio de 2017, ficou muito mais fácil viajar para o Canadá. Brasileiros que possuem um visto americano válido ou que tiveram um visto canadense emitido nos últimos 10 anos, podem solicitar o eTA ao invés de se aplicar para o visto de turista. No post de hoje vou mostrar um passo a passo para emitir o eTA. É fácil, rápido e barato!

# Documentos necessários

Antes de começar o procedimento de solicitação do eTA, tenha em mãos seu passaporte válido, um cartão de crédito ou débito para pagar a taxa de solicitação e um endereço de email.

Observação: aceitam Visa, Mastercard e American Express.
Observação ²: eles somente entrarão em contato via email. Verifique sua caixa de entrada e a de spam. Fique atento!

# Acesse o site oficial

Após separar os documentos necessários para solicitação do eTA, vá até o site do governo canadense e logo na primeira página selecione “Português (Brasil)”, como eu fiz na foto abaixo.

Página inicial, pode ser acessada em português | Passo a passo para emitir o eTA
Página inicial, pode ser acessada em português | Passo a passo para emitir o eTA

O formulário em si não está em português, somente inglês ou francês, mas essa primeira página pode ser acessada em vários idiomas, como o português. Eles disponibilizam, também, um documento em português para ajudar com o preenchimento do formulário. Aconselho baixar esse documento, ele ajuda demais.

Documento em português pra te ajudar
Documento em português pra te ajudar | Passo a passo para emitir o eTA

No final da primeira página você vai ver o botão “solicitar uma AEV”, clique nele para continuar com o processo de solicitação.

Final da página inicial.
Final da página inicial | Passo a passo para emitir o eTA

Já no início segunda página eles perguntam se você tem um passaporte francês. No meu caso a resposta foi “não”. Após responder, clique em “continue”, vá para o final da página e clique em “continue to the eTA application form”.

Segunda página.
Segunda página | Passo a passo para emitir o eTA
Segunda página final.
Segunda página final | Passo a passo emitir o eTA

Na terceira página eles perguntam se você está fazendo a solicitação em nome de alguém. No meu caso, estava aplicando para mim mesma, então a resposta foi não. Caso você esteja aplicando para seu filho responda sim e aí aparecerá uma segunda pergunta que, questiona se a pessoa em nome de quem você está aplicando é menor de idade. Após, clique em “next”.

Seguro viagem com até 20% de desconto

Pessoal, a Seguros Promo está com uma promoção imperdível! Todos os planos estão com 15% de desconto utilizando o cupom CLIENTE até o dia 23/09. Se pagar no boleto, você ainda ganha mais 5% de desconto. Não perca tempo e faça agora mesmo o seu Seguro Viagem! É só clicar no banner logo abaixo e digitar o cupom no carrinho caso ele não esteja ativo!

Banner 2

Se você estiver fazendo em nome de alguém será essa tela que vai aparecer após clicar em “next”.

Se estiver preenchendo para outra pessoa.
Se estiver preenchendo para outra pessoa | Passo a passo para emitir o eTA

Como eu estava fazendo a solicitação em meu nome a tela que apareceu foi a da figura abaixo. Nela você terá que responder perguntas como: qual o tipo do seu passaporte (o meu é o ordinary/regular); se você possui um Green Card (infelizmente minha resposta foi não); qual é a nacionalidade do seu passaporte (Brazil); se você está indo para o Canadá por via aérea (a solicitação só é válida para entrada via aérea. Assim, se você pretende entrar no Canadá de outra forma, não poderá utilizar o eTA); se nos últimos 10 anos você teve um visto canadense de residente temporário (minha resposta foi não, pois nunca tive um visto canadense); se atualmente você possui um visto americano (eu tenho, então minha resposta foi sim e aí tive que preencher dados do visto, como número, repetir o número e validade).

Passo a passo para emitir o eTA

 

Dados mais específicos.
Dados mais específicos.

Após preencher os dados do visto, você deverá preencher o número do seu passaporte (duas vezes, pois pedem uma confirmação), sobrenome, nome, data de nascimento, gênero, país de nascimento, cidade de nascimento, data que o passaporte foi emitido, data de expiração do passaporte.

Pedem, também, para informar se você possui outras nacionalidades, se você já solicitou para um visto para o Canadá anteriormente (no meu caso a resposta foi não), qual idioma (inglês ou francês) você prefere para eles te contactarem, qual seu endereço de email (duas vezes, pois também pedem uma confirmação) e endereço residencial completo.

Dados mais específicos.
Dados mais específicos.

E, finalmente, se você sabe quando vai viajar para o Canadá. No meu caso a resposta foi não, eles perguntam isso para saber se precisam responder com urgência sua solicitação. Se sua resposta for sim, terá que preencher a data da viagem e o horário do voo.

Dados mais específicos.
Dados mais específicos.

No final desta página você deverá marcar a caixa “I agree”, que quer dizer que você concorda com os termos da aplicação e que os dados que informou são verdadeiros. Após, deverá assinar igual está no seu passaporte e clicar no botão “proceed to payment”.

Já terminando
Já terminando… | Passo a passo para emitir o eTA

Na próxima tela é só marcar a forma de pagamento, os dados do cartão para pagar a taxa de solicitação que custa 7 dólares e clicar em “process transaction”. Aí aparecerá a confirmação do pagamento. Aconselho fazer uma cópia desta página, você pode precisar dela em outra ocasião.

Você receberá uma confirmação por e-mail, que deverá chegar em minutos, pelo menos isso é o que acontece na maioria dos casos. Entretanto, algumas solicitações podem necessitar de alguns dias para serem processadas. Se este é caso da sua solicitação, você deve esperar um e-mail de confirmação e, brevemente, um outro email que vai dizer quais são seus próximos passos.

# Observações

1) Você só poderá solicitar uma autorização de cada vez. Exemplo: para uma família de 4 pessoas, você terá que preencher o formulário e pagar a taxa 4 vezes.

2) Você não precisa imprimir o email de confirmação para viajar, pois a autorização está vinculada eletronicamente ao seu passaporte.

3) Tem validade de 5 anos ou até a expiração do seu passaporte.

4) As informações não podem ser salvas e você tem um tempo limitado para preencher o formulário (achei o tempo suficientemente bom, pois consegui fazer tudo com calma).

Lembrando que, para viajar para o Canadá, o seguro viagem não é obrigatório, porém aconselhamos fazer um mesmo assim, pois se você precisar recorrer ao sistema de saúde deles,  você vai gastar uma boa grana $$$$. O blog é parceiro da Seguros Promo. Como afiliados, nós podemos dar para nossos leitores  um CUPOM DE DESCONTO DE 5% em qualquer plano. Basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o código PARTIUVIAJAR5 na tela de pagamento.

Prontinho! É só seguir esse passo a passo e sua autorização de viagem para o Canadá será concedida =) E aí, achou fácil o passo a passo para emitir o eTA?

Qualquer dúvida é só deixar nos comentários aqui embaixo!

Um beijo e até mais!

RELACIONADOS