Mochilão pela Europa: 5 formas para economizar com a hospedagem

Compartilhe este post

Continuando com os posts da série “Mochilão pela Europa”, hoje vou contar como economizar com a hospedagem para quem pretende fazer um mochilão.

Quando eu comecei a planejar meu mochilão pela Europa, percebi que o que mais ia comer meus euros era a hospedagem, então comecei a pesquisar algumas alternativas. Existem várias opções e vou falar sobre 5 no post de hoje. Vamos lá!

Como Economizar com a Hospedagem – 5 Formas:

1) Hostels

Hostel é vida! Acho que é a melhor forma de hospedagem que existe atualmente. Os hostels utilizam espaços compartilhados e por isso são mais baratos do que alguns outros tipos de hospedagem, como hotéis ou pousadas. Alguns também oferecem acomodações privativas caso você necessite de uma privacidade maior.

Hoje em dia temos taaaaanta opção, tem hostel básico, hostel boutique, party hostel. Eu já fiz alguns posts sobre o assunto, se você ainda não leu é só clicar aqui.

Quarto compartilhado de um Hostel | Como economizar com a hospedagem
Quarto compartilhado de um Hostel | Como economizar com a hospedagem

É legal pesquisar bastante se o hostel tem boas avaliações em sites como Booking e TripAdvisor. Aqui no blog temos uma seção só com reviews, dá uma olhadinha lá também pra ver se tem alguma opção pra onde você está indo.

Até hoje eu só tive uma experiência ruim em hostel, e olha que eu já fiquei em muitos. Minha experiência ruim foi em Zagreb, o hostel tinha bedbugs (percevejos de cama) e eu fiquei toda picada.

2) CouchSurfing

Das 5 opções, a única que é totalmente de graça é esta! Resumidamente, você se hospedará na casa de um local, que cederá um sofá para você. Aqui não tem taxas de sites de reservas ou troca de trabalho. Por ser 100% gratuito,  é uma ótima opção para economizar com hospedagem.

Até hoje eu tive 4 experiências com CouchSurfing, todas na Itália (Nápoles, Sorrento, Lerici e Vicenza) e bem sucedidas. Eu fiz um post específico sobre o assunto, no qual conto com detalhes minhas experiências. Clique aqui para ler.

Sofá que dormi em Sorrento pelo Couchsurfing | Como economizar com a hospedagem
Sofá que dormi em Sorrento pelo Couchsurfing | Como economizar com a hospedagem

Escrevi um ebook “Passo a Passo para planejar seu mochilão pela Europa” no qual ensino como fiz para conhecer tantos países gastando tão pouco. São 98 páginas nas quais conto como faço para juntar dinheiro, como economizar com hospedagem / transporte, como montar roteiros e tudo mais que você precisa saber para viajar pra Europa de forma econômica e independente. Mais detalhes:  https://partiuviajar.blog.br/ebook/

3) Worldpackers

Aqui você troca algumas horas de trabalho por acomodação. O Worldpackers é bacana pra quem vai ficar mais tempo em uma cidade, pois por meio dela você ficará hospedado em algum hostel sem pagar nada por isso. Em troca, você vai ter que trabalhar por algumas horas no estabelecimento.

É bem simples, basta entrar no site do Worldpackers, escolher pra onde deseja viajar e ver as opções de hostel que oferecem a troca. Não são todas as cidades que têm essa opção.

Alguns Hostels pedem mais horas de trabalho, outros menos. As funções mais comuns são recepcionista, housekeeping (camareira) e promotor de festas.

Site do Worldpackers | Como economizar com a hospedagem
Site do Worldpackers | Como economizar com a hospedagem

O site cobra uma taxa administrativa que vai variar de acordo com o hostel. Esse valor é para manter o site e não para o hostel. Você só paga a taxa se for se hospedar, se começar a conversar com o host, mas mudar de ideia não pagara nada.

Eu estou trabalhando um mês em um hostel aqui em Budapeste, após o final da experiência vou escrever um post contando com detalhes como foi. Fiquem de olho no blog.

4) Workaway

O Workaway tem a mesma base que o Worldpackers: acomodação em troca de trabalho. Porém, aqui você poderá trabalhar nos mais diversos segmentos. Poderá ajudar uma família do interior da Inglaterra a cuidar de uma casa de Campo ou talvez tomar conta dos filhos de algum casal italiano enquanto eles trabalham. Existem muitas opções de trabalho e de lugares.

Nesta opção você deve pagar uma taxa anual para o site e assim poderá entrar em contato com os anunciantes. É diferente do Worldpackers por ter váááárias funções em diversos segmentos (não só ajudar em um hostel) e também por conta da convivência mais intensa com os locais, visto que no hostel a maioria é turista.

Mais detalhes no site https://www.workaway.info .

Workaway | Como economizar com a hospedagem
Workaway | Como economizar com a hospedagem

5) Trusted house sitters

Trusted house sitters é uma opção em que também rola uma troca, só que aqui você fica na casa de uma pessoa tomando conta do bichinho de estimação dela enquanto ela viaja. Pode ser por 4 dias, por 1 mês etc. Depende da necessidade da pessoa.

Também é preciso pagar uma taxa para usar a plataforma. Você pode encontrar mais detalhes no blog Vida cigana, eles vendem um Ebook com muitas dicas interessantes sobre House Sitting.

Site do Trusted House Sitters | Como economizar com a hospedagem
Site do Trusted House Sitters | Como economizar com a hospedagem

Então é isso. Agora você já sabe como economizar com hospedagem ao fazer um mochilão. Acho válido usar algumas dessas opções não só com o objetivo de economizar, mas também por causa da troca de cultura que existe.

Eu aprendi bastante coisa me hospedando na casa dos locais e trabalhando em um hostel. Se você fizer um planejamento direitinho,  com certeza será possível economizar bastante e ficar mais tempo com a mesma quantidade de dinheiro, é só usar as opções que eu falei ali em cima.

Se você tiver alguma dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo ⬇. Em breve vou contar como foi minha experiencia com o Worldpackers e com o Couchsurfing. Ative as notificações do Blog para ser avisado assim que os posts forem publicados.

Veja os outros posts da série “Mochilão pela Europa”:

Não deixa de seguir a gente no Instagram , estamos sempre postando fotos das nossas aventuras e dando dicas de lugares maravilhosos 😉


Compartilhe este post

Deixe um comentário