Dicas para mochileiros: Passagem Aérea – Parte 1

Compartilhe este post

Uma das primeiras atitudes, quando se decide fazer um mochilão, é comprar a passagem aérea. E é aí que surgem mil dúvidas, como: onde encontro passagens aéreas baratas? Em qual época do ano são mais baratas? Com quanto tempo de antecedência devo comprar? Achei uma barata no site x, será que ele é confiável? Pois bem, passagem área é o próximo assunto da série Dicas para Mochileiros.

Passagem aérea - Foto: decolar.com
Passagem aérea – Foto: decolar.com

Como o assunto gera muitas dúvidas, vamos dividi-lo em 2 posts! O de hoje é sobre dicas gerais e onde pesquisar. Então vamos começar com algumas simples, porém super importantes!

# Dicas gerais

1) Sempre que for pesquisar passagens aéreas abra uma aba oculta no seu navegador, pois ao detectar que a pessoa fez uma pesquisa de vôos no site mais de uma vez as cias aéreas costumam aumentar o valor das tarifas. Para pesquisar na aba oculta basta abrir seu navegador preferido e apertar algumas teclas de atalho. No Chrome as teclas são Ctrl + Shift + n. Já no Internet Explorer e no Firefox as teclas são Ctrl + Shift + p.

2) Tenha flexibilidade! Nesse caso um dia para trás ou para frente pode sim fazer a diferença! Se a sua agenda for flexível sua chance de achar uma passagem mais barata vai aumentar. Assim, pesquise o dia ideal, mas também olhe o anterior, o posterior, uma outra semana, etc. Ainda com relação a flexibilidade, se puder pesquisar mais de um aeroporto, no final pode valer a pena! Os preços variam bastante.

3) Pesquise, pesquise, pesquise… e tenha paciência! Para achar uma passagem aérea barata você vai ter que pesquisar bastante. Tire uns 30 minutos por dia para fazer algumas pesquisas. Cruze as datas, os aeroportos e veja qual opção compensa mais.

4) Pesquise ida e volta, pois só um trecho sai mais caro, na maioria das vezes.

Avião
Avião

5) NÃO compre com muita antecedência! No caso de passagens internacionais para voar na baixa temporada o ideal é comprar 60 dias antes, já na alta temporada de 90 a 120 dias. Tais datas não são exatas, trata-se de uma estimativa por isso a pesquisa diária é importante.

6) Não deixe para a última hora! O pior erro é esperar demais, pois aí você não terá opções e acabará pagando mais caro. Na dúvida, siga a dica 5 😉

7) Baixa e alta temporada. Se você tiver bastante flexibilidade para viajar é claro que compensa mais fazer nas épocas de baixa temporada, não só por conta da passagem, mas porque encontrará menos filas nas atrações turísticas, mais opções de hospedagem, etc. A alta temporada engloba os meses de janeiro e julho, segunda quinzena de dezembro, sendo que na época do natal/ano novo os preços são mais altos ainda. A baixa temporada engloba os meses restantes, aí é só ver a melhor época de acordo com o destino desejado.

8) Utilize os sites de busca, mas após achar um preço bom vá até o site da própria cia aérea. Geralmente os sites de busca cobram uma taxa administrativa dos passageiros. Fique atento.

Escrevi um ebook “Passo a Passo para planejar seu mochilão pela Europa” no qual ensino como fiz para conhecer tantos países gastando tão pouco. São 98 páginas nas quais conto como faço para juntar dinheiro, como economizar com hospedagem / transporte, como montar roteiros e tudo mais que você precisa saber para viajar pra Europa de forma econômica e independente. —–> https://partiuviajar.blog.br/ebook/ .

Obs: se você quiser saber mais sobre milhas pode conferir o post “Como acumular milhas – 10 dicas para quem não entende do assunto” do Blog Dez mil milhas!

# Onde pesquisar promoções de passagem?

Os meus favoritos são:

Melhores destinos (http://www.melhoresdestinos.com.br/ ) – é o site mais conhecido e pioneiro no assunto! Possui um aplicativo que manda alertas de todas as promoções.

Passagens imperdíveis (http://www.passagensimperdiveis.com.br/ ) – é mais novo, porém já ganhou espaço no meu coração e de milhares de viajantes por ser bastante eficaz. Também possui um aplicativo e o perfil no Instagram é muito interessante!

# Onde pesquisar passagens?

Atualmente, temos várias opções de sites de busca de passagem, como:

VOOPTER (Acesse clicando aqui) – é um dos meus favoritos, pois permite pesquisar de uma vez até 4 opções de datas de ida e volta. Além do site tem o aplicativo e ambos possuem a possibilidade de criar alertas, assim você cadastra as opções que quer e o site te manda um email quando encontrar.

SKYSCANNER (https://www.skyscanner.net/ ) – permite ampliar a busca para aeroportos próximos (ex: o aeroporto principal é o de Guarulhos, porém você pode optar por adicionar aeroportos próximos e se tiver um valor mais barato em outro aeroporto nos arredores, como Viracopos/Campinas o site vai mostrar). Ele também possui a ferramenta de criar alertas e o aplicativo para smartphones.

DECOLAR (http://www.decolar.com/ ) – além das passagens você poderá pesquisar pacotes, ingressos, hospedagem e muito mais! Gosto dele pois permite pesquisar múltiplos destinos (ex: sai de São Paulo para Londres e volta de Lisboa para São Paulo). O lado negativo é que cobra taxa administrativa dos que compram através dele.

Pessoal, por hoje é só! Espero que tenham gostado, na próxima semana teremos a segunda parte do post, onde vamos falar sobre as melhores cias aéreas, sobre cias low cost e muito mais!  Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo.

Até mais!

Confira todos os posts das série Dicas para Mochileiros clicando aqui.


Compartilhe este post

Deixe um comentário