O que fazer em Lisboa: 5 pontos turísticos imperdíveis

Compartilhe este post

Muitas pessoas ficam na dúvida entre incluir Lisboa, ou não, em seus roteiros para a Europa. Eu mesma tive essa dúvida quando fui à Europa pela primeira vez. Como meu destino principal era a Espanha, fiz pesquisa de preço de passagens, e vi que não faria diferença na tarifa se eu fizesse uma escala de 3 dias na terrinha. Sendo assim, optei por passar alguns dias na cidade antes de ir para Madrid e agora conto pra você o que fazer em Lisboa.

Lid, mas como assim você não pagou nada a mais por esse voo extra? Se você for comprar uma passagem para voar com a TAP, eles possuem a opção de stopover em Lisboa ou Porto. Por isso não paguei nadica de nada a mais. Você tem a possibilidade de escolher ficar de 1 a 3 dias. Para quem tiver tempo, sugiro ficar o número máximo de dias para poder conhecer Lisboa e alguma outra cidade.

CONTINUE LENDO para saber o que fazer em Lisboa, 5 programas que você não pode deixar de conferir!

Cascais com sol. Foto: The Times.
Cascais. Foto: The Times.

# O que fazer em Lisboa

Antes de começar a lista, vale lembrar que brasileiros NÃO precisam de visto para turistar nos países que fazem parte do Espaço Schengen, por até 90 dias. Já, o seguro viagem é obrigatório!

1) Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro, que demorou cerca de 90 anos para ser construído, recebeu em 1907 o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Está localizado perto das margens do rio Tejo e próximo a vários pontos turísticos, como a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos.

O monumento possui uma arquitetura fascinante e nem de longe é uma daquelas visitas entediantes que devem ser feitas só para dar um “check” nos pontos turísticos a serem visitados em Lisboa. No Mosteiro encontram-se os túmulos de Fernando Pessoa (o mais universal poeta português), Vasco da Gama, Luís de Camões (poeta português autor da obra Os Lusíadas), Alexandre Herculano, dentre outros.

À entrada do Mosteiro está a Igreja de Santa Maria de Belém, cuja visitação é gratuita. Já a visita ao interior do Mosteiro é paga. Vale ficar atento ao fato de que a entrada é gratuita no 1º domingo de cada mês, nos demais dias o bilhete individual custa 10 euros. Quem for visitar o Mosteiro e a Torre de Belém pode comprar o ingresso conjunto que custa 12 euros. Os ingressos podem ser comprados online ou na bilheteria local.

Outra opção é comprar o Lisboa Card. Se você estiver em dúvida se o Lisboa Card vale a pena, leia o post da Alessandra do blog Viagens de Cá Pra lá!

Preste atenção aos horários de visitação, pois eles mudam no decorrer dos meses. De outubro a abril de 10h às 17:30 e de maio a setembro de 10h às 18:30.

Fachada - Mosteiro dos Jeronimos
Fachada – Mosteiro dos Jeronimos

 

Pátio interno do Mosteiro dos Jerónimos
Pátio interno do Mosteiro dos Jerónimos

2) Praça do Comércio (Terreiro do Paço)

É uma das praças mais bonitas de Lisboa, fica localizada junto ao Rio Tejo na parte Baixa da cidade.

Dom Manuel I, durante seu reinado, resolveu mudar a residência real para aquela região, ordenando a construção do Palácio da Ribeira. Em 1755, a cidade foi atingida por um grande terremoto que destruiu várias construções ali existentes, e naquele local o Marques de Pombal decidiu construir a Praça do Comércio. No centro da praça existe uma estátua em homenagem ao Rei D. José I. Ali também fica localizado o Arco da Rua Augusta que em 2013 foi aberto como mirante e proporciona uma vista lindíssima da Praça.

O que fazer em Lisboa: Praça do Comércio
O que fazer em Lisboa: Praça do Comércio

3) Castelo de São Jorge

A 3ª sugestão da lista o que fazer em Lisboa é o Castelo mais importante da cidade e um dos mais importantes de Portugal! De lá os visitantes tem uma vista espetacular de Lisboa. Se o tempo estiver bom, a dica é visitar o local mais para o final do dia. Imperdível o pôr do sol visto de lá!

Construído no século XI pelos muçulmanos já foi residência real, prisão e fortificação militar. Durante muitos anos ficou abandonado, tendo sido restaurado em 1938, após ser classificado como Monumento Nacional.

Assim como o Mosteiro, é um ponto turístico pago, o bilhete normal custa 8,50 euros e crianças menores de 10 anos não pagam. Importante atentar que o Castelo não abre nas seguintes datas: 24,25 e 31/12, 01/01 e 01/05. Seu horário de funcionamento também muda de acordo com a época do ano. Nos meses de novembro a fevereiro funciona das 09h às 18h e nos meses de março a outubro das 09h às 21h.

DICA: para ir da Praça até o Castelo você pode pegar o Elétrico 28, mais detalhes no post “O que você precisa saber sobre o Elétrico 28”.

O que fazer em Lisboa: Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge – Esse pontinho aí na foto sou eu =)

4) Oceanário de Lisboa

O Oceanário, considerado um dos maiores aquários do mundo, fica localizado no Parque das Nações, e é um dos lugares imperdíveis para visitação! Foi construído em 1998 como parte de um plano de remodelação daquela região. Possui mais de 20 aquários, sendo composto por um aquário central com 4 habitats diferentes ( Atlântico Norte, Antártico, Índico Tropical e Pacífico Temperado), totalizando quase 500 espécies!

O ingresso pode ser comprado on line com 10% de desconto ou no local pelo preço normal; crianças de 0 a 3 anos não pagam. Existem vários tipos de visitas guiadas (inclusive uma que permite ao visitante dormir no Oceanário).

O horário de funcionamento do Oceanário de Lisboa é das 10h às 19h. Uma dica bacana é planejar a visita para ser feita no último dia do roteiro, pois, mesmo com chuva, o passeio poderá ser feito.

Foto retirada do Instagram do Oceanário
Foto retirada do Instagram do Oceanário

 

Arraia do Oceanário
Arraia do Oceanário

5) Torre de Belém

Foi construída no século XVI com o intuito de proteger a cidade contra possíveis invasores. No ano de 1983 recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Do alto da torre é possível tirar fotos lindíssimas do rio Tejo e da região de Belém.

O ingresso individual custa 6 euros ou pode-se comprar o ticket combinado Torre + Mosteiro por 12 euros (o que representa uma economia de 4 euros). Assim como o Mosteiro, possui entrada livre no 1º domingo do mês!

O horário de funcionamento é o mesmo do Mosteiro. Não abre nas segundas feiras e nos dias 1º de janeiro, domingo de Páscoa, 1º de maio, 13 de junho e 25 de dezembro.

Torre de Belém - O que fazer em Lisboa
Torre de Belém – Nesse dia a sombrinha foi minha grande companheira

Se tiver um tempinho maior e quiser explorar algumas cidades do interior, vale a pena conhecer Porto e Guimarães (dá uma olhada neste post do pessoal do Blog Descobrir Viajando).

# Consultoria de Viagens – O Que fazer em Lisboa

Ahhh, aqui no Blog oferecemos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual planejamos toda sua viagem. Isso mesmo, nós fazemos aquela parte chata da pesquisa das passagens e de acomodação, roteiro dia a dia, melhores formas de deslocamento entre as cidades, etc. Dá uma olhada na nossa tabela de valores ou manda um mensagem pra saber mais detalhes!

Então é isso. Gostou do meu roteiro com o que fazer em Lisboa? Você conhece algum lugar que gostaria de compartilhar com outros viajantes? Deixa seu comentário aqui embaixo! Qualquer dúvida é só perguntar.

Até mais!


Compartilhe este post

3 comentários em “O que fazer em Lisboa: 5 pontos turísticos imperdíveis”

Deixe um comentário