Bate e volta de Helsinque – Finlândia para a encantadora Tallinn – Estônia

Na minha última viagem à Europa tive a oportunidade de conhecer Helsinque, capital da Finlândia. Enquanto estava na cidade, descobri que de lá é possível ir com facilidade para Tallinn, capital da Estônia. No post de hoje vou contar pra vocês o que fazer em Tallinn e como ir de Helsinque para Tallinn por meio de um bate e volta para conhecer essa encantadora cidade!

# Como ir de Helsinque para Tallinn

A Estônia fica na região dos países Bálticos e faz fronteira com a Rússia e a Letônia. O euro é sua moeda oficial. Tallinn é a capital e maior cidade do país. Fica a 85km de Helsinque, basta atravessar o mar báltico e pronto! Foi o que eu fiz quando estive lá na Finlândia e quis conhecer esse país europeu que não é tão famoso.

Vista aérea de Tallinn, capital da Estônia | O que fazer em Tallinn
Vista aérea de Tallinn, capital da Estônia | O que fazer em Tallinn

A melhor opção para um bate e volta é fazer o percurso de barco (ferry). Existem várias cias (Tallink Silja, Linda Line, Viking Line etc) que fazem esse trajeto, eu optei pela Viking Line, segue o site oficial para comprar os tickets, ver os horários e preços: https://www.sales.vikingline.com/

Eu comprei o ingresso no dia mesmo. No dia anterior pesquisei quais cias faziam o trajeto, selecionei a mais barata e no dia da viagem cheguei mais cedo até o porto para comprar a passagem. Eu paguei 16,50 euros ida e volta. Fui no final do mês de setembro.

A balsa que eu fui é beeeem confortável, tinha restaurantes, lojas. Saí “cedo” de Helsinque para poder chegar a Tallinn na hora do almoço. A viagem durou cerca de 2 horas e 30 minutos. Aproveitei para almoçar no restaurante da balsa, tinha um self service lá que me lembrou muito os restaurantes aqui do Brasil. O quilo da comida custava 22 euros, achei bastante acessível.

Do porto de Tallinn é possível ir a pé até o centro histórico, onde estão as principais atrações da cidade.

Ingresso da ferry
Ingresso da ferry | O que fazer em Tallinn

# O que fazer em Tallinn

A principal dica sobre o que fazer em Tallinn é: deixe se perder pelas ruazinhas de Old Town! Achei um charme a cidade e quis aproveitar bastante a parte exterior dela, não fiquei entrando muito no prédios históricos, preferi curtir a “rua”.

Museu Marítimo / Paks Margareeta

Fica localizado pertinho do porto (800m). Eu não entrei no museu, mas sua “fachada” por si só já é um espetáculo. O museu está situado no interior de uma Torre, que possui 20m de altura, chamada Paks Margareeta, também conhecida como Margareth Gorda.

Igreja de São Olavo (Oleviste Kogudus)

Ouvi dizer que a vista que se tem da cidade a partir do alto da torre da igreja é muito bonita. Infelizmente eu não conferi, mas acho que vale a pena você visitar.

Praça da Prefeitura / Raekoja Plats

A Praça da prefeitura é a principal praça da cidade. Nos seus arredores você vai encontrar inúmeras opções de restaurantes e, também, uma das farmácias mais antigas da Europa (que ainda funciona!), a Revali Raeapteek.

Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Para não esquecer de levar os itens essenciais em sua viagem, baixe gratuitamente o Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Praça da Prefeitura
Praça da Prefeitura | O que fazer em Tallinn

Passagem de Santa Catarina

É uma viela super charmosa, que não tem nada de muito diferente, mas nos ganha pela antiguidade, pelo charme.

Muralhas da cidade velha

Parece que eu estava em um conto de fadas, são lindas!

Catedral Ortodoxa Alexander Nevsky

Tem um estilo neobizantino e foi construída a pedido do Czar Alexandre III. Fica na parte alta da cidade. Sem dúvida nenhuma o monumento mais lindo da cidade, na minha opinião!

Parte externa da Catedral Alexander Nevsky
Parte externa da Catedral Alexander Nevsky | O que fazer em Tallinn

Mirante Kohtu

É um dos lugares que você pode ir para ter uma bela vista (gratuita rs) da cidade. Se quiser pagar, tem um outro lugar que proporciona uma vista bem bacana, é o na torre da Dome Church.

Após subir 300 degraus (vale a pena rs), você terá uma vista de 180 graus da cidade!

Vista do Mirante Kohtu
Vista do Mirante Kohtu | O que fazer em Tallin
Menores preços de passagens saindo do Brasil para a Finlândia
Passagens aéreas saindo de

# Dicas

1) Tente embarcar rápido para escolher um lugar confortável. Não há poltronas marcadas,  a não ser que você compre um ticket mais caro. Geralmente tem algumas poltronas espalhadas perto das janelas e mesas/cadeiras nos restaurantes.

2) Perto da Tower Hall Square tem um ponto de apoio ao turista, se quiser pegar guias e mapas gratuitos, lá é o lugar rs.

3) Visto: brasileiros não precisam de visto, já que o país faz parte da União Européia. Por ser signatário do Tratado de Schengen, exige o seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros. O blog é parceiro da Seguros Promo. Como afiliados, nós podemos dar para nossos leitores  um CUPOM DE DESCONTO DE 5% em qualquer plano. Basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o código PARTIUVIAJAR5 na tela de pagamento.

4) Bebidas alcoólicas são mais baratas na Estônia. Caso queira, poderá comprar algumas cervejas ou destilados para levar de volta para a Finlândia ou Suécia, pois nos países escandinavos as bebidas são bem caras (quer dizer, tudo né, não só as bebidas). Na volta, na balsa, vi vááários finlandeses com carrinhos cheios de bebidas, eles vão a Tallinn só pra comprar! Inclusive, na volta, já voltei bebendo uma cerveja estoniana =)

Ahhh, aqui no blog temos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual eu planejo sua trip do jeitinho que você quer (número de dias, época do ano…) e dentro do seu orçamento. Isso mesmo, você me fala pra onde quer viajar, quando e quanto tempo tem e eu faço aquela parte chata de pesquisar passagens, acomodação, o que fazer, como se deslocar… Bora tirar do papel aquela viagem dos sonhos?! Envie agora uma mensagem pra gente ou confira nossa tabela de valores no link  https://partiuviajar.blog.br/consultoria-de-viagens/ .

Por hoje é isso. Super curti esse bate e volta e aconselho demais =) Se você tiver alguma dúvida sobre o que fazer em Tallinn, já deixa um comentário aqui pra gente! Sabia que o blog tem um Instagram também? Segue a gente lá!

Beijos e até mais.

Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 32 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 32 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.

RELACIONADOS