10 motivos para você conhecer Ilhabela!

Compartilhe este post

O post de hoje é sobre a encantadora Ilhabela e quem vai falar um pouquinho sobre a cidade é a Isabela Gesteira (colaboradora esporádica e viajante frequente rs ). Depois de passar mais de uma mês nesse pedacinho do paraíso, a Isa vai compartilhar com a gente nesse post 10 motivos para conhecer e o que fazer em Ilhabela. Vamos lá!

# O que fazer em Ilhabela:

Ilhabela, conhecida nacional e internacionalmente como a Capital Das Velas, está entre as 15 cidades consideradas estâncias balneárias em São Paulo e é um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros.

Na ilha você encontra praias, trilhas, cachoeiras, vida noturna agitada e muitas outras opções de turismo. Veja agora 10 motivos para conhecer Ilhabela:

1) Localização

Com localização privilegiada, Ilhabela está localizada a 205 km de São Paulo, no litoral norte do estado e a 430 km do Rio De Janeiro. É um destino estrategicamente localizado para quem deseja explorar um pouco mais o litoral do sudeste brasileiro. (Dica de roteiro: Ilhabela – Ubatuba – Paraty).

Além disso, para quem for pra ilha de avião, uma boa noticia: Do Aeroporto de Guarulhos saem diariamente vários ônibus (da empresa litorânea) que vão para a balsa de São Sebastião (“porta” de entrada pra Ilhabela).

Ilhabela
Ilhabela

2) Praias

São mais de 40 praias paradisíacas na ilha! Algumas desertas, outras muito bem estruturadas com bons quiosques, umas apropriadas para o surf, outras ideias para crianças e assim por diante. São opções para todos os estilos de viajantes. E é uma praia mais bonita do que a outra!

Para mim, as 5 melhores praias da ilha são: Praia do bonete (segundo jornal britânico The Guardian uma das dez praias mais bonitas do Brasil), Praia Jabaquara, Praia do Pinto, Praia das Pedras Miúdas (ilha das cabras) e Praia dos Castelhanos.

Praia dos Castelhanos | O que fazer em Ilhabela
Praia dos Castelhanos | O que fazer em Ilhabela

3) Cachoeiras

Além de praias maravilhosas, em Ilhabela você ira encontrar cachoeiras abundantes, que são um verdadeiro espetáculo da natureza. Uma das mais bonitas que visitei foi a Cachoeira Paquetá, também conhecida como Cachoeira da Borda Infinita. Para acessar ela é necessário fazer uma pequena trilha de aproximadamente 30 min.

Cachoeira Paquetá | O que fazer em Ilhabela
Cachoeira Paquetá | O que fazer em Ilhabela

4) Trilhas

Pra quem gosta de trilha, Ilhabela é um prato cheio! Lá existem inúmeras opções de trilhas, de diferentes níveis de dificuldade.
Algumas praias da ilha só podem ser acessadas através de trilhas ou pelo mar. Uma dessas praias é a do Bonete. A trilha tem 14 km, é de nível médio e dura cerca de 4 h.
Pra quem não tem muito experiencia com trilhas, recomendo a Trilha Paquetá e a da Cachoeira do Gato (que tem início na Praia Castelhanos).

Placa com mensagem inspiradora | O que fazer em Ilhabela
Placa com mensagem inspiradora | O que fazer em Ilhabela

5) Segurança

Ilhabela é considerada um dos municípios mais seguros do Brasil! O índice de criminalidade na região é minimo, o que torna as férias na Capital Das Velas ainda melhor e muito mais tranquila!

6) Centro Histórico

Carinhosamente conhecido como Vila, o centro histórico de Ilhabela é uma atração a parte! A vila fica a 6 km da balsa e coleciona várias construções históricas, em especial, a que eu mais gosto é a Igreja de Nossa Senhora D’ajuda, que é um verdadeiro charme!

Além dos pontos históricos, na Vila você encontrará vários restaurantes, lojinhas de souvenir, gelaterias, baladas e um pier lindo que oferece uma vista maravilhosa! Definitivamente, vale a pena a visita!

Ilhabela | O que fazer em Ilhabela
Ilhabela | O que fazer em Ilhabela

7) Vida noturna

A noite começa a bombar nas quartas feiras, com o tradicional forró no Estaleiro. Se for dar um pulinho lá, não deixe de tomar uma dose de gengibrada, a famosa bebida do Estaleiro. Nas quintas, a pedida é o bar Okeanos, que está localizado no shopping Ardhentia, na praia do Perequê (centro comercial da ilha).

Toda quinta tem musica ao vivo de ótima qualidade no Okeanos e o bar fica bem cheio. Então é bom não chegar muito tarde para não correr o risco de ficar sem uma mesa.

Tequila do Bar Okeanos | O que fazer em Ilhabela
Tequila do Bar Okeanos | O que fazer em Ilhabela

As sextas e sábado a noite bombam na Vila! Pra quem gosta de balada, recomendo o Estaleiro e o CreOula, ambos possuem programação variada nos finais de semana, então é bom dar uma conferida antes (na pagina do facebook de cada balada) e ver qual irá tocar o ritmo que te agrada mais.

Já pra quem prefere um bom barzinho, recomendo o bar SP, que fica na rua do meio (uma ruazinha super charmosa), na vila também. No bar SP sempre tem musica ao vivo e o clima lá é super descontraído e animado.

8) Gastronomia

De comida Italiana a Árabe, na ilha tem opção para todos os gostos! Você gosta de tomar uma cerveja gelada acompanhada de uma porção de frutos do mar muito bem feita? Bom, então com certeza você irá gostar do Quiosque Pelicano, que fica a beira mar, na praia do Perequê.

Porção de camarão e batata frita
Porção de camarão e batata frita

Pizza ou Wrap? Se você gosta muito de uma dessas duas comidas, não pode deixar de visitar o Bellabar, que está localizado no centro historico (vila <3)

Opaa, vai almoçar e quer um restaurante self-service? Então não deixe de ir no Restaurante Do Cura. Ou você prefere um pratos individuais à la carte? Se sim, o restaurante Pimenta De Cheiro é uma opção certeira. Ambas opções estão localizadas na praia do Perequê.

Ahh, que tal comida árabe? E cerveja artesanal? Bom, se você curte essas duas opções, é só dar um pulo no Emirados Esfiharia e Cervejaria, que também esta localizado no shopping Ardhentia.

9) Ampla rede hoteleira

Hostel? Pousada? Hotel? em Ilhabela você escolhe! E são inúmeras opções!
Veja as opções, compare os preços e faça sua reserva pelo Booking. Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar publicando conteúdos exclusivos.

Eu fiquei hospedada no Hostel Central Ilhabela, como voluntaria via wordpackers. Super recomendo!

Ilhabela
Ilhabela

10) Calendário agitado

Semana da vela, Carnaval, Pôr do sol musical, Shows ao vivo e gratuitos na vila, Copa Suzuki, Xterra etc. Em Ilhabela tem evento o ano todo! O calendário da ilha é sensacional!

Dica bônus: Pôr do sol.

É fã de pôr de sol? Sim? Então vá para a Ilhabela e não se arrependerá! O pôr do sol na Capital das Velas é de tirar o folego!

Por fim, deixo aqui uma foto para comprovar essa maravilha da natureza:

Pôr do sol | O que fazer em Ilhabela
Pôr do sol | O que fazer em Ilhabela

Essas foram as dicas da Isa. Agora você já sabe o que fazer em Ilhabela. Motivos não faltam!

E aí, gostou das opções? Deixe seu comentário ou dúvida aqui embaixo.

Até mais!


Compartilhe este post

2 comentários em “10 motivos para você conhecer Ilhabela!”

Deixe um comentário