Como se deslocar dos Aeroportos de Gatwick e Heathrow para o centro de Londres

Sabe quando você chega em uma cidade e fica naquele dilema sobre qual é a melhor forma ($$) de se deslocar do aeroporto até o centro da cidade?! Pois é, no post de hoje vou contar para vocês como ir dos Aeroportos de Gatwick e Heathrow para o centro de Londres.

A cidade é enooooorme e possui 6 aeroportos: Heathrow, Gatwick, Stansted, Luton, City e Southend. Os dois primeiros são considerados os principais aeroportos da capital inglesa.

Não sei se você sabe, mas eu fiquei uns 3 meses em Londres estudando e passeando. Fiz vários posts sobre o que fazer por lá, se você ainda não viu, basta clicar aqui para encontrar o que já escrevi sobre a cidade.

Mapa com os aeroportos de Londres | Como ir dos Aeroportos de Gatwick e Heathrow para o centro de Londres
Mapa com os aeroportos de Londres | Como ir dos Aeroportos de Gatwick e Heathrow para o centro de Londres

# Como ir do aeroporto de Heathrow até o centro de Londres

A grande maioria dos voos que saem do Brasil para Londres pousam neste aeroporto.

1) Metrô/Tube

A opção mais barata e prática é ir de metrô utilizando a linha Piccadilly, dependendo do seu destino você terá que fazer baldeação e pegar outra linha. Se você for ficar em algum lugar perto do Hyde Park, Piccadily Circus, Leicester Square, Covent Garden, Holborn, Russel Square ou Kings Cross St Pancras, poderá pegar somente uma linha, sem necessidade de baldeação.

O trajeto até o centro de Londres dura cerca de 45 min e custa 5,10 libras com o cartão Oyster nos horários de pico (segunda a sexta 06:30 às 09:30) ou 3,10 nos outros horários (incluindo feriados). Se você não tiver o Oyster, a passagem custa 6 libras (qualquer horário). DICA: você precisa adquirir o cartão Oyster para se deslocar em Londres, pois sem ele o transporte fica mais caro. Em breve vou publicar um artigo “ensinando” como se deslocar na capital britânica.

Com certeza o método mais fácil e barato é pegando o Metro (tube) na linha Piccadilly. Há 3 saídas para chegar lá. A viagem é um pouquinho longa (50 min), mas tranquila. Um ticket custa 5,10 libras e 3,10 fora da hora do rush usando o Oyster card; Sem o card é 6 libras.

Nas sextas e sábados o metrô funciona 24h dos terminais 1,2,3 e 5. Já, durante a semana o metro começa a rodar a partir das 5:10 e termina às 23:45. Eu, particularmente, fiquei muito surpresa ao saber que o metrô não é 24h todos os dias…pois é Londres, né?!

Aeroporto de Gatwick
Aeroporto de Gatwick | Como ir dos Aeroportos de Gatwick e Heathrow para o centro de Londres

2) Ônibus

Uma segunda opção para sair do Heathrow até o centro é de ônibus. Sendo que se você escolher essa opção terá a possibilidade de ir no ônibus urbano ou em algum particular (coach). O ônibus urbano é o N9 (noturno), ele vai até a Trafalgar Square, sendo uma opção econômica para quem chegar de madrugada quando o metrô não estiver funcionando. A tarifa é 1,50 libras e você precisa ter o Oyster Card, pois os ônibus não aceitam pagamento em dinheiro.

Se você estiver com muita bagagem e quiser um pouquinho mais de conforto sem gastar muito, pode pegar um ônibus da National Express, eles têm vários horários e tarifas. Quanto antes você comprar a passagem, mais barato fica. Custa em média 10 libras. Mais detalhes no site da companhia.

Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Para não esquecer de levar os itens essenciais em sua viagem, baixe gratuitamente o Checklist: O que levar na bagagem de viagem

3) Trem

Essa é uma boa opção para quem não está preocupado em economizar e quer chegar mais rápido ao centro. As tarifas dos trens podem variar de 10 a 25 libras e o trajeto pode ser feito em 30 min. As empresas que fazem esse serviço são a Heathrow Express e a TFL Rail.

4)Táxi

Você também pode ir nos famosos “cabs”, porém a experiência não é barata e não é rápida. Uma corrida sai em média por 60 libras e o percurso demora uns 60 min (depende do horário e trânsito).

Aeroporto de Gatwick
Aeroporto de Gatwick | Como ir dos Aeroportos de Gatwick e Heathrow para o centro de Londres

# Como ir do aeroporto de Gatwick até o centro de Londres

Se o seu voo do Brasil fizer escala em outra cidade da Europa e depois for para Londres, provavelmente é neste aeroporto que você vai pousar! Eu passei por ele quando estava indo para Lisboa e quando estava voltando de Copenhague.

1) Trem

Não tem opção de chegar/sair de metrô, sendo assim o trem é a opção melhor custo x benefício (rápido e acessível) e foi ele que utilizei. Eu peguei na estação de Kings Cross St Pancras e paguei 10 libras. A viagem durou 60 minutos.

As principais companhias que fazem o trajeto são a Gatwick Express e a Thameslink. Você poderá comprar na hora ou online, se comprar antecipadamente sai mais barato.

2) Ônibus

Via de regra, é a opção mais barata. Um ônibus da National Express custa em média 5 libras e demora 90 min para chegar até o centro de Londres.

Aeroporto de Heathrow
Aeroporto de Heathrow | Como ir dos Aeroportos de Gatwick e Heathrow para o centro de Londres

3) Taxi

Também existe essa opção, que não é nada barata ou rápida 😉 Custa em média 60 libras e a viagem demora em média 70 minutos.

Ahhh, aqui no blog temos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual eu planejo sua trip do jeitinho que você quer (número de dias, época do ano…) e dentro do seu orçamento. Isso mesmo, você me fala pra onde quer viajar, quando e quanto tempo tem e eu faço aquela parte chata de pesquisar passagens, acomodação, o que fazer, como se deslocar… Bora tirar do papel aquela viagem dos sonhos?! Envie agora uma mensagem pra gente ou confira nossa tabela de valores no link  https://partiuviajar.blog.br/consultoria-de-viagens/ .

É isso por hoje! Espero que tenha achado o post prático e de fácil entendimento. Se tiver alguma dúvida, pode deixar um comentário aqui embaixo que eu respondo =) Ahh, nosso “PASSO A PASSO PARA PLANEJAR SEU MOCHILÃO PELA EUROPA” também é uma ótima opção se você for um viajante econômico e de primeira viagem, para conferir uma amostra do livro basta clicar AQUI.

Até mais!

Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 32 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 32 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.

RELACIONADOS