Cidades da Serra Gaúcha: Canela

Compartilhe este post

O post de hoje é o segundo da série “Cidades da Serra Gaúcha” e será sobre CANELA!

Canela é uma cidadezinha muito bonita, localizada a apenas 8 km da charmosíssima Gramado e distante, aproximadamente, 108 km da capital do Estado. A cidade é um dos destinos turísticos mais procurados do Rio Grande do Sul e o PARTIU VIAJAR foi lá para conferir de perto o porquê desse sucesso todo.

Como a cidade fica colada em Gramado é muito comum os turistas dividirem seus dias de férias entre as duas cidades. Se possível, sugiro separar 2 dias para cada uma delas, isso para ver o principal, sem muita pressa, porém se quiser aproveitar um pouco mais as duas cidades é aconselhável ficar 1 dia a mais em cada uma.

Como chegar a Canela

Partindo de Gramado as formas para chegar a Canela são carro, ônibus intermunicipal e bicicleta. Como eu me hospedei em Gramado e adoro pedalar optei por alugar uma bike e ir pedalando até Canela, a distância entre as duas cidades é de apenas 8 km, sendo conectadas pela Avenida das Hortênsias.

Existe, também, opção de ônibus turísticos (no estilo hop on hop off), que podem ser contratados no centro de Gramado. Se você se hospedar em Canela também é possível contratar tais ônibus, eles são bem práticos.

Catedral de Pedra - Foto: www.temporadalivre.com
Catedral de Pedra – Foto: www.temporadalivre.com

Onde se hospedar

A cidade possui muitas opções de hospedagem e é conhecida como “cidade dormitório”, pois geralmente fica mais em conta se hospedar lá do que em Gramado. Inclusive, muitos moradores da região, que trabalham em Gramado, preferem morar em Canela, justamente pelo fato de ser mais barato o custo de vida lá.

Mais uma vez, a escolha vai depender do bolso de cada um. Se quiser fazer uma pesquisa de preços é só clicar aqui e você será direcionado para o site do Booking.

O que fazer

A cidade possui várias opções de lazer, seguem algumas que podem ser encaixadas em um roteiro de 2 dias.

Catedral de Pedra – seu nome oficial é Catedral de Nossa Senhora de Lourdes. Localizada no centro de Canela, é uma construção imponente e possui um estilo gótico, sendo o ponto turístico mais visitado da cidade.

Parque Estadual do Caracol – é um dos destaques da região, sendo um dos locais mais visitados do Estado. A atração principal é a Cascata do Caracol, que possui uma queda de 131 metros. Abre todos os dias da semana de 8:45 às 17:45. Segue o site oficial para mais informações: http://www.parquedocaracol.com.br/

Parque Estadual do Caracol - Foto: www.gramadocanela.com.br
Parque Estadual do Caracol – Foto: www.gramadocanela.com.br

Bondinhos do Parque da Serra – o parque fica localizado a apenas 500 metros do Parque do Caracol e possui como destaques os bondinhos, que proporcionam uma linda vista da Cascata do Caracol. Além dos bondinhos têm algumas trilhas, mirante, tirolesa e outras atrações. Você pode conferir tudo no site oficial deles.

Bondinhos do Parque da Serra - Foto: www.temporadalivre.com
Bondinhos do Parque da Serra – Foto: www.temporadalivre.com

Quando eu fui a Canela não fiz esse passeio, mas o pessoal do “Mala Pronta Gramado” fez, se quiser conferir o relato deles, clica no link https://malaprontagramado.com.br/o-que-fazer-em-canela/ 

Mundo a vapor – é um parque temático bem famoso na região, nele o turista encontra miniaturas de uma olaria, de uma fábrica de papel etc. Sua fachada chama bastante a atenção, pois remonta a um acidente de trem ocorrido em Paris no ano de 1895. Para mais detalhes, acesse o site oficial do parque temático.

Mundo a vapor - Foto: www.hoteisepousadasem.com.br
Mundo a vapor – Foto: www.hoteisepousadasem.com.br

Vitivinícola Jolimont – a marca Jolimont é famosa na região. Em vários restaurantes de Gramado e Canela você vai encontra-la na carta de vinhos. Além de estar presente nos restaurantes, abriram uma loja no centro de Gramado e possuem a “fábrica” em Canela.

Vitivinícola Jolimont - Foto: Lid Costa
Vitivinícola Jolimont – Foto: Lid Costa

Tive a oportunidade de degustar os vinhos e gostei muito. O tour a vitivinícola é gratuito, ao final o turista tem a chance de comprar os vinhos, sucos e espumantes. Recomendo!

Dica: quem estiver hospedado em Gramado e quiser visitar a vitivinícola é só ligar para a loja e reservar uma vaga, eles costumam fazer o transfer de/para a vitivinícola de graça.

Vitivinícola Jolimont - Foto: Lid Costa
Vitivinícola Jolimont – Foto: Lid Costa

Alpen Park – é um parque de diversões situado a apenas alguns minutos do centro da cidade, bem próximo a Vitivinícola Jolimont. Possui como atração principal o passeio no trenó, que é uma espécie de montanha russa, cuja velocidade pode ser controlada pelo passageiro. Além dele, possui também uma outra montanha russa, muro de escalada, arvorismo, simuladores, torre de rapel e muito mais! Aberto diariamente das 09h às 18h. Para mais informações consulte o site oficial.

Leia também:
– Onde ficar em Gramado: do econômico ao luxo!
– Cidades da Serra Gaúcha: O que fazer em Gramado

Espero que tenham gostado do post! Se quiserem mais dicas é só deixar um comentário aqui embaixo. Até o próximo!


Compartilhe este post

Deixe um comentário