Descubra Mariana, uma cidade histórica que incentiva o ciclismo

O post de hoje é sobre a histórica cidade de Mariana/MG, que foi a primeira capital do estado de Minas Gerais. O município possui, mais ou menos, 58 mil habitantes e no passado já foi um dos maiores produtores de ouro. Hoje a economia da cidade gira em torno, principalmente, do turismo e da extração de minério.

Mariana localiza-se a 100 km da capital mineira e apenas 12km de Ouro Preto. Existem vários horários de ônibus saindo de Belo Horizonte com destinos a cidade, o acesso é feito pela Estrada Real e é super fácil.

# O que fazer?

A cidade conta com várias opções de lazer, como: cachoeiras, grutas, museus, praças e igrejas.

– Catedral da Sé – é a igreja mais importante da cidade e está localizada na Praça da Sé (principal praça da cidade).

Igreja da Sé. Foto de http://www.matraqueando.com.br/
Igreja da Sé. Foto de http://www.matraqueando.com.br/

– Praça Minas Gerais – nesta belíssima praça encontram-se as igrejas São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo.

Antiga Casa da Câmara e Cadeia.
Antiga Casa da Câmara e Cadeia.

– Museu da música de Mariana – é o único museu deste tipo no Brasil, foi fundado em 1973 e está localizado no centro da cidade na Rua Conego Amando, 61. Importante ficar atento aos dias de funcionamento do museu, pois ele não abre às Segundas (funcionamento interno), Domingos e feriados. Maiores informações no site www.mmmariana.com.br

– Rua Direita – é considerada a segunda rua mais antiga da cidade, possui vários casarões antigos que dão um certo charme à rua.

– Mina da Passagem – passeio imperdível para quem vai a Mariana. Fica localizada a 5km do centro da cidade e é a maior mina aberta ao público do mundo. A entrada é paga e funciona todos os dias da semana (segunda a terça de 09h às 17h e quarta a domingo de 9h às 17:30). A mina possui uma tradicional lojinha de artesanatos. Existe, também, um típico restaurante mineiro bem ao lado da mina. Quem quiser saber mais informações é só acessar o site www.minasdapassagem.com.br

– Passeio de Maria Fumaça – é um passeio super gostoso com paisagens lindas, vale a pena conferir. O trem sai de Mariana com destino a Ouro Preto, o percurso tem 18km e a viagem dura 1 hora.  O passeio só acontece de sexta a domingo e nos feriados nacionais. Em Mariana o embarque acontece na Praça Juscelino Kubitschek. Existem 2 tipos de vagões, o convencional e o panorâmico. Sendo que os ingressos podem variar de R$40 a R$80 (existe meia entrada), crianças menores de 5 anos, no colo, não pagam. Dica: um Domingo por mês (exceto alta temporada) o trem venderá passagens pela metade do valor. Mais informações no site www.tremdavale.org

# Mariana e o ciclismo – Na cidade acontecem várias competições de ciclismo, como Ironbiker, Bike Enduro, Desafio 6 horas. Inclusive, nessa minha última visita, estava rolando na cidade a 25ª edição do Bike Enduro Mariana. Por conta da prova, a cidade estava bem movimentada.

25º Bike Enduro de Mariana
25º Bike Enduro de Mariana

A largada ocorreu na famosa Praça da Sé às 10h. Os ciclistas da elite percorreram 52 km e os da categoria reduzida 31km. Após a largada dos adultos houve uma competição kids.

mariana-3
25º Bike Enduro de Mariana

Os primeiros lugares da elite feminina e masculina foram os atletas Liege Walter e Hugo Prado Neto. A competição movimentou a cidade e deixou o domingo ainda mais gostoso. Para aqueles ciclistas que se animaram e querem conhecer Mariana, a próxima competição será o “Desafio das 6 horas”,  no dia 12 de junho.

Podium elite feminino.
Podium elite feminino.

Bom pessoal, espero que tenham gostado do post. Quem mora em Belo Horizonte ou arredores pode, tranquilamente, fazer um bate e volta para visitar a cidade ou pode tirar um final de semana para conhecer Mariana e Ouro Preto. Em breve vou fazer um post sobre a belíssima Ouro Preto. Se alguém tiver algum dúvida ou sugestão é só escrever aqui embaixo nos comentários. Até mais!

RELACIONADOS