11 horas em Roma

Esse é o segundo post da série sobre escalas na Europa. Falaremos sobre a histórica Roma, que assim como Paris (destacada no post anterior) é uma cidade bastante turística e fácil de locomover. A capital da Itália possui mais de um aeroporto, mas o principal é o Aeroporto Fiumicino. Então, vamos partir do pressuposto que seu voo vai chegar e sair de lá. Outro ponto que é preciso levar em consideração é que você terá um total de 11 horas, ou seja, precisa dividir bem o seu tempo pois terá que se deslocar do/para o aeroporto.

Coliseu de Roma - Foto: www.archsearchapp.com.br
Coliseu de Roma – Foto: www.archsearchapp.com.br

# Deslocamento do Aeroporto até a Estação Termini

Existem inúmeras opções para se chegar até a região central de Roma. Das duas vezes que eu fui na cidade utilizei o ônibus da empresa Terravision, é uma opção simples e barata (a mais barata). Eles possuem muitas opções de horários, praticamente de hora em hora. A passagem custa 4 euros e a viagem dura cerca de 1 hora. Segue o site da empresa http://www.terravision.eu/

# O que visitar em 11 horas?

Roma é uma cidade muito procurada pelos turistas e possui inúmeras opções de passeios. Abaixo estão listados os pontos mais famosos e que podem ser visitados em 7 horas, já descontando as 4 horas de deslocamento.

Interior do Coliseu - Foto: Lid Costa
Interior do Coliseu – Foto: Lid Costa

– Coliseu – é o símbolo da cidade, não tem como falar sobre Roma e não pensar nele. O Coliseu foi construído sobre o lago da casa de Nero e ficou conhecido como Colosseo porque ali foi achada a estátua gigante (colosso) do imperador.

Para ir da Estação Termini até o Coliseu é muito fácil, você vai pegar o metrô B1 – Laurentina e descer na estação Colosseo. Ao sair da estação já vai dar de cara com o magnífico monumento.

Quem quiser visitar seu interior deve se atentar para o horário de funcionamento que pode variar de acordo com a época do ano. O ideal é separar 2 horas para explorar o monumento e arredores.

– Via Del Corso – famosa rua de compras da cidade. Lá você vai encontrar grandes nomes, como Prada, Sephora, Disney, etc. Vale uma caminhada só para sentir o glamour.

Pantheon - Foto: Lid Costa
Pantheon – Foto: Lid Costa

– Pantheon e Piazza Navona – O Panteão é um dos monumentos mais bem preservados da Roma Antiga e hoje é utilizado como igreja. Vale uma rápida visita ao seu interior, a entrada é gratuita.

A Piazza Navona é uma praça bastante famosa em Roma, nos seus arredores existem vários restaurantes, artistas de rua, na época do natal tem uma feirinha que vende guloseimas.

Piazza Navona - Foto: http://www.ourescapeds.com
Piazza Navona – Foto: http://www.ourescapeds.com

– Fontana Di Trevi – na minha opinião o monumento mais lindo da cidade. A fonte, que passou por uma reforma no ano de 2015, é de uma grandiosidade, de uma beleza que chega a tirar o fôlego!

Fontana di trevi - Foto: http://www.arteeblog.com/
Fontana di trevi – Foto: http://www.arteeblog.com/

Existe uma tradição envolvendo esse monumento, dizem que o turista que vai lá e joga uma moeda na fonte, volta à Roma. Da primeira vez que fui à cidade joguei a moeda e voltei!

Parada obrigatória!

Fontana di trevi - Foto: http://www.arteeblog.com/
Fontana di trevi – Foto: http://www.arteeblog.com/


– Piazza Spagna –
é uma das praças mais famosas de Roma. Da praça é possível ver a igreja Trinitá dei Monti, que fica no alto de uma escadaria. Os romanos e os turistas costumam sentar nos degraus da escadaria para lanchar, descansar ou pegar um solzinho.

Piazza di Spagna - Foto: Lid Costa
Piazza di Spagna – Foto: Lid Costa

Para voltar à Estação Termini basta pegar na estação Spagna o metrô A, sentido Anagnina e descer na Termini.
Todos esses monumentos que citei podem (e devem) ser visitados a pé, não é necessário pegar transporte público, pois assim você poderá desfrutar da arquitetura magnífica da cidade. É só pegar um mapa e seguir a sequência acima.

Observação: quem quiser visitar o Vaticano aconselho a utilizar transporte público/táxi para ganhar tempo. Em 7 horas dá para visitar o Museu do Vaticano, a Praça, a Basílica de São Pedro, a Fontana di Trevi e o Coliseu.

# Deslocamento da Estação Termini até o Aeroporto

Assim como na ida, aconselho pegar o ônibus da Terravision na Estação Termini.

Espero que tenham gostado das dicas! Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo. Até mais!!!

RELACIONADOS