Cinque Terre, um paraíso ali na Itália – Dicas de como chegar, o que fazer e onde ficar

Ciao, pessoal! No post de hoje vou contar para vocês sobre minha experiência em Cinque Terre, na Itália. Dicas de como chegar, onde ficar, o que fazer em Cinque Terre, etc. Esse “passeio” é simplesmente maravilhoso! Fiquei apaixonada, um pedaço do paraíso!

Cinque Terre é um conjunto de 5 (cinque) vilas situadas na região da Liguria. As vilas são Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso. Além das 5 vilas, eu também passei por Portovenere e Lerici (fiquei hospedada lá ).

Portovenere não faz parte de Cinque Terre, apesar de alguns a chamarem de a sexta terre. Ela é muito bela, chegando de barco causa um impacto muiiito legal. Sugiro fortemente vocês incluírem ela no roteiro, vocês não vão se arrepender!

Entre Vernazza e Monterosso, só eu e essa natureza perfeita!!
Entre Vernazza e Monterosso, só eu e essa natureza perfeita!!

# Como chegar em Cinque Terre

As duas formas mais comuns de chegar nas vilas são por barco ou trem. Ambas são boas, porém uma é mais cara que a outra e, na minha opinião, o ideal é mesclar as duas. Há opção de fazer as trilhas a pé, mas a maioria dos caminhos estavam fechados quando eu fui, só a trilha de Vernazza até Monterosso estava aberta (recomendo a caminhada!). Antes de ir é melhor pesquisar no site oficial quais caminhos estarão abertos 👉 http://www.parconazionale5terre.it/Eindex.php

Cinque Terre | Como chegar em Cinque Terre
Cinque Terre | Como chegar em Cinque Terre

Barco – Prós x Contras

Optando por ir de barco, você poderá comprar comprar um ingresso só de ida ou ida e volta.

Prós: paisagem maravilhosa; chegada impactante (pois você vê as terres do mar); parada em Portovenere.

Contras: preço mais elevado; não para em Corniglia (pois a cidade fica no alto da colina); o último barco de volta para Lerici sai muito cedo.

Horário dos barcos | Como chegar em Cinque Terre
Horário dos barcos | Como chegar em Cinque Terre

Trem – Prós x Contras

Optando pelo trem, você pode comprar o ticket individual se for só uma viagem ou pode comprar o Cinque Terre Card que dá acesso a viagens ilimitadas.

Prós: é mais barato; passa em Corniglia; várias opções de horários de ida e volta.

Contras: não tem a vista impactante das terres (sério, é muito linda!); não passa em Portovenere.

Caminho que o trem faz. Em alguns pontos dá para ver o mar | Como chegar em Cinque Terre
Caminho que o trem faz. Em alguns pontos dá para ver o mar | Como chegar em Cinque Terre

Eu optei por fazer o trajeto de ida de barco (paguei 26 euros), a volta de trem e a trilha de Vernazza até Monterosso a pé. Saí de Lerici (cidade onde me hospedei ) no barco das 9:30 para poder aproveitar bastante o dia. O barco tem 2 horários de saída do porto de Lerici, às 9:30 e 10:30.

# O que fazer em Cinque Terre

Portovenere

Portovenere - vista do barco
Portovenere – vista do barco | O que fazer em Cinque Terre

A primeira parada foi em Portovenere, uns 20 minutos depois da saída de Lerici. Em Portovenere desci e fiquei por 1 hora até o próximo barco em direção a Riomaggiore.

Gente, visitem Portovenere! O lugar é lindo. As casinhas coloridas, o mar, é emocionante! Não precisa de roteiro, é descer do barco e se perder.

Observação: nas terres o barco passa a cada 1 hora, em tese você tem 1 hora para explorar os lugares.

Portovenere
Portovenere | O que fazer em Cinque Terre
Portovenere - vista do barco.
Portovenere – vista do barco | O que fazer em Cinque Terre

Riomaggiore

É a primeira terre oficial (ou última rs depende por onde você vai iniciar o passeio ) para quem começa o trajeto por Portovenere.

Nunca vou esquecer dessa terre, pois aconteceu uma coisa que me serviu de lição para o resto da vida. Estava eu tirando uma selfie nas pedras que tem logo que o barco atraca e de repente o celular cai do pau de selfie, bate na pedra e cai no mar.

Você deve estar se perguntando qual foi a lição que aprendi, né? Pois bem, estava viajando com 2 celulares, pois o que caiu no mar era melhor para tirar fotos, assim todas as fotos que eu não tirei com a câmera estavam naquele celular (cerca de 700). Só que a espertinha aqui não fez backup das fotos, ou seja, perdi todas 😢

Daquele dia em diante faço backup diário das fotos, fica a dica!

Riomaggiore.
Riomaggiore | O que fazer em Cinque Terre

Manarola

Entre Riomaggiore e Manarola encontra-se a famosa trilha “Via dell’Amore”, infelizmente quando eu fui ela ainda estava fechada para manutenção (faz bastante tempo que ela está fechada por causa de uns desmoronamentos).

Manarola
Manarola | O que fazer em Cinque Terre

Corniglia

Como eu fiz o trajeto de ida de barco eu não conheci Corniglia, só vi ela de longe, do mar. É a terre menos visitada devido à dificuldade de acesso. Para chegar até ela tens que fazer o trajeto de trem, ao descer na estação ferroviária é só pegar um ônibus  (cuja tarifa está incluida no Cinque Terre card) até a vila ou subir alguns degraus até lá (365, pra ser bem exata 😉).

Corniglia - vista do barco | O que fazer em Cinque Terre
Corniglia – vista do barco | O que fazer em Cinque Terre

Vernazza

Achei a vila muito charmosinha. Ali foi minha última parada com o barco, aproveitei que não tinha mais “hora marcada” e sentei em uma pizzaria para fazer um lanchinho.

Após, segui caminho para fazer a trilha que liga a vila até Monterosso. Antes de começar a trilha há um ponto de venda de ingressos para quem vai fazer a caminhada. Eu paguei apenas 4,50 pelo ingresso (o funcionário estava cheio de graça pra cima de mim e me vendeu o ingresso para jovens ao invés do adulto).

Vernazza - vista do alto da trilha | O que fazer em Cinque Terre
Vernazza – vista do alto da trilha | O que fazer em Cinque Terre

Logo no começo da trilha já me deparei com uma vista lindíssima de Vernazza, o que me inspirou ainda mais. A trilha não é fácil, muitas subidas, descidas, escadas, vários lugares estreitos, mas a vista que você vai ter durante o percurso compensa qualquer cansaço!

Eu gastei mais ou menos 1 hora e meia para chegar a Monterosso, mas isso porque eu parei inúmeras vezes para contemplar a paisagem e para tirar fotos. Simplesmente sensacional a vista!!

Observação: Não aconselho fazer a trilha com crianças,  a não ser que o pai ou a mãe tenham experiência e não sejam sedentários,  vi muitos pais carregando os filhos naquelas mochilas de trekking (brutalidade máxima  rs), mas não é pra qualquer um.

Entre Vernazza e Monterosso | O que fazer em Cinque Terre
Entre Vernazza e Monterosso | O que fazer em Cinque Terre

Monterosso

É a maior das terres, a praia é grande e quando eu fui (abril) já tinha muita gente aproveitando o sol. Inclusive, o dia que eu fui estava beeem quente e a manoteira  aqui deu o mole de não levar biquíni rs.  Aproveitei para tomar um gelato, curtir a vista linda e refletir sobre a vida! De Monterosso eu peguei o trem das 18h para voltar até La Spezia.

Monterosso, foto tirada no final da trilha | O que fazer em Cinque Terre
Monterosso, foto tirada no final da trilha | O que fazer em Cinque Terre

# Dicas de Cinque Terre

1) Vá de tênis, nada de chinelo ou sandálias, principalmente se for fazer alguma trilha;

2) Não se esqueçam de passar e levar protetor solar;

3) Nas vilas o preço das coisas é bem inflacionado, se não quiser gastar muito leve um lanchinho;

4) Se você for entre os meses de abril a setembro, as temperaturas costumam ser mais quentes, vá com uma roupa apropriada. Meninas, não se esqueçam de ir com o biquíni por baixo (ou um top), durante a caminhada, se tiver sol, vocês vão querer tirar a blusa e vão me agradecer por essa dica rs.

5) Não deixe de visitar Portovenere!

Cinque Terre ❤ | Dicas de Cinque Terre
Cinque Terre ❤ | Dicas de Cinque Terre

# Onde ficar em Cinque Terre

Eu fiquei hospedada na cidade de Lerici, que pertence a La Spezia. Geralmente o pessoal se hospeda em La Spezia. Eu escolhi Lerici pois fiz Couchsurfing e os meus hosts moram lá. Posso dizer que foi o melhor Couch até hoje!

Meus hosts foram super fofos  comigo. Me buscaram na estação (fui de trem de Florença até uma cidadezinha antes de Lerici), me levaram para um city tour, cozinharam, me apresentaram para seus amigos, na casa deles tinha um gatinho super fofo. Enfim, melhor experiência!

Cinque Terre | Dicas de Cinque Terre
Cinque Terre | Dicas de Cinque Terre

Espero que o post ajude você a planejar o passeio de Cinque Terre, um dos lugares mais lindos que tive a oportunidade de conhecer! ❤🌎

Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo.

Até mais!

RELACIONADOS