Roteiro completo para desbravar Belgrado em 1 ou 2 dias

Compartilhe este post

Você já pensou em conhecer a capital da Sérvia? Não é um destino muito popular, eu sei, mas eu super recomendo. No post de hoje vou mostrar o que fazer em Belgrado e contar como foi minha passagem por lá através de um roteiro que pode ser feito em 1 ou 2 dias na cidade.

# História e informações gerais sobre a Sérvia

A Sérvia passou por vários conflitos armados durante os últimos anos. Belgrado fazia parte e era capital da extinta Iugoslávia entre 1929 e 2003. Após a extinção da Iugoslávia, passou então a ser capital da Confederação da Sérvia e Montenegro. Porém, em 2006, Montenegro e Sérvia se separaram e Belgrado passou a ser a capital da Sérvia.

Belgrade Fortress | O que fazer em Belgrado
Belgrade Fortress | O que fazer em Belgrado

A moeda oficial é chamada DINAR (rsd). Quando eu fui ao país troquei meus euros por dinar em uma casa de câmbio na Rua dos pedestres. Na conversão, um euro foi equivalente a 120 dinares.

O alfabeto oficial é o cirílico, mas hoje em dia estão usando cada vez mais o alfabeto latino. Nas ruas é possível ver vários nomes de ruas escritos apenas em cirílico. É bastante confuso, pois é muito diferente.

A rakija é a bebida oficial dos Balcãs e você precisa provar ela, quanto mais transparente mais forte. As melhores são as caseiras. Se você quiser comprar alguma no mercado para levar de lembrança, dê preferência para os green markets, pois a qualidade é melhor. Eu achei tão forte quanto a pálinka (bebida típica da Hungria ).

# Como chegar em Belgrado

A cidade fica localizada a 380 km de Budapeste e a 392 km de Zagreb. Existem várias opções para se chegar até lá, como trem, ônibus, van, avião e carro. Eu estava em Budapeste e escolhi ir de van, foi o jeito mais prático que achei. Utilizei os serviços da Terra Travel, eles me buscaram no meu hostel em Budapeste e me deixaram no meu hostel em Belgrado. Paguei 25 euros pelo trecho.

Hotel Moscow - Belo edifício perto da City Assembly | O que fazer em Belgrado
Hotel Moscow – Belo edifício perto da City Assembly | O que fazer em Belgrado

# Onde ficar em Belgrado

Eu fiquei hospedada no Trip & Sleep Hostel e escrevi o post “Review: Como foi me hospedar no Trip and Sleep Hostel em Belgrado“, dá uma conferida pra ver se ele te agrada.

A grande vantagem do hostel é o preço e a localização. Ele fica situado na Rua Gračanička, que é paralela a pedestrian street (Kneza Mihaila). A estação de ônibus fica a 1 km. Na pedestrian street você vai encontrar tudo que precisa: casa de câmbio, mercado, restaurante, etc. Tudo que eu fiz na cidade foi a pé. A Praça da República, por exemplo, fica a 850 metros do hostel.

Se você quiser fazer uma pesquisa de valores e datas disponíveis pode clicar aqui para ser redirecionado para a página do Booking.

Caso você queira ficar em hotel para ter mais conforto e privacidade, as minhas sugestões são: Hotel Majestic, ótima opção para quem quer conforto e luxo sem gastar muito (situado a poucos metros da Praça da República, que é a principal praça da cidade. ); a segunda sugestão é o Public House Hotel, que fica localizado a 1 km da Praça da República, possui quartos para famílias e um ótimo custo x benefício.

Se você não gostou das opções acima, você pode pesquisar pelo mapa logo abaixo. São diversas opções de hospedagem em Belgrado:

Booking.com

Reservando através dos nossos links o Blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! Ótima maneira de você nos ajudar, né?

# O que fazer em Belgrado

Eu cheguei na cidade no final da tarde e aproveitei para dar uma circulada pela área perto do meu hostel. Fiquei hospedada no Trip and Sleep Hostel, que fica localizado a 2 minutos da Knez Mihailova, mais conhecida como “Pedestrian Street”, por ser uma rua só para pedestres.

Aproveitei, também, para trocar dinheiro e comprar coisinhas no mercado. No dia seguinte resolvi fazer um walking tour com o pessoal do Free Belgrade Walking Tourd para ficar por dentro da história da cidade e depois desbravá-la por minha conta.

Agora vamos ao roteiro com o que fazer em Belgrado.

Grupo do Free walking tour
Grupo do Free walking tour

Praca da República (The Republique Square ou Trg Republike)

É o principal ponto de encontro dos locais. Se houver alguma competição de esporte na cidade, é na Praça da República que ela vai começar ou terminar. Se houver alguma manifestação, ela passará por lá.

A praça da República é também o ponto de encontro para o Free Belgrade Walking Tour e para o Pub Crawl (maratona etílica realizada em vários lugares do mundo).

Praça da República | O que fazer em Belgrado
Praça da República | O que fazer em Belgrado

Na praça tem a estátua do Príncipe Mihailo, ele está em cima de um cavalo. Tal estátua foi muito criticada na época da sua inauguração, pois o Príncipe não está usando um chapéu ou uma coroa. Ele como monarca e homem distinto deveria estar usado algo para cobrir a cabeça.

City Assembly (Skupština grada) e Presidential Palace (Predsedništvo )

Dois edifícios com uma arquitetura maravilhosa. Entre eles existe uma praça charmosinha com uma fonte, ideal para uma parada estratégica para descansar e observar os edifícios.

City Assembly
City Assembly

 

St. Sava Temple (Hram Svetog Save)

É uma obra muito bonita por fora, porém seu interior ainda está em construção. Nos arredores do templo também tem uma praça, se quiser fazer mais um pausa lá é bem agradável .

St. Sava Temple | O que fazer em Belgrado
St. Sava Temple | O que fazer em Belgrado

Parque Tašmajdan e St. Marks Church (Crkva Svetog Marka)

O parque é o segundo maior da região metropolitana da cidade, achei bem aconchegante. A igreja fica localizada no parque e é a segunda maior da capital.

St. Marks Church
St. Marks Church

Belgrade Fortress e Kalemegdan Park

O parque possui várias “atrações”, como a Fortaleza, a confluência dos rios Sava e Danúbio, a estátua do The Victor, feirinha de artesanato/souvenirs e muito  espaço Verde.

Eu adorei. Ideal pra relaxar e pensar na vida.

Belgrade Fortress
Belgrade Fortress

Estátua “The Victor”

A estátua é o símbolo da cidade. Retrata a imagem de um soldado pelado. O motivo de não usar roupas é para não representar ninguém (governo, país), apenas a paz. Ele tem uma espada e um pássaro nas mãos.

Dica: Lá é um dos lugares mais legais da cidade para ver o pôr do sol.

The Victor | O que fazer em Belgrado
The Victor | O que fazer em Belgrado

Rio Sava e Danúbio

Na região da Fortaleza e bem perto do soldado (The Victor) é possível ver onde os rios se juntam. Adorei a vista dali.

Encontro do rio Sava com o Danúbio
Encontro do rio Sava com o Danúbio
Rio Sava | O que fazer em Belgrado
Rio Sava | O que fazer em Belgrado

National Assembly (Narodna skupština)

Fica situada perto do parque Tašmajdan. É um edifício muito bonito, onde se reúnem os 250 deputados eleitos.

National Assembly
National Assembly

Zemun

É um município do distrito de Belgrado, mas, na prática, é como se fosse um bairro da capital. A arquitetura do bairro é baseada no estilo barroco austríaco do século XVIII. Fica um pouco mais distante do centro. Aconselho alugar uma bike e ir pedalando até lá, leva uns 40 minutos e você pode pedalar na ciclovia nas margens do rio até chegar lá.

Vista de Zemun
Vista de Zemun – Foto: Wikipedia

Ilha Ada

Localizada no Rio Sava, é como se fosse a Praia deles, lá vão para praticar esportes e relaxar. Se o tempo estiver quente e você tiver mais dias na cidade, acho que vale a pena conferir.

Ilha Ada
Ilha Ada – Foto : Intercâmbio & Viagem

# O que fazer a noite em Belgrado

Old Bohemian Quarter (Rua Skadarlija)

A rua é conhecida como Montmartre Sérvia devido a sua semelhança com a região francesa. Passei por lá durante o dia com o tour e a noite com o pessoal do pub crawl. Lá sempre tem música,  sentamos do lado de fora em um bar e pude ver os artistas de rua que costumam passar cantando e tocando de mesa em mesa.

Pub Crawl  

Na minha segunda noite na cidade resolvi fazer o Pub Crawl com o pessoal do Free Belgrade Walking Tours. O ponto de encontro foi na Praça da República e ali mesmo já tomamos uma dose de rakija. Meu grupo foi pequeno, apenas eu, a guia (Andjela) e mais 4 pessoas.

Achei bacana, pois assim tivemos chance de conversar e rir bastante. Nós fomos em 3 bares (Kafana Antika, Blaznavac, Ben Akiba) e uma balada no barco Povetarac.

Pub crawl ????
Pub crawl

O pub crawl não é um tour gratuito igual ao free walking tour, geralmente custa 10 euros, pois inclui as bebidas. No meu teve rakija e cerveja (3 canecas de 500ml cada, mas podíamos escolher entre uma taça de vinho também). Recomendo o “tour” principalmente para quem está viajando sozinho e quer conhecer pessoas legais e a vida noturna local (não é só para jovens de 20 anos não, viu?! No meu grupo tinha pessoas com mais de 40 anos).

# Seguro Viagem na Sérvia com 10% de desconto

A Sérvia não é signatária do Tratado de Schengen, sendo assim o seguro viagem não é obrigatório. Porém, se você for viajar para países que fazem parte do Tratado, você vai precisar dele. De qualquer forma, não aconselho viajar sem seguro viagem. Eu escrevi o post “Seguro viagem mais barato: saiba como escolher a melhor cobertura!“, dá uma conferida nele para conseguir comprar um seguro mais barato.

Aqui no blog nós indicamos a Seguros Promo como a melhor comparadora de seguros, pois eles possuem os melhores preços e um atendimento de primeira. Comprando nesse link ou pelo banner abaixo você ganha até 10% de desconto. Basta usar o cupom PARTIUVIAJAR5 para ganhar 5% OFF e, pagando pelo boleto, você ainda ganhará mais 5% de desconto.

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” theme=”card-large” coupon=”PARTIUVIAJAR5″ show_logo=”true”/]

# Onde comer em Belgrado

Minha guia do walking tour indicou 2 restaurantes : Manufaktura (almocei nele um dia, achei a comida boa e o preço  justo. Não se assuste ao entrar pois ele parece caro, mas não é rs) e ? (isso mesmo, o nome do restaurante é Question Mark). Na rua de pedestres existem dezenas de opções também.

Carne de Panela com Legumes | Onde comer em Belgrado
Carne de Panela com Legumes | Onde comer em Belgrado

Por hoje é isso. Espero que tenham gostado do post e se animado a visitar a cidade, realmente vale a pena! Já sabem, qualquer dúvida é só falar!  Beijos e até mais.


Compartilhe este post

2 comentários em “Roteiro completo para desbravar Belgrado em 1 ou 2 dias”

Deixe um comentário