Florença, a porta de entrada para a Toscana!

Continuando com os posts sobre meu mochilão pela Europa, hoje vou contar para vocês como foi minha visita à charmosa Florença, cidade italiana que é o sonho de consumo de muiiiita gente. Vou falar um pouco sobre minha experiência na cidade e passar um roteiro com o que fazer em Florença em 2 dias.

Florença, que é considerada berço do Renascimento italiano,  fica localizada na famosa região da Toscana, que é conhecida pelas suas belas paisagens, vinícolas e arquitetura medieval.

A cidade possui obras de artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello, Rafael, além de ser a cidade natal de Dante Alighieri (autor da Divina Comédia).

Vista panorâmica de Florença - Foto: Veronika Galkina - fotolia.com.br
Vista panorâmica de Florença – Foto: Veronika Galkina – Fotolia

Ao planejar sua viagem para a Toscana, sugiro que separe 2 dias para Florença e 3 para as cidadezinhas que ficam nos seus arredores, como Siena (já escrevi um post contando como foi o bate-volta que eu fiz até lá), Arezzo, Luca, Pisa, Livorno etc.

É possível acessar essas cidades de ônibus ou trem. Porém, se você quer aproveitar mais as lindas paisagens, sugiro alugar um carro e fazer o trajeto com calma, com certeza a experiência será bem mais “charmosa”.

Ahhh, eu fiz um post com minha TABELA DE GASTOS NA ITÁLIA e lá tem, obviamente, meus gastos referentes aos dias que fiquei em Florença. Se você ainda não leu, é só clicar aqui.

Catedral de Siena | O que fazer em Florença em 2 dias
Catedral de Siena | O que fazer em Florença em 2 dias

 

O que fazer em Florença em 2 dias

As atrações da cidade ficam relativamente perto uma da outra. Dá pra fazer tudo a pé! Eu fiz tudo caminhando, como de costume, e achei muito tranquilo, inclusive a caminhada até a Piazalle Micheangelo.

# Catedral Santa Maria Del Fiore ou Duomo de Florença

Uma das igrejas mais lindas que eu já vi, seus detalhes impressionam tanto de longe quanto de perto. Gostei tanto que fiz um videozinho lá, dá uma olhada!

Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Para não esquecer de levar os itens essenciais em sua viagem, baixe gratuitamente o Checklist: O que levar na bagagem de viagem

A visita ao seu interior é gratuita, porém se você quiser subir até a cúpula ou visitar os monumentos ao redor da mesma (como o Batistério), terá que pagar.

O ingresso custa 18 euros e dá direito a visitar a cúpula, o Batistério, o campanário, a cripta, a Torre de Giotto e tem validade de 72 horas (antigamente era válido apenas por 48 horas, mudaram para encorajar os turistas a ficar mais tempo na cidade).

# Ponte Vecchio

É a ponte que cruza o Rio Arno. Tem várias relojoarias lá e o legal mesmo é cruzar a ponte e tirar fotos nela e nos arredores, como essa que eu tirei.

Viajando sozinha por aí | O que fazer em Florença em 2 dias
Ponte Vecchio ali atrás | O que fazer em Florença em 2 dias

# Piazza della Signoria

A praça é um verdadeiro museu a céu aberto, lá estão várias esculturas, inclusive uma réplica de Davi, de Michelangelo. Ali você vai encontrar também o Palazzo Vecchio, que atualmente é a sede da prefeitura da cidade.

# Galeria Uffizi

É o maior museu de Florença com as melhores obras do Renascimento. Lá estão as obras de vários artistas famosos, como: Caravaggio, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Rembrandt, Canaletto, Sandro Botticelli etc

Obras expostas na Galeria Uffizi
Obras expostas na Galeria Uffizi | O que fazer em Florença em 2 dias

# Igreja Santa Croce

Lá está o túmulo de Michelangelo e Galileu Galilei. Eu não entrei na Igreja, pois meu orçamento estava mais restrito hehe porém já conversei com gente que entrou e gostou.

Igreja Santa Croce
Igreja Santa Croce – Foto: Viva Toscana

Onde comer – dica de sanduíche: Pino’s Sandwiches perto da Santa Croce. Quem me levou lá foi um italiano, não é um lugar muito turístico. Achei o preço justo e o sanduíche muito gostoso!

# Galleria Dell´Accademia

É o museu mais popular da cidade, pois abriga Davi, a escultura mais famosa de Michelangelo. A escultura possui mais de 5 metros e é toda em mármore. Prepare-se, a fila é longa! A dica para esperar menos é pré agendar seu ingresso para um dia e horário específico.

O ingresso para acessar o interior da Galeria custa 12 euros (valor pra comprar online e pré agendar a visita, já acrescido da taxa de 4 euros). Menores de 18 anos não pagam.

Davi - Famosa escultura de Michelangelo na Galleria dell’Accademia
Davi – Famosa escultura de Michelangelo na Galleria dell’Accademia – Foto: Uma viagem diferente

# Igreja de Santa Maria Novella

É uma igreja que fica perto da estação ferroviária. Em frente a igreja tem uns banquinhos, dá pra sentar ali, tomar um gelato e apreciar as pessoas, a fachada da igreja e descansar. Como eu fiquei 4 dias só em Florença, aproveitei o tempo livre pra curtir um solzinho nesses banquinhos.

# Piazalle Micheangelo

Lá é o melhor lugar de Florença pra tirar uma foto panorâmica da cidade. A vista é simplesmente linda! Pra chegar lá você terá que subir uma ladeira e algumas escadas, tem a possibilidade de ir de carro, mas eu achei tranquila a subida.

Vista panorâmica da belíssima Florença.
Vista panorâmica da belíssima Florença | O que fazer em Florença em 2 dias

Não sei se você sabe, mas aqui no blog temos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual eu planejo sua trip do jeitinho que você quer (número de dias, época do ano…) e dentro do seu orçamento. Isso mesmo, você me fala pra onde quer viajar, quando e quanto tempo tem e eu faço aquela parte chata de pesquisar passagens, acomodação, o que fazer, como se deslocar… Bora tirar do papel aquela viagem dos sonhos?! Envie agora uma mensagem pra gente ou confira nossa tabela de valores no link  https://partiuviajar.blog.br/consultoria-de-viagens/ .

Por hoje é isso! Espero que você tenha gostado do post  com o roteiro sobre o que fazer em Florença em 2 dias. Qualquer dúvida ou sugestão deixa um comentário aqui pra gente. Pra não perder nenhum post, assine nossa newsletter e curta nossa página do Facebook!

Um beijo e até mais!

Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 32 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 32 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.

RELACIONADOS