Dicas para mochileiros: Passagem Aérea – Parte 1

Uma das primeiras atitudes, quando se decide fazer um mochilão, é comprar a passagem aérea. E é aí que surgem mil dúvidas, como: onde encontro passagens aéreas baratas? Em qual época do ano são mais baratas? Com quanto tempo de antecedência devo comprar? Achei uma barata no site x, será que ele é confiável? Pois bem, passagem área é o próximo assunto da série Dicas para Mochileiros.

Passagem aérea - Foto: decolar.com
Passagem aérea – Foto: decolar.com

Como o assunto gera muitas dúvidas, vamos dividi-lo em 2 posts! O de hoje é sobre dicas gerais e onde pesquisar. Então vamos começar com algumas simples, porém super importantes!

# Dicas gerais

1) Sempre que for pesquisar passagens aéreas abra uma aba oculta no seu navegador, pois ao detectar que a pessoa fez uma pesquisa de vôos no site mais de uma vez as cias aéreas costumam aumentar o valor das tarifas. Para pesquisar na aba oculta basta abrir seu navegador preferido e apertar algumas teclas de atalho. No Chrome as teclas são Ctrl + Shift + n. Já no Internet Explorer e no Firefox as teclas são Ctrl + Shift + p.

2) Tenha flexibilidade! Nesse caso um dia para trás ou para frente pode sim fazer a diferença! Se a sua agenda for flexível sua chance de achar uma passagem mais barata vai aumentar. Assim, pesquise o dia ideal, mas também olhe o anterior, o posterior, uma outra semana, etc. Ainda com relação a flexibilidade, se puder pesquisar mais de um aeroporto, no final pode valer a pena! Os preços variam bastante.

3) Pesquise, pesquise, pesquise… e tenha paciência! Para achar uma passagem aérea barata você vai ter que pesquisar bastante. Tire uns 30 minutos por dia para fazer algumas pesquisas. Cruze as datas, os aeroportos e veja qual opção compensa mais.

4) Pesquise ida e volta, pois só um trecho sai mais caro, na maioria das vezes.

Avião
Avião

5) NÃO compre com muita antecedência! No caso de passagens internacionais para voar na baixa temporada o ideal é comprar 60 dias antes, já na alta temporada de 90 a 120 dias. Tais datas não são exatas, trata-se de uma estimativa por isso a pesquisa diária é importante.

6) Não deixe para a última hora! O pior erro é esperar demais, pois aí você não terá opções e acabará pagando mais caro. Na dúvida, siga a dica 5 😉

7) Baixa e alta temporada. Se você tiver bastante flexibilidade para viajar é claro que compensa mais fazer nas épocas de baixa temporada, não só por conta da passagem, mas porque encontrará menos filas nas atrações turísticas, mais opções de hospedagem, etc. A alta temporada engloba os meses de janeiro e julho, segunda quinzena de dezembro, sendo que na época do natal/ano novo os preços são mais altos ainda. A baixa temporada engloba os meses restantes, aí é só ver a melhor época de acordo com o destino desejado.

8) Utilize os sites de busca, mas após achar um preço bom vá até o site da própria cia aérea. Geralmente os sites de busca cobram uma taxa administrativa dos passageiros. Fique atento.

# Onde pesquisar promoções de passagem?

Os meus favoritos são:

Melhores destinos (http://www.melhoresdestinos.com.br/ ) – é o site mais conhecido e pioneiro no assunto! Possui um aplicativo que manda alertas de todas as promoções.

Passagens imperdíveis (http://www.passagensimperdiveis.com.br/ ) – é mais novo, porém já ganhou espaço no meu coração e de milhares de viajantes por ser bastante eficaz. Também possui um aplicativo e o perfil no Instagram é muito interessante!

# Onde pesquisar passagens?

Atualmente, temos várias opções de sites de busca de passagem, como:

VOOPTER (Acesse clicando aqui) – é um dos meus favoritos, pois permite pesquisar de uma vez até 4 opções de datas de ida e volta. Além do site tem o aplicativo e ambos possuem a possibilidade de criar alertas, assim você cadastra as opções que quer e o site te manda um email quando encontrar.

SKYSCANNER (https://www.skyscanner.net/ ) – permite ampliar a busca para aeroportos próximos (ex: o aeroporto principal é o de Guarulhos, porém você pode optar por adicionar aeroportos próximos e se tiver um valor mais barato em outro aeroporto nos arredores, como Viracopos/Campinas o site vai mostrar). Ele também possui a ferramenta de criar alertas e o aplicativo para smartphones.

DECOLAR (http://www.decolar.com/ ) – além das passagens você poderá pesquisar pacotes, ingressos, hospedagem e muito mais! Gosto dele pois permite pesquisar múltiplos destinos (ex: sai de São Paulo para Londres e volta de Lisboa para São Paulo). O lado negativo é que cobra taxa administrativa dos que compram através dele.

Pessoal, por hoje é só! Espero que tenham gostado, na próxima semana teremos a segunda parte do post, onde vamos falar sobre as melhores cias aéreas, sobre cias low cost e muito mais!  Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo.

Até mais!

Confira todos os posts das série Dicas para Mochileiros clicando aqui.

RELACIONADOS