Estádios pelo Mundo: Visita ao Mineirão

Compartilhe este post

O Partiu Viajar estreia hoje o primeiro post de uma série que faremos sobre estádios pelo mundo. O conteúdo é voltado para quem gosta de viajar e é apaixonado por futebol. A ideia é mostrar estádios ao redor do mundo (aqueles considerados pontos turísticos), e que possuam outras atrações, além dos jogos de futebol. Começo a série falando sobre uma visita ao Mineirão, principal estádio de Minas Gerais.

Estádio Mineirão | Visita ao Mineirão
Estádio Mineirão | Visita ao Mineirão

# Sobre o Mineirão

Inaugurado em 1965, o estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, é uma das principais atrações turísticas de Belo Horizonte – MG. Localiza-se na Pampulha, uma das regiões privilegiadas da capital mineira. É o maior e mais importante estádio do futebol mineiro, com capacidade para 62 mil pessoas.

Palco das principais conquistas dos times Cruzeiro e Atlético-MG, e sede da Copa do Mundo de 2014, o “Gigante da Pampulha” já vivenciou finais de Mundial Interclubes, Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, além do maior vexame da história da Seleção Brasileira, a goleada de 7×1 para a Alemanha durante a Copa de 2014.

Brasil x Alemanha pela Copa do Mundo de 2014
Brasil x Alemanha pela Copa do Mundo de 2014 | Visita ao Mineirão

Totalmente reformado e modernizado, visando à Copa do Mundo de 2014, o estádio se tornou uma belíssima arena multiuso. Além dos jogos de futebol, o Mineirão vem recebendo diversos shows, festivais e atrações culturais, tudo isso graças à enorme esplanada que foi construída durante a reforma do estádio. Desde a reinauguração em 2013, já passaram por lá bandas e artistas como Paul McCartney, Elton John, Guns N’ Roses, Iron Maiden, Pearl Jam, Maroon 5, dentre outros.

Esplanada do Mineirão - Local vem recebendo diversos shows e eventos - Foto: Superesportes
Esplanada do Mineirão – Local vem recebendo diversos shows e eventos – Foto: Superesportes | Visita ao Mineirão

# Visita ao Mineirão – Explanada

A esplanada é uma área externa do estádio com mais de 80 mil m². Além da capacidade para abrigar eventos de grande porte, é um lugar ideal para praticar corridas, caminhadas, andar de patins, skate e bicicleta. O local fica aberto diariamente para o público em geral, exceto em dias de jogos e eventos. Conta ainda com uma boa estrutura de banheiros e lanchonetes para matar aquela fome!

Um dos eventos mais legais que acontece por lá é o Mineirão Gastrô, voltado para a gastronomia, e que reúne os melhores food trucks, food bikes e restaurantes da cidade. Além de oferecer outras atrações, tem o foco de reunir a família, e também incentivar a prática de exercícios físicos. Bicicletas, skates e patins geralmente são liberados durante o evento. Como dito anteriormente, a esplanada é um ótimo lugar para praticar exercícios!

Mineirão Gastrô - Foto: amandicas.com
Mineirão Gastrô – Foto: amandicas.com | Visita ao Mineirão

A última edição do Mineirão Gastrô aconteceu em Dezembro de 2015. Por enquanto (até a data de publicação deste post), ainda não se sabe quando ocorrerá uma nova edição. Você pode acompanhar e obter novas informações pelo facebook do evento.

# Visita guiada ao Mineirão – Museu Brasileiro do Futebol

Voltando ao futebol, o Mineirão conta ainda com um belo museu: o Museu Brasileiro do Futebol. Lá estão registrados e expostos alguns fatos mais marcantes do estádio e do futebol brasileiro. Você irá encontrar bandeiras dos times, fotografias de jogadores, placas comemorativas e um hall da fama do estádio, onde estão eternizados os pés e mãos (para os goleiros) dos maiores jogadores que atuaram no Gigante da Pampulha. São diversas salas que contam história do estádio, desde a era pré-mineirão, passando pela sua construção, inauguração e reformas.

Museu Brasileiro do Futebol - Foto: http://estadiomineirao.com.br/museu-e-visita/
Museu Brasileiro do Futebol – Foto: http://estadiomineirao.com.br/

Existem também salas dedicadas à crônica esportiva, ao futebol mineiro, e uma outra que apresenta o futebol como fenômeno cultural, mostrando ligações com o cinema, literatura, fotografia e outras artes em geral. O mais legal é tudo ser mostrado de forma bastante interativa, com hologramas, fotografias, vídeos, sons e animações.
As visitas ao museu são guiadas e o visitante poderá conhecer também as dependências do estádio, como vestiários, sala de aquecimento, zona mista, área técnica do campo, camarotes e cadeiras especiais.

Museu Brasileiro do Futebol - Foto: Pedro Vilela / Agencia i7
Museu Brasileiro do Futebol – Foto: Pedro Vilela / Agencia i7 | Visita ao Mineirão

# Horário de funcionamento:

As visitas guiadas são feitas de hora em hora. Seguem os horários de funcionamento:

Terça: De 9h às 20h, de hora em hora.
Quarta à Sexta: de 9h às 17h, de hora em hora.
Sábado e Domingo: de 9h às 13h.

É importante destacar que não há visitação em feriados. Em dias de jogos e eventos, as visitas são feitas em horários especiais. Fique atento!

# Preços:

O visitante pode escolher entre visitar apenas o estádio, apenas o museu, ou ambos. Seguem os preços (atualizado em dezembro de 2017):

Inteira: R$ 20,00 / Meia-entrada: R$ 10,00

Antes de visitar, recomendo que você acesse o site da visita guiada ao Mineirão, pois os horários, regras e preços podem sofrer variações.

Museu Brasileiro do Futebol - Foto: http://estadiomineirao.com.br/museu-e-visita/
Museu Brasileiro do Futebol – Foto: http://estadiomineirao.com.br/

# Acesso:

O acesso ao museu é feito pelo portão G2, na Avenida Coronel Oscar Paschoal. O portão fica defronte ao CEU/UFMG. Informações sobre as principais linhas de ônibus que atendem a região são encontradas aqui.

Mais informações sobre as visitas podem ser encontradas no site do Museu.

É possível fazer uma visita ao Mineirão em dias sem jogos de futebol, mas a experiência só será completa se você puder assistir a algum jogo. Mesmo que o seu time não esteja em campo, vale a pena conhecer e sentir a atmosfera dentro e fora do estádio, além de ter a oportunidade de comer o famoso Tropeiro do Mineirão. Atualmente o Cruzeiro manda os seus jogos lá. O Atlético-MG joga de vez em quando, optando por mandar a maioria dos seus jogos no estádio Independência.

Clássico Cruzeiro x Atlético na reinauguração do Mineirão em 2013 - Foto: O Tempo
Clássico Cruzeiro x Atlético na reinauguração do Mineirão em 2013 – Foto: O Tempo

Geralmente é possível comprar ingressos de setores especiais pelo site oficial do Mineirão. Outros setores mais populares são comercializados pelo clube mandante da partida.

# Outras atrações – Região da Pampulha

Uma última dica que dou é reservar um tempinho para conhecer a região próxima ao estádio. Ao lado você encontra o Mineirinho, um ginásio poliesportivo com capacidade para 25 mil pessoas e que recebe uma tradicional feira de artesanato nas quintas e domingos. Na esplanada do Mineirão há uma passarela que liga o estádio ao Mineirinho.

Complexo da Pampulha - Mineirão e Mineirão são vistos ao fundo - Foto: http://www.akibh.com.br/
Complexo da Pampulha – Mineirão e Mineirinho são vistos ao fundo – Foto: AkiBH

Bem pertinho dali encontra-se o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, obra projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e que tem como destaque a Lagoa da Pampulha, a Igreja São Francisco de Assis e o Museu de Arte da Pampulha, famosos pontos turísticos de Belo Horizonte.

Se você tem alguma dúvida ou quer relatar alguma experiência vivida em uma visita ao Mineirão, sinta-se à vontade para deixar o seu comentário logo abaixo.

Até ó próximo post!


Compartilhe este post

Deixe um comentário