Plitvice Lakes: bate e volta de Zagreb até o paraíso!

No post de hoje vou contar tudo sobre o bate e volta que fiz de Zagreb até os Lagos Plitvice (Plitvice Lakes). Quem estiver pela Croácia não pode deixar de colocar esse lugar deslumbrante no roteiro. Mas não acreditem somente na minha palavra, dá uma olhada nessas fotos maravilhosas ❤❤❤

Olha a cor dessa água 🔝 | Plitvice Lakes Dicas
Olha a cor dessa água 🔝 | Plitvice Lakes Dicas
Uma das várias cachoeiras | Plitvice Lakes Dicas
Uma das várias cachoeiras | Plitvice Lakes Dicas

# Plitvice Lakes

O PLITVICE LAKES (Plitivicka Jazera em croata) é um Parque Nacional com 20.000 hectares de lagos, cachoeiras e trilhas. Possui 16 lagos que se dividem em lagos superiores (12) e lagos inferiores (4).

Existem várias trilhas que o visitante pode percorrer. Na entrada do parque há um mapa com os nomes das trilhas e a duração aproximada de cada percurso. Os visitantes percorrem a maioria a pé,  mas também existe um barco que faz um determinado percurso para atravessar de uma margem até a outra.

O parque possui uma estrutura muito boa para acolher os visitantes. Existem banheiros, restaurantes, cafés, estacionamento e loja de souvenirs. Os caminhos das trilhas menores possuem uma estrutura de madeira, já as mais longas nem sempre (as vezes é só a natureza bem primitiva com mato/terra rs).

Caminhos delimitados com"piso" de madeira | Plitvice Lakes Dicas
Caminhos delimitados com”piso” de madeira | Plitvice Lakes Dicas

Eu escolhi percorrer a trilha K, ela é a mais longa, são de 6 a 8 horas de caminhada. Em alguns momentos não havia um caminho super demarcado ou o chão de madeirinha,  mas em compensação só tinha eu e a natureza, uma paz imensa! Quem tiver um preparo físico mais ou menos bom pode se arriscar, vale a pena!

Vista do alto da trilha | Plitvice Lakes Dicas
Vista do alto da trilha | Plitvice Lakes Dicas

# Como Chegar

Eu vi várias excursões saindo de Zagreb para o parque, no meu hostel inclusive eles ofereciam para levar e buscar por 250 kunas, sendo que eu fui de ônibus e paguei somente 135 kunas. Assim, não vale a pena pagar quase o dobro do preço só pra buscarem na porta do hotel/hostel, pois a rodoviária da cidade é bem localizada e os ônibus para em frente à portaria do parque.

– Saindo de Zagreb

Como eu já falei ali em cima, eu estava em Zagreb e fiz um bate e volta de ônibus. Da capital croata até lá são 137km. Tem vários horários de ônibus tanto pra ir quanto para voltar, não tem necessidade de comprar pela internet e é possível comprar de véspera na rodoviária.

– Saindo de Zadar

É um bate e volta super comum também, são apenas 133km de Zadar até o parque. Quem não quiser alugar carro pode ir de ônibus que é super tranquilo.

– Saindo de Split

Para quem estiver mais no Sul do país e quiser fazer os lagos e depois ir para Zagreb, por exemplo, é uma boa, mas para fazer um bate e volta acho que fica meio cansativo, afinal são 270km entre os dois lugares.

Observação: pra quem quiser dormir nos arredores do parque, é possível encontrar algumas opções de hotéis e campings. Acho interessante, porém acredito que deve ser mais caro.

Uma das cachoeiras mais lindas ❤💚💙 | Plitvice Lakes Dicas
Uma das cachoeiras mais lindas ❤💚💙 | Plitvice Lakes Dicas

# Horário de Funcionamento e Preços

O parque abre todos os dias da semana e funciona das 07h às 19h, porém os ingressos só são vendidos até as 16:30. É um passeio de dia inteiro, eu cheguei lá antes das 10 da manhã e fui embora as 18h.

Os preços do ingresso variam de acordo com a época do ano. De 1/11 a 31/03 o ingresso para adultos custa 55 kunas = moeda oficial do país (+- 8 euros); de 1/04 a 30/06 e de 01/09 a 31/10 custa 110 kunas (+- 16 euros); de 1/07 a 31/08 o ingresso custa 180 kunas (+- 25 euros). Crianças com menos de 7 anos não pagam.

Para mais detalhes dá uma conferida no site do parquehttp://www.np-plitvicka-jezera.hr/en/ .

Um dos mirantes do parque! | Plitvice Lakes Dicas
Um dos mirantes do parque! | Plitvice Lakes Dicas

# Quando ir

Não existe uma época específica para visitar o local, lá é tão lindo que, desde que não esteja chovendo, deve ser ótimo em qualquer época do ano. Eu fui na segunda quinzena de abril, ou seja, primavera. Estava beeem frio, no dia anterior havia nevado até, mas no dia da minha visita estava um sol super gostoso, o que destacou os tons de azul e verde da água! Como eu fiz a trilha mais longa, pude ver um pouquinho da neve que havia caído no dia anterior, muito lindo o contraste! ❤

Neve, sol, verde....lindo de morrer! | Plitvice Lakes Dicas
Neve, sol, verde….lindo de morrer! | Plitvice Lakes Dicas

O vídeo sobre os Plitvice Lakes ja está no nosso Canal no YouTube, você pode vê-lo logo abaixo. Aproveita e se inscreva lá pra não perder os próximos!

E aí,  vale ou não a pena visitar o parque? Claro que depois de ver essas fotos e o vídeo a resposta só pode ser sim, né! Quem tiver alguma dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo.

Um beijo e até mais.

RELACIONADOS