Passeio para Canto do Atins: Tudo o que você precisa saber antes de ir

Compartilhe este post

Olá viajante, tudo bem? Ao planejar minha viagem para os Lençóis Maranhenses me deparei com uma infinidade de passeios e foi bem difícil selecionar apenas alguns pra fazer. Se você está planejando sua viagem pra lá, você sabe bem do que eu estou falando. No post de hoje vou contar pra você como é o passeio para  CANTO DO ATINS.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses | Passeio para Canto do Atins
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses | Passeio para Canto do Atins

# Passeio para Canto do Atins

Primeiramente, você precisa saber que é um passeio de dia inteiro, então não dá pra reservar 2 passeios para o mesmo dia que for fazê-lo. Segundo, não exige muito esforço físico, não caminhamos muito, os deslocamentos foram feitos mais de carro. O único “esforço” é para se segurar em cima da carroceria da caminhonete rs. Balança bastaaaaante!

Atins é um vilarejo que pertence a Barreirinhas. Alguns viajantes escolhem o vilarejo como base para fazer os Lençóis, eu preferi ficar em Barreirinhas pois a infra estrutura é melhor. Se você quiser se desligar do mundo e curtir uma super tranquilidade, pode se hospedar no vilarejo. No passeio para Canto do Atins passamos por Atins e eu vi pequenos comércios por lá, como: sorveteria, restaurante, mercearia, pousada.

Se você quiser, pode ficar uns 2 dias em Barreirinhas e uns 2 dias em Atins. Para pesquisar e reservar opções de acomodação em Atins, basta acessar esse link do Booking ? Hospedagem em Atins

# Minha experiência

O guia buscou a gente de manhã, por volta das 08h, pegamos mais algumas pessoas, paramos no mercado para comprar água e depois seguimos até as margens do Rio Preguiça. Lá aguardamos a balsa para atravessar o rio e começar de fato o passeio.

Balsa que faz a travessia no Rio Preguiças.
Balsa que faz a travessia no Rio Preguiças | Passeio para Canto do Atins
Lençóis Maranhenses.
Lençóis Maranhenses | Passeio para Canto do Atins

São mais ou menos 90 minutos de viagem até chegar no primeiro ponto do roteiro, que é onde o rio Preguiça encontra o mar. Lá teve uma parada de uns 40 minutos para banho. Tinha uma barraca também para fazer refeições ou beber algo.

Após, seguimos para o famoso restaurante do Sr Antônio para encomendarmos nosso almoço, que não está incluso, sendo opcional. Se você não quiser gastar, pode levar um sanduíche e comer lá enquanto os outros almoçam. A comida é muito saborosa, mas nada imperdível.

Restaurante em que almoçamos em Canto de Atins.
Restaurante em que almoçamos | Passeio para Canto do Atins

Seguimos para um banho de mar muito delícia. A praia estava deserta, só tinha nosso carro lá e mais ninguém. Tivemos uns 30 minutos para aproveitar e depois fomos conhecer a Lagoa das 7 mulheres, onde ficamos mais uns 30 minutos.

Banho de mar em uma praia deserta!
Banho de mar em uma praia deserta!

Depois de tanto banho de mar, estávamos famintos rs. Por volta das 13:30 voltamos para o restaurante do Sr. Antônio para almoçar. Ficamos até umas 15h, deu até pra tirar um cochilo na rede.

Com as energias recarregadas partimos para conhecer mais uma lagoa.  No caminho mais paisagens lindas, animais e muita natureza! Na Lagoa Tropical tivemos mais 30 minutos para banho. Ela foi a que eu mais gostei desse passeio. Subi as dunas e vi uma imensidão de areia e água por todos os lados. Muito lindo!

Lençóis Maranhenses.
Lençóis Maranhenses.

Começamos a fazer o caminho de volta uma 16:30. Passamos novamente por Atins, assistimos o pôr do sol da estrada mesmo e chegamos na nossa pousada umas 18:30. O passeio foi super gostoso e valeu a pena!

Curtimos o pôr do sol na estrada.
Curtimos o pôr do sol na estrada.

# Resumo do Passeio para Canto do Atins

  • Passeio de dia inteiro, mais ou menos, 8 horas.
  • Encontro do Rio Preguiça com o mar + Mar + Lagoa das 7 Mulheres + Lagoa Tropical
  • Nível de dificuldade = fácil.
  • Valor: +- R$120,00.
  • Vale a pena? Sim!
As fotos não são suficientes para descrever a beleza desse lugar!
As fotos não são suficientes para descrever a beleza desse lugar!

Não sei se você já viu os outros posts que eu escrevi sobre os Lençóis Maranhenses, mas se não viu sugiro ler primeiro o “Lençóis Maranhenses: o que fazer, quando ir, como chegar e onde ficar“, posteriormente o “Quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses: tabela de gastos de 3 dias” e por fim o “Lagoa Azul: o passeio mais incrível dos Lençóis Maranhenses“.

E aí, curtiu o passeio para Canto do Atins? Se você já fez ele e tem alguma dica pra compartilhar com a gente, deixa seu comentário aqui embaixo! ? Pra não perder nossos posts… que tal se inscrever na nossa newsletter? É só colocar seu email naquela caixinha ali no meio do post.

Um beijoooo e até a próxima aventura!


Compartilhe este post

Deixe um comentário