Descubra por que estudar inglês em Malta é uma ótima escolha!

A República de Malta, mais conhecida como Malta, é um arquipélago situado no mar Mediterrâneo, 93km ao sul da Itália. Faz parte da União Europeia e é um dos menores países do continente. Sua capital é a cidade de Valeta.
O Partiu Viajar listou algumas vantagens e desvantagens de escolher Malta como destino para seu intercâmbio.

Arquipélago de Malta
Arquipélago de Malta

Primeiro, vamos às vantagens:

Mix de nacionalidades – o arquipélago recebe muitos turistas da Ásia e restante da Europa, o país não está nem de longe cheio de brasileiros (diferentemente da Irlanda).

Custo de vida – muitos países da Europa possuem um custo de vida bem elevado, já em Malta as coisas são bem mais acessíveis. Por exemplo: 200gr de café custa em média 1 euro, enquanto na Irlanda custa 1,70 (em média).

Valeta - Arquipélago de Malta - Foto: http://www.skibbereeneagle.ie/
Valeta – Arquipélago de Malta – Foto: http://www.skibbereeneagle.ie/

Morar na Europa – estudar inglês em Malta significa morar na Europa e assim usufruir da cultura e história do velho continente. Quem estiver em Malta pode facilmente curtir um final de semana na Sicília ou Grécia.

Clima mediterrâneo – em Malta as temperaturas são mais amenas, inclusive no inverno. Enquanto em outras cidades da Europa o inverno é rigoroso (muitas vezes acompanhado de temperaturas negativas e neve), em Malta as temperaturas ficam entre 10ºC a 15ºC.

Arquipélago de Malta
Arquipélago de Malta

Transporte – como o país é bem pequeno, o intercambista em pouco tempo poderá conhecer várias cidades, como Sliema, Valeta, Gzira, St Julian´s. Além disso, o deslocamento da residência estudantil ou da casa de família, na maioria das vezes, pode ser feito a pé. Geralmente as acomodações se situam a, em média, 20 min de caminhada até a escola, o que é muito bom, pois, além de economizar, o estudante poderá conhecer um pouco mais o destino, se exercitar etc.

Paisagens deslumbrantes – o país possui várias praias maravilhosas, lá o estudante poderá praticar mergulho, surf ou apenas aproveitar o sol.

Arquipélago de Malta - Foto: http://www.verdesicilia.it/
Arquipélago de Malta – Foto: http://www.verdesicilia.it/

Variedade de escolas com poucos brasileiros – não é por ser um país pequeno que o estudante vai encontrar poucas opções de escolas. Malta possui muitas escolas boas e recomendadas, como a Sprachcaffe, a Chamber, a LAL etc. O melhor de tudo é que estas escolas não são abarrotadas de brasileiros, possuem um mix bem variado, o que influencia bastante no aprendizado da língua e aproveitamento da experiência como um todo, pois o intercambista ficará mais aberto a conhecer novas culturas.

Agora, quanto às desvantagens, na minha opinião existem duas:

Sem permissão para trabalho – o estudante brasileiro que vai para o país estudar inglês não poderá trabalhar, apenas estudar. Esse fato pode ser ruim se o estudante planejar um intercâmbio de longa duração, acima de 3 meses, pois a possibilidade de trabalhar diminui os custos do intercâmbio. Agora, se você pensa em ficar de 1 a 2 meses, se joga em Malta!

Arquipélago de Malta - Foto: http://www.bil.com.br/
Arquipélago de Malta – Foto: http://www.bil.com.br/

Passagem aérea – geralmente as passagens para lá são um pouquinho mais caras se compararmos com outros países da Europa. Além disso, até hoje não vi nenhuma promoção de passagem aérea para o país (e olha que eu recebo notificações de todas). Muitas pessoas costumam comprar o trecho internacional Brasil – Itália e depois o doméstico Itália – Malta, isso deixa a passagem um pouco mais em conta, mas é preciso pesquisar e ver se vale a pena mesmo.

Pessoal, por ora é isso que eu tenho pra contar sobre esse país encantador. Depois vou fazer um post falando um pouco mais sobre algumas escolas, sobre aplicação para o visto de estudante entre outras coisas. Espero que tenham gostado! Se alguém tiver alguma dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo. Até mais!

RELACIONADOS