O que não levar na bagagem: 8 itens pra NÃO colocar na sua mala!

Compartilhe este post

Você é do tipo de viajante que leva o mundo na mala de viagem ou é daquele tipo mais prático que leva só o básico?! No post de hoje vou falar sobre o que não levar na bagagem, listando 8 itens que devem ser evitados para não pesar e dificultar o carregamento da sua bagagem! Foi escrito especialmente pra quem tem dificuldades ou não consegue viajar leve 😉

Nas minhas primeiras viagens eu costumava levar aquelas malas grandes de rodinha, enchia de coisas até quase não sobrar mais espaço. Um belo dia eu tive que viajar com o braço engessado e aí pensei “eu só tenho um braço que posso usar, como vou levar uma mala de rodinha e ficar ‘sem braço vago'”?! Foi aí que eu comprei meu mochilão! Depois disso só viajo com ele =)

 

Bagagem para uma viagem de 22 dias na época que eu era exagerada. Atualmente, já consigo viajar leve igual a minha amiga da foto rs
Bagagem para uma viagem de 22 dias na época que eu era exagerada. Atualmente, já consigo viajar leve igual a minha amiga da foto rs

Não estou dizendo que o mochilão é melhor que a mala de rodinhas, ambos tem seus prós e contras. Atualmente, eu prefiro viajar somente com mochila. Mas, se você não quiser ficar carregando peso nas costas, pode levar uma mala de rodinhas dessas pequenas. Além de conseguir viajar leve, você não vai precisar despachar e não correrá o risco de ter a bagagem extraviada.

Viu como viajar com pouca coisa é vantajoso?!

 

Minha bagagem =)
Minha bagagem =)

Olhem minha evolução, naquela primeira foto eu fiz uma viagem de 22 dias no final do inverno e levei uma mala grande e uma mochila.

Já nesta outra foto, eu fiz uma viagem também de 22 dias no início do outono e só levei uma mochila normal e uma sacola! A diferença principal foi no número de casacos, sendo 4 na primeira e 1 na última.

Agora vamos ver o que não levar na bagagem!

#1 Sapato social / sandálias de festa / sandálias de salto

Em uma viagem precisamos pensar que vamos andar muito, certo? Então é necessário um calçado confortável para poder dar conta do batidão, concordam? Esse primeiro item desnecessário é mais pra mulherada rs  Eu sei que você já deve estar pensando: “mas e se eu for em uma festa/restaurante?” O povo lá fora é bem mais de boa do que nós brasileiros, eles são mais desapegados, não ligam pra isso. Então, no máximo, leve um sapatinho baixo, desses tipo sapatilha, sabe?! Pois aí dá pra você usar de dia e à noite também.

Levar muitos sapatos não é recomendado | O que não levar na bagagem
Levar muitos sapatos não é recomendado – Foto: aseuspes | O que não levar na bagagem

#2 Livros / guias de viagem

Eu nunca fui do tipo que leva livros nas viagens, pois quando viajo gosto de aproveitar ao máximo as pessoas e o lugar em si, então evito esse momento de introspecção causado pela leitura hehe

Tem muitas pessoas que gostam de comprar guias de viagem, se você é uma dessas pessoas, sugiro ler antes e anotar o que for importante pra não ficar carregando esse peso extra. Uma solução bacana é levar só as páginas mais interessantes ou salvar artigos de blog no seu tablet/celular. A sua coluna vai agradecer!

#3 Recipientes grandes de shampoo / condicionador / perfume

Você não vai usar 300ml de shampoo durante uma viagem de 20 dias, vai?! Então, pra que levar o pote todo?! Utilize frascos menores para carregar seu shampoo, condicionador, hidratante corporal e até perfume.

Acredite, você vai ganhar muito espaço na bagagem!

Se você for viajar somente com bagagem de mão, é essencial que você leve frascos de até 100 ml. Então, já sabe, nada de carregar potes grandes, coloque tudo nos pititinhos rs

Mini frascos, ideais para uma viagem de 15 dias.
Mini frascos, ideais para uma viagem de 15 dias. Foto: Ebay

#4 Vários casacos

Casacos, jaquetas, moletons pesam muito! Esqueça essa mania boba de querer aparecer cada dia com um casaco nas fotos, não vale a pena ficar carregando peso por causa disso. Escolha um casaco coringa para levar, aquele tipo que esquenta, que dá pra sair de dia ou à noite. Se tiver a opção com corta vento melhor ainda!

Invista em acessórios para não ficar sempre com o mesmo look nas fotos rs Um lenço ou uma touca/boina, por exemplo, esquentam e ainda “mudam” o visual.

#5 Roupas que amassam com facilidade

Todo mundo sabe que, por mais cuidado que a gente tenha, ao colocar as roupas na mala/mochila elas vão amassar. Para não ficar chateado ou perder tempo procurando ferro de passar no hostel/hotel, leve roupas práticas, que não amassam com facilidade!

Mala cheia assim não dá, né? O sufoco começa ainda em casa pra conseguir fechá-la. | O que não levar na bagagem
Mala cheia assim não dá, né? O sufoco começa ainda em casa pra conseguir fechá-la. | O que não levar na bagagem – Foto: http://trudo-vaya.ru

#6 Travesseiro

Um travesseiro ocupa muito espaço na bagagem, então é legal tentar substituí-lo por uma pilha de roupas dobradinhas, que é o que eu faço quando viajo de ônibus ou trem.

Antigamente eu passava super aperto quando viajava pois tinha dificuldades pra dormir sem meu travesseiro, mas hoje me adapto super bem, vale a pena tentar mudar!

#7 Documentos demais / desnecessários

Você é daquele tipo que anda com RG, CPF, CNH, título de eleitor, cartão de débito, cartão de crédito, carteirinha do plano de saúde etc tudo dentro da carteira?

Se você vai viajar para a Europa/EUA, por exemplo, não tem porque levar RG, CPF e título de eleitor. Leve só seu passaporte e carteira de motorista (que serve como documento de identidade também e será necessária caso você vá dirigir).

Se você for viajar para algum país membro do Mercosul aí sim seu RG pode ser útil, pois ele é aceito no lugar do passaporte. Contudo, o cartão do CPF continua sendo desnecessário.

#8 Joias

Gente, não tem necessidade de ficar levando brinco de ouro, colar, etc, né? Se for um item que você usa todo dia, ok. Mas se for pra levar a caixinha de joias acho bem desnecessário. É correr risco de perder/ser roubado a toa.

Eu escrevi um ebook “Passo a passo para planejar seu mochilão pela Europa” e nele tem um capítulo todinho dedicado ao tema bagagem. Falo sobre o que levar no inverno/verão/primavera/outono, disponibilizo um check list pra não esquecer nada e dou várias dicas pra você não viajar com peso extra ou deixar pra trás coisas importantes! Se quiser conferir uma amostra do livro, o link é:  https://partiuviajar.blog.br/ebook/

Por hoje é isso! Agora você já sabe o que não levar na bagagem quando for viajar. Espero que tenham gostado do post, qualquer dúvida deixa um comentário aqui embaixo! Não deixe de seguir a gente no Facebook e Instagram!

Um beijo e até mais!

 


Compartilhe este post

4 comentários em “O que não levar na bagagem: 8 itens pra NÃO colocar na sua mala!”

    • Ei Neilaluzia!
      Tudo bem?
      Eu dou várias orientações aqui gratuitamente. Além do blog, tenho o canal no youtube com mais dicas e informações essenciais para vocês. Mas, se o viajante quiser algo personalizado aí precisa pagar pois demanda muito tempo planejar uma viagem, inclusive esse é o meu trabalho =)

      Responder

Deixe um comentário