Como justificar o voto durante uma viagem internacional ou pelo Brasil

Compartilhe este post

Ei pessoal! O post de hoje é específico para aqueles felizardos que estarão viajando durante as eleições. Mas, felizardos pois não terão que votar? Nãooo, felizardos pois estarão viajando mesmo! Nas próximas linhas vou explicar como justificar o voto durante uma viagem internacional e, também, durante uma viagem pelo Brasil.

Avião decolando
Partiu Viajar! | Como justificar o voto durante uma viagem

Primeiro, vale lembrar que quem está com pendência junto à Justiça Eleitoral ficará impedido de: requerer passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos; renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública; requerer qualquer documento que necessite da quitação eleitoral; etc

# Como justificar o voto durante uma viagem internacional

Se você mora no Brasil, mas vai estar viajando para o exterior durante o primeiro ou segundo turno das eleições, deverá justificar a ausência do seu voto em até 60 dias após cada turno ou em até 30 dias após o retorno ao Brasil, em qualquer cartório eleitoral.

Você deve preencher o “Requerimento de Justificativa Eleitoral pós eleição” e levar ao cartório ou posto de atendimento junto com o título de eleitor e um documento original com foto.

Não é possível justificar o voto no exterior no dia das votações.

Requerimento de justificativa | Como justificar o voto durante uma viagem
Requerimento de justificativa | Como justificar o voto durante uma viagem

# Como justificar o voto durante uma viagem pelo Brasil?

O eleitor que estiver viajando dentro do Brasil poderá justificar o voto no dia da eleição ou após a mesma.

  • Justificando a ausência de voto no dia da eleição: é beeeem simples. Você deverá ir até um local de votação, levar seu título e um documento oficial de identidade com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista). Lá vai ter que preencher um requerimento/justificativa e pronto.

Nas últimas eleições eu estava fora da minha cidade e tive que justificar a ausência, fiz o procedimento acima e não gastei mais que 10 minutos.

  • Justificando a ausência de voto após a eleição: se você não conseguir justificar no dia da eleição, terá até 60 dias após a mesma para ir até um cartório eleitoral de posse do seu título de eleitor e documento de identidade com foto para fazer a justificativa.

Os eleitores que votarem na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e zona eleitoral no exterior podem justificar pela internet, basta acessar o site do TSE clicando aqui.

Site do TSE | Como justificar seu voto durante uma viagem.
Site do TSE | Como justificar seu voto durante uma viagem.

Observação: não há limitações para o número de vezes que o eleitor pode justificar o voto.

Como você viu acima, não é difícil justificar a ausência do voto. Assim, na minha opinião, não vale a pena desmarcar uma viagem ou alterar seu planos por causa disso. Basta ficar atento aos prazos de justificativa.

Se você tiver alguma dúvida sobre como justificar o voto durante uma viagem, pode deixar um comentário aqui embaixo ou procurar um cartório eleitoral.

Pra quem ainda não sabe, o Blog tem página no Facebook, Instagram, Twitter e Canal no YouTube! Acompanha a gente lá pra ficar por dentro das nossas aventuras! Se você não tiver redes sociais pode se inscrever pra receber nossa newsletter, assim receberá as novidades por email =)

Ahh, se você não vai viajar durante o período eleitoral, mas quer viajar em breve e não sabe como organizar tudo, vou te dar uma dica: o blog oferece um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual eu planejo sua trip do jeitinho que você quer, tudo personalizado! Isso mesmo, você me fala pra onde quer viajar, quando e quanto tempo tem e eu faço aquela parte chata de pesquisar passagens, acomodação, o que fazer, como se deslocar… Partiu tirar do papel aquela viagem dos sonhos?! Envie agora uma mensagem pra gente ou confira nossa tabela de valores no link  https://partiuviajar.blog.br/consultoria-de-viagens/ .

Beijos e até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário