11 horas em Paris

Sabe quando você vai comprar sua passagem, vê uma escala longa e logo começa a pensar se dá ou não para dar uma voltinha pela cidade enquanto espera o próximo voo?! Se vale a pena ou não escolher uma escala mais longa?! Pois é, o Partiu Viajar inicia hoje uma série de posts que vão falar sobre o que dá para fazer quando você tem apenas 11 horas para conhecer uma cidade da Europa.

Esse primeiro post da série será sobre a encantadora Paris, que é uma cidade muito turística e relativamente fácil de locomover. A capital da França possui vários aeroportos, mas o principal é o Aeroporto Charles de Gaulle. Então, vamos partir do pressuposto que seu voo vai chegar e sair de lá. Outro ponto que é preciso levar em consideração é que você terá um total de 11 horas, ou seja, precisa dividir bem o seu tempo pois terá que se deslocar do/para o aeroporto.

Vista aérea de Paris - Foto: http://www.dicasparis.com.br/
Vista aérea de Paris – Foto: http://www.dicasparis.com.br/

# Deslocamento do Aeroporto até a região central (Torre Eiffel)

Para ir até a região central da cidade o viajante tem várias opções: ônibus, táxi ou metrô (RER). Se quiser economizar tempo sugiro ir de RER ou táxi, embora o último esteja sujeito ao trânsito.

Se optar por ir de RER é só pegar o B sentido KALI Gare de Massy Palaiseau, no terminal 2 e descer na Saint-Michel – Notre-Dame. É necessário trocar de trem e pegar a linha C sentido SARA Gare de St Quentin en Yvelines e descer na Gare du Champ de Mars Tour Eiffel. Da estação até a torre você deverá caminhar cerca de 700 metros.

Geralmente o trajeto de RER demora 1 hora. Sugiro separar 1 hora e 30 minutos para a ida e 2 horas e 30 minutos para a volta (já contando com o deslocamento a pé dentro do aeroporto e tempo de embarque). Assim, você terá apenas 7 horas para aproveitar o máximo da capital francesa!

# O que visitar em 11 horas?

Paris é uma cidade super turística com muitas opções de passeios e lugares para conhecer. Abaixo falaremos dos pontos mais famosos e que podem ser visitados em 7 horas, já descontando as 4 horas de deslocamento.

Torre Eiffel - Foto: http://edugeographys.com/
Torre Eiffel – Foto: http://edugeographys.com/

– Torre Eiffel – é um dos símbolos da cidade. Ir a Paris e não visitar a Torre é como ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor. Quem desejar subir e admirar a vista lá de cima deve separar pelo menos 1 hora do roteiro, isto se não tiver filas. Aqueles que desejarem apenas tirar algumas fotos e admirar a magnitude do monumento sem subir podem separar apenas 30 minutos.

Vista do topo da Torre Eiffel - Foto: Lid Costa
Vista do topo da Torre Eiffel – Foto: Lid Costa

A Torre está aberta para visitação todos os dias do ano! Da metade do mês de junho até o início de setembro ela abre das 9:30 até a meia noite. Nos meses restantes ela fica aberta das 9:30 às 23h. O ingresso para um adulto subir até o topo custa 17 euros e é possível comprar online.

Mais informações no site http://www.toureiffel.paris/

Vista do topo da Torre Eiffel - Foto: Lid Costa
Vista do topo da Torre Eiffel – Foto: Lid Costa

– Arco do Triunfo – foi Napoleão Bonaparte que mandou construir o monumento para homenagear suas vitórias militares.

É possível caminhar da Torre até ele, são mais ou menos 2km de distância. Um caminho interessante é atravessar o Rio Sena e passar pelo Trocadero, onde os turistas costumam tirar as famosas fotos beijando/segurando a Torre.

Arco do Triunfo - Foto: Lid Costa
Arco do Triunfo – Foto: Lid Costa

– Champs Elysees – é a avenida mais famosa da cidade! Lá encontram-se lojas de marcas famosas, como Prada e Cartier. É interessante caminhar com calma por ela, reparar nas vitrines, e seguir até a Praça da Concórdia, que é a maior praça da cidade. São mais ou menos 2,3 km do Arco até a Praça.

Champs-Élysées - Foto: Lid Costa
Champs-Élysées – Foto: Lid Costa

– Museu do Louvre – é o museu mais famoso do mundo! Muitos dizem que são necessários pelo menos 3 dias inteiros para conhecer ele todo. Eu passei umas 4 horas lá e conferi as pinturas e monumentos mais conhecidos! Se na sua escala em Paris você desejar conhecer o museu por dentro sugiro fazer somente ele e a Torre!

Da Praça da Concórdia até o Museu também é possível ir caminhando. No percurso de 1,5 km tem o belíssimo Jardin des Tuileries, um lago e várias coisas interessantes.

O Museu abre todos os dias da semana, exceto terça feira e em alguns feriados. Antes de ir é bom entrar no site e conferir mais informações http://www.louvre.fr/en/homepage

Museu do Louvre - Foto: Lid Costa
Museu do Louvre – Foto: Lid Costa

# Deslocamento da região central (Museu do Louvre) para o Aeroporto

Para ir do Louvre para o aeroporto de transporte público é bem tranquilo. Você terá que pegar a linha 1 do metrô na estação
Palais Royal – Musée du Louvre sentido Château de Vincennes e descer na
Louvre – Rivoli. Em seguida, é só caminhar cerca de 8 minutos até a estação
Châtelet – Les Halles e pegar o RER B sentido ERBE CDG Terminal 2 / TGV e descer na Aéroport CDG Terminal 2 TGV.

Essas são minhas sugestões para Paris. Espero ter ajudado! Qualquer dúvida é só perguntar aqui embaixo! Au revoir!

RELACIONADOS