O que fazer em Praga – Roteiro para curtir uma das cidades mais baratas da Europa

Ei viajante! Em um dos meus mochilões pela Europa, tive a chance de conhecer Praga, capital da República Tcheca e uma das cidades mais charmosas e baratas do continente europeu. Visitei alguns lugares e hoje vou compartilhar com você um roteiro para curtir a cidade. Neste post você encontra dicas e informações sobre o que fazer em Praga.

Vou começar com uma informação super importante, que vai mudar sua vida, principalmente se você for um cervejeiro de carteirinha:

Em Praga, a cerveja é mais barata que a água! Não é mentira, pode acreditar! Haha.

Além disso, a localização do país é ótima para quem quer conhecer outros países, pois faz fronteira com a Alemanha, Polônia, Eslováquia e Áustria.

Praga - República Tcheca
Praga – República Tcheca

A República Tcheca faz parte da União Européia e é signatária do Tratado de Schengen. Sendo assim, brasileiros não precisam de visto para permanecer até 90 dias por lá. Porém, você deverá contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros. O blog é parceiro da Seguros Promo. Como afiliados, nós podemos dar para nossos leitores  um CUPOM DE DESCONTO DE 5% em qualquer plano. Basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o código PARTIUVIAJAR5 na tela de pagamento. Também Fique ligado nas nossas redes sociais. Sempre postamos cupons com descontos maiores.

A moeda oficial do país não é o euro, mas sim a coroa tcheca (CZK). Eu levei euros e troquei por coroas no dia que eu cheguei, o próprio pessoal do hostel que eu fiquei hospedada me indicou um local pra trocar. Um euro vale mais ou menos 26 coroas.

Praga é cortada pelo rio Vltava. Em termos práticos, pode ser dividida em duas partes. De um lado do rio fica a Cidade Baixa e o Castelo, do outro lado a Cidade Antiga (Staré Mesto), a Cidade Nova e o bairro judeu.

Se você tiver pouco tempo para explorar a cidade, pode separar 1 dia para cada lado do rio.

Vista aérea de Praga
Vista aérea de Praga

# O que fazer em Praga

Você pode começar seu roteiro pela Old Town Square, que é o coração da cidade, a praça mais importante! Ela fica na Cidade Antiga. A praça é cercada por construções belíssimas e muitos turistas. Ali já dá pra se apaixonar pela cidade!

Ali mesmo na praça está o famoso Relógio Astronômico, que é um dos cartões postais da cidade. Entre às 09h e às 21h o relógio tem um pequeno show cada vez que bate a hora cheia. É bonitinho, vale a pena passar por lá. Se você quiser subir na torre do relógio é possível, porém não é de graça, custa cerca de 70 CZK.

Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Para não esquecer de levar os itens essenciais em sua viagem, baixe gratuitamente o Checklist: O que levar na bagagem de viagem

O legal é andar pelos arredores da praça e observar a arquitetura e as pessoas.

O que fazer em Praga: Relógio Astronômico
O que fazer em Praga: Relógio Astronômico

# Ponte Carlos (Charles Bridge)

Outro lugar imperdível da cidade é a Ponte Carlos (Charles Bridge ou Karluv Most), ela tem cerca de 515 metros de cumprimento, é exclusiva para pedestres e tem vários artesãos e músicos. Dali é possível tirar fotos sensacionais, inclusive com o Castelo ao fundo. Dica: visite a Ponte durante o dia e ao entardecer para curtir o pôr do sol.

Na hora de fazer uma pausa para recarregar a energia, você não pode deixar de experimentar o Trdelnik, que é tipo um bolo, tradicionalmente servido com canela e açúcar, é uma delícia!

Ponte Carlos (Charles Bridge) - Praga
O que fazer em Praga: Ponte Carlos (Charles Bridge)

# Castelo de Praga

Da ponte é possível subir para a região do Castelo de Praga. Ao atravessar a Ponte sentido Castelo, não deixe de passar a mão na parte dourada da escultura embaixo da estátua de São João Nepomuceno (a oitava à direita), faça um pedido e “garanta” sua volta à cidade.

Eu subi a pé, curtindo a paisagem e arquitetura. É uma subida tranquila. Lá na região do Castelo tem a Catedral de São Vito, o Palácio Lobkowicz, museus, etc. Se quiser entrar nos lugares é necessário pagar, mas, se quiser apenas passar e curtir o exterior, você não vai gastar nada além da sola do sapato e as calorias do trdelnik.

Castelo de Praga
Castelo de Praga – Foto: Los apuntes del Viajero

Na hora de descer, passe pela Rua Nerudova. Vá explorar a Cidade Nova (Malá Strana), passando pela Igreja de São Nicolau e Lenon Wall (muro com grafites dedicado ao cantor). Ali na região tem o Museu Kafka, pra quem é fã do escritor Franz Kafka.

Lennon Wall - Praga
O que fazer em Praga: Grafites no Lennon Wall

# Bairro Judeu (Josefov)

O bairro Judeu (Josefov) não pode ficar de fora do seu passeio. Mais uma vez, a arquitetura da cidade surpreende! Ele é pequeno, mas cheio de “prédios” lindos, os principais são a Sinagoga Velha-Nova(Staronová synagoga), a Sinagoga Espanhola (Španělská synagoga) e o Velho Cemitério Judeu (Starý židovský hřbitov).

Sinagoga Espanhola - Praga
Sinagoga Espanhola – Praga

# Rua Na Příkopě

Após explorar a região do bairro judeu, vá até a rua Na Příkopě (que separa a Cidade Nova da Cidade Antiga). Ali você vai encontrar a Praça Venceslau (Václavské náměstí) e várias lojas, é conhecida como a Champs-Élysées de Praga. A conhecida Dancing House fica ali perto também (eu, particularmente não achei muita graça, mas vá pra tirar suas próprias conclusões rs).

Observação: se sobrar tempo e o clima estiver ensolarado, visite o Parque Petřín. Se for verão, rola até fazer um piquenique por lá.

Se você tiver um dia a mais no roteiro, pode fazer um bate-volta até a charmosa Český Krumlov. A cidade fica a 3 horas de ônibus de Praga. Eu não cheguei a conhecer a cidade, mas uma amiga foi e adorou, por isso a recomendação hehe.

Aqui no blog temos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual eu planejo sua trip do jeitinho que você quer (número de dias, época do ano…)! Isso mesmo, você me fala pra onde quer viajar, quando e quanto tempo tem e eu faço aquela parte chata de pesquisar passagens, acomodação, o que fazer, como se deslocar… Partiu tirar do papel aquela viagem dos sonhos?! Envie agora uma mensagem pra gente ou confira nossa tabela de valores no link  https://partiuviajar.blog.br/consultoria-de-viagens/ .

Por hoje é isso! Espero que tenham gostado do roteiro com o que fazer em Praga. Perceberam que não tem como não adorar a cidade, né?!

Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário aqui embaixo.

Beijos e até mais!

Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 32 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 32 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.

RELACIONADOS