Conexão em Paris – O que fazer em 11 horas

Compartilhe este post

Sabe quando você vai comprar sua passagem, vê uma conexão longa e logo começa a pensar se dá ou não para dar uma voltinha pela cidade enquanto espera o próximo voo?! Se vale a pena ou não escolher uma conexão mais longa?! Pois é, o Partiu Viajar inicia hoje a série “Conexões na Europa“, onde iremos falar sobre o que dá para fazer quando você tem apenas 11 horas para conhecer uma cidade da Europa. No primeiro post vou apresentar um roteiro e contar sobre os lugares que conheci durante a minha conexão em Paris.

Vista aérea de Paris | Conexão em Paris
Vista aérea de Paris – Foto: http://www.dicasparis.com.br/ | Conexão em Paris

Paris é uma cidade muito turística e relativamente fácil de locomover. A capital da França possui vários aeroportos, mas o principal é o Aeroporto Charles de Gaulle. Então, vamos partir do pressuposto que seu voo vai chegar e sair de lá. Outro ponto que é preciso levar em consideração é que você terá um total de 11 horas, ou seja, precisa dividir bem o seu tempo pois terá que se deslocar do/para o aeroporto.

# Deslocamento do Aeroporto até a região central (Torre Eiffel)

Para ir até a região central da cidade o viajante tem várias opções: ônibus, táxi ou metrô (RER). Se quiser economizar tempo sugiro ir de RER ou táxi, embora o último esteja sujeito ao trânsito.

Se optar por ir de RER é só pegar o B sentido KALI Gare de Massy Palaiseau, no terminal 2 e descer na Saint-Michel – Notre-Dame. É necessário trocar de trem e pegar a linha C sentido SARA Gare de St Quentin en Yvelines e descer na Gare du Champ de Mars Tour Eiffel. Da estação até a torre você deverá caminhar cerca de 700 metros.

Geralmente o trajeto de RER demora 1 hora. Sugiro separar 1 hora e 30 minutos para a ida e 2 horas e 30 minutos para a volta (já contando com o deslocamento a pé dentro do aeroporto e tempo de embarque). Assim, você terá apenas 7 horas para aproveitar o máximo da capital francesa!

# Conexão em Paris – O que fazer?

Paris é uma cidade super turística com muitas opções de passeios e lugares para conhecer. Abaixo falaremos dos pontos mais famosos e que podem ser visitados em 7 horas, já descontando as 4 horas de deslocamento.

Torre Eiffel - Foto: http://edugeographys.com/
Torre Eiffel – Foto: http://edugeographys.com/

Torre Eiffel

É um dos símbolos da cidade. Ir à Paris e não visitar a Torre é como ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor. Quem desejar subir e admirar a vista lá de cima deve separar pelo menos 1 hora do roteiro, isto se não tiver filas. Aqueles que desejarem apenas tirar algumas fotos e admirar a magnitude do monumento sem subir podem separar apenas 30 minutos.

Vista do topo da Torre Eiffel | Conexão em Paris
Vista do topo da Torre Eiffel | Conexão em Paris

A Torre está aberta para visitação todos os dias do ano! Da metade do mês de junho até o início de setembro ela abre das 9:30 até a meia noite. Nos meses restantes ela fica aberta das 9:30 às 23h. O ingresso para um adulto subir até o topo custa 17 euros e é possível comprar online.

Mais informações no site http://www.toureiffel.paris/

Vista do topo da Torre Eiffel | Conexão em Paris
Vista do topo da Torre Eiffel | Conexão em Paris

Arco do Triunfo

Foi Napoleão Bonaparte que mandou construir o monumento para homenagear suas vitórias militares. É possível caminhar da Torre até ele, são mais ou menos 2km de distância. Um caminho interessante é atravessar o Rio Sena e passar pelo Trocadero, onde os turistas costumam tirar as famosas fotos beijando/segurando a Torre.

Arco do Triunfo | Conexão em Paris
Arco do Triunfo | Conexão em Paris

Champs Elysees

É a avenida mais famosa da cidade! Lá encontram-se lojas de marcas famosas, como Prada e Cartier. É interessante caminhar com calma por ela, reparar nas vitrines, e seguir até a Praça da Concórdia, que é a maior praça da cidade. São mais ou menos 2,3 km do Arco até a Praça.

Champs-Élysées | Conexão em Paris
Champs-Élysées | Conexão em Paris

Museu do Louvre

É o museu mais famoso do mundo! Muitos dizem que são necessários pelo menos 3 dias inteiros para conhecer ele todo. Eu passei umas 4 horas lá e conferi as pinturas e monumentos mais conhecidos! Se na sua conexão em Paris você desejar conhecer o museu por dentro sugiro fazer somente ele e a Torre!

Da Praça da Concórdia até o Museu também é possível ir caminhando. No percurso de 1,5 km tem o belíssimo Jardin des Tuileries, um lago e várias coisas interessantes.

O Museu abre todos os dias da semana, exceto terça feira e em alguns feriados. Antes de ir é bom entrar no site e conferir mais informações http://www.louvre.fr/en/homepage

Museu do Louvre | Conexão em Paris
Museu do Louvre | Conexão em Paris

# Deslocamento da região central (Museu do Louvre) para o Aeroporto

Para ir do Louvre para o aeroporto de transporte público é bem tranquilo. Você terá que pegar a linha 1 do metrô na estação Palais Royal – Musée du Louvre sentido Château de Vincennes e descer na Louvre – Rivoli. Em seguida, é só caminhar cerca de 8 minutos até a estação Châtelet – Les Halles e pegar o RER B sentido ERBE CDG Terminal 2 / TGV e descer na Aéroport CDG Terminal 2 TGV.

Essas são minhas sugestões para Paris. Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida é só perguntar aqui embaixo! Au revoir!


Compartilhe este post

2 comentários em “Conexão em Paris – O que fazer em 11 horas”

  1. Olá!
    Paris foi o primeiro país da Europa que você aterrizou nessa viagem?
    Se sim, gostaria de saber como fez com relação a imigração e se precisou pegar sua mala despachada.
    Um funcionário da Air France me informou que talvez eu terei que pegar minha mala e só poderei despachar quando liberarem a aeronave do próximo voo. Atrapalhando minha intenção de seguir esse roteiro perfeito! 🙁

    Responder
    • Ei Louise!
      Nunca fiz imigração em Paris. O que geralmente acontece é que na hora do check in o funcionário da cia aérea pergunta se você deseja pegar a mala na conexão ou não. Neste caso é só você dizer que quer pegar no destino final. Caso ele diga que não é possível, a alternativa é você guardar sua mala em um guarda volumes do aeroporto.

      Responder

Deixe um comentário