20 dicas imperdíveis pra quem vai viajar sozinho(a)

Ei pessoal, tudo bem? Como alguns já devem saber, ano passado eu embarquei sozinha em uma aventura pela Europa. Aprendi um tantão de coisas e adquiri bastante experiência. No post de hoje vou compartilhar um pouco do que aprendi. Serão 20 dicas para viajar sozinho pra quem vai ou está querendo se aventurar sem companhia por esse mundão.

Maya Bay - Tailândia | Dicas para viajar sozinho(a)
Maya Bay – Tailândia | Dicas para viajar sozinho(a)

Se ainda está faltando um empurrãozinho pra você bater o martelo e decidir viajar sozinho, dá uma conferida no post “Viajar sozinho? Sim! 5 motivos pra criar coragem”.

Ahhhh, eu escrevi também um ebook, o “Passo a passo para planejar um mochilão pela Europa”, no qual ensino como planejar uma viagem barata e independente pela Europa. Nele eu falo sobre como comprar passagens aéreas, documentos obrigatórios, hospedagem (hostel, hotel, couchsurfing etc), como se deslocar internamente, como montar um roteiro lógico, bagagem e muito mais!

Agora vamos às dicas!

20 dicas para viajar sozinho(a)

1- Pesquise, pesquise e pesquise

Planejamento é tudo nessa hora! Pesquise sobre seu destino, formas de deslocamento, etc. Não estou falando para deixar seu roteiro todo engessado, mas é importante ter um bom planejamento, saber onde está se enfiando rs.

2- Fique em hostels

Se hospedar em hostel é a melhor forma de conhecer pessoas novas e legais. Sempre quando eu viajo fico em hostels e super recomendo. Muitos deles possuem atividades para “unir” os hóspedes. Nos próprios quartos e áreas de convivência é possível fazer algumas amizades.

Uma das salas de convivência.
Sala de convivência em um Hostel | Dicas para viajar sozinho(a)

Já escrevi várias “reviews” aqui no blog sobre como foi me hospedar em vários hostels espalhados pelo mundo. Também já fiz um post com prós e contras de se hospedar em hostel. Se quiser conferir é só clicar aqui.

3- Tenha um plano B

Em qualquer tipo de viagem é bom ter um plano B. Não é nada legal não saber o que fazer quando algo não sai como gostaríamos, né?! Então, na hora que estiver montando seu roteiro, sempre coloque uma segunda opção de acomodação, opção de programa se o dia estiver chuvoso, etc.

4- Deixe as informações da sua viagem com um amigo ou parente

Essa dica é válida também para qualquer tipo de viagem. Deixe com um amigo ou parente os dias/horários dos seus voos, o nome/endereço de onde vai ficar hospedado… Se você não der notícias, eles saberão onde começar a te procurar.

5- Viaje com pouca bagagem

Essa é uma dica de ouro e serve para todo mundo! Viajar leve é a melhor coisa que tem, dá uma sensação de liberdade, de desapego… Mas, pra quem está viajando sozinho, é mais do que isso, é questão de praticidade. Imagina ter que se deslocar de lá pra cá com um monte de tralha? Ter que pegar transporte público, prestar atenção nas coisas e ainda vigiar um monte de bagagem?!

Aqui no blog tem post com “8 itens pra não levar na bagagem”. Clique no link para conferir.

Bagagem para uma viagem de 22 dias na época que eu era exagerada. Atualmente, já consigo viajar leve igual a minha amiga da foto rs
Bagagem para uma viagem de 22 dias na época que eu era exagerada. Atualmente, já consigo viajar leve igual a minha amiga da foto rs

6- Faça um pub crawl

Pub Crawl?? Sim!! rs. Pra quem não sabe o que é, vou explicar.

O Pub Craw é um tour pra conhecer alguns bares e boates. Pode ser pago ou não (na maioria das vezes é). Você visita uns 3 bares e termina a noite em uma balada (pode ser diferente, mas sempre que fiz foi assim). No tour você tem a oportunidade de conhecer várias pessoas e socializar de uma forma mais fácil, pois geralmente você ganha uma bebida em cada lugar que visitar, o que ajuda a espantar a timidez, ne?!

Sendo assim, é uma ótima pedida se você estiver viajando sozinho e quiser sair sem ter que ficar sentado no bar “all by youself” (todo sozinho rs).

Pub crawl que eu fiz em Belgrado. Ótima maneira para conhecer outros viajantes.
Pub crawl que eu fiz em Belgrado. Ótima maneira para conhecer outros viajantes | Dicas para viajar sozinho(a)

7- Siga sua intuição

Essa é uma dica de segurança. Sempre siga seus instintos, se sentir que não deve sair com tal pessoa ou ir pra determinado lugar, não vá!

8- Faça um free walking tour

Os walking tours são tours turísticos feitos a pé. Existem vários tours gratuitos espalhados por várias cidades do mundo todo. Eles trabalham com doações, ou seja, você faz o tour e “paga” o valor que achar justo.  Lá terá a chance de conhecer vários viajantes e trocar ideia com os guias locais também! Indico demais!

Grupo do Free walking tour.
Grupo do Free walking tour | Dicas para viajar sozinho(a)

9- Não guarde todo seu dinheiro em um único lugar

Imagina se te assaltam e todo seu dinheiro estava dentro da sua bolsa/carteira/mochila?! Guarde sempre a maioria do seu dinheiro no porta-dólar, deixe um valor baixo na carteira e coloque um montante escondido dentro da sua mala que estará no hostel/hotel. Eu sempre guardo meu dinheiro reserva dentro de um pote de hidratante. Não é um lugar óbvio e se alguém mexer nas minhas coisas não vai encontrar tão fácil haha.

10- Converse com os locais

Aproveite para se enturmar com os locais, seja no hostel ou no bar, converse com pessoas da cidade, pegue dicas!

11- Tente chegar na cidade durante o dia

É uma dica que não precisa de muita explicação, ne? rs Se você chegar de dia terá muito mais facilidade para pedir informações, mais opções de transporte, mais segurança etc.

12- Não dê tanta atenção aos “palpites” de quem nunca viajou sozinho

Pessoas que nunca viajaram só vão te chamar de louco, falar várias coisas que podem dar errado… não dê tanta atenção pra elas, pois elas não sabem na prática o que estão falando. Pese os “conselhos”, mas não os leve tão a sério. Ao invés disso, tente trocar ideia com gente que já viajou sozinho.

13- Fique em hostels bem localizados

Localização é tudo! Imagina você saindo sozinho à noite e voltando de madrugada pra um hostel lá onde Judas perdeu as botas rs. Opte por hostels bem localizados, com estação de trem/metrô pertinho pra ter mais liberdade e não gastar com taxi/Uber.

Fachada de um hostel
Fachada de um hostel | Dicas para viajar sozinho(a)

14- Aproveite para se perder e se achar

É uma das melhores dicas para viajar sozinho(a) rs. Quando você está viajando sozinho, você tem mais tempo para se conhecer, conectar consigo mesmo e, ao mesmo tempo, tem mais chances de se perder, pois não terá ninguém pra te dizer onde/quando/como ir.

15- Beba com moderação

Outra dica que não precisa de explicação, né?! Quando você está viajando sozinho não tem ninguém pra segurar sua onda caso algo aconteça. Então, nada de exagerar na bebida, pois se você passar mal ou ficar muito bêbado a ponto de não saber voltar pra casa, não terá ninguém de confiança pra te ajudar e dependerá da ajuda de pessoas que acabou de conhecer.

16- Conheça a cultura do destino e respeite-a!

Procure saber as regras do local para onde vai viajar, os costumes e os respeite.

17- Não fique tímido

Deixe a timidez de lado e aproveite para conhecer pessoas diferentes. Se ajudar, pense assim: “eu nunca mais vou ver essa pessoa mesmo”. Mas, as vezes, você cria um vínculo tão legal com a pessoa que acaba encontrando ela novamente. Quando eu viajei para a Tailândia, conheci uma polonesa em Bangkok, meses depois eu fui pra Europa e me hospedei na casa dela =D

18- Seja flexível

É legal ter um roteiro bem planejado, mas não deixe ele engessado. Pelo caminho você conhecerá muitas pessoas legais e elas poderão te fazer convites legais, que te farão ter que desviar do seu plano. Sendo assim, seja flexível 😉

19- Faça Couchsurfing

Se hospedar na casa de um local é uma experiência muito bacana! Além de conhecer mais a cultura da cidade, você ainda terá cia pra fazer algum programa legal (na maioria das vezes). Eu escrevi um post no qual conto algumas das minhas experiências, se quiser conferir é só clicar aqui.

Sofá que dormi em Sorrento pelo Couchsurfing.
Sofá que dormi em Sorrento pelo Couchsurfing | Dicas para viajar sozinho(a)

20- Aproveite a experiência para se conhecer melhor

Viajar sozinho não quer dizer ficar sozinho o tempo todo. Aproveite os momentos de solidão para fazer as coisas que você quer, no seu tempo, do seu jeito, sem ter que se preocupar com ninguém. É uma ótima oportunidade para se reconectar consigo mesmo!

Por hoje é isso! Espero que tenham gostado das dicas para viajar sozinho! Qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários.

Ative as notificações do Blog para ser avisado assim que os novos posts forem publicados e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e seguir o nosso perfil no Instagram.

Um beijo e até mais!

RELACIONADOS